o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, setembro 22

CARYL CHESSMAN



Caryl Chesmann associado à acusação de ser bandido da luz vermelha estadunidense- por provas circunstanciais, mas nunca comprovado.

 Ficou muito famoso na década de 1950, principalmente depois de ser preso, pois neste período dispensou advogado, e estudando direito fez suas próprias defesas. Ele inspirou o brasileiro João Acácio Pereira da Costa a cometer crimes usando lanterna de luz vermelha em São Paulo.

Caryl Chesmann nasceu em Saint Joseph (Michigan) em 27 de maio de 1921, e foi executado numa câmara de gás em 2 de maio de 1960, na Califórnia.

Caryl Chessman foi um bandido de enorme astúcia, no início de sua "estadia" na prisão dispensou advogados, fazendo ele mesmo suas defesas.

Escreveu, de dentro da cadeia, as obras auto-biograficas "2455-Cela da Morte", "A Lei Quer Que Eu Morra" e "A Face Cruel da Justiça e um romance: "O Garoto era Um Assassino".





 





Seus livros correram o mundo, deixando atônitos pessoas do mundo inteiro, provocando diversos sentimentos, desde pena até extrema raiva. Morreu em uma câmara de gás em 1960, mas sua luta fez o Estado da Califórnia, assim como o resto do mundo, a refletir sobre a pena de morte.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Tinha o articulista 16 anos de idade quando Caryl Chessman morreu. A sua história correu mundo e muitos apelos foram feitos para que não fosse condenado à morte, mas nele deles conseguiu obter seus objectivos.

Em Portugal o caso era muito falado, as livrarias puseram à venda o famoso livro 2455 Cela da Morte, livro este que o articulista adquiriu um exemplar.
Estando a par das notícias e lendo os livros por Caryl Chessman publicados a opinião do articulista era que ele estava inocente, essa era igualmente a opinião de muita gente em todo o mundo, porém essas opiniões e os abixos assinados, contra a morte de Caryl de nada valeram.

Hoje, mais um caso polémico aconteceu com a morte, por injeção letal a Troy Davis, sem provas concretas se condena à morte, é assim a lei nos Estados Unidos da América.







6 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Com sérias dúvidas acerca da sua culpabilidade, caro Amigo Cambeta.
Mas apontam o dedo aqui aos vizinhos chineses com uma facilidade terrível.
Hipócritas!!
Um abraço

Unknown disse...

A pena de morte apenas impõe silêncio nem deixa que os infelizes se justifiquem ou se retratem.

Haverá outras penas mais severas que não a pena de morte.

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Pedro Coimbra,
Hoje a CNN o tema forte foi a morte de Troy Davis, os Estados Unidos da America é um país com muitas leis, bem diferentes em cada Estado.
O que aconteceu em 1960 e hoje, só demostra a maneira incorrecta como a justiça por lá atua.
Isto soubemos nós, mas existem milhares de casos que depois de um sujeito estar preso dezenas de anos é que chegam à conclusão que está inocente, coisas do TIO(em chines)SAM.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Luis Coelho,
Os americanos e suas leis, não tem espelho para se verem. mas criticam a justiça em outros países, metem o bico em tudo o que desejam, mas o reinado deles está findando.
É bem verdade, amigo Luis, existem outras penas bem mais severas do que a pena de morte.
Mas na america um individou pode ser condenado a 1500 anos de prisão ou mais, já para não dizer a pérpetua!...
A pena de morte existe somente em alguns estados.
Abraço amigo

Graça Sampaio disse...

Bem me lembro deste caso, deste homem. Era upenas uma pré-adolescente mas lá casa, o meu pai era um homem informado e lembro-me bem de se discutir o triste acontecimento. O pior é que cinquenta anos depos ainda se continua a cumprir esta vergonhosa e anti humana forma de "justiça".

Abraço

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado confrade e amigo António Cambeta!
Não vejo a hora que suas sábias palavras transcrita entre aspas se tornem um fato:
"o reinado deles está findando"
Caloroso abraço! Saudações libertadores!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP