o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, setembro 11

FESTIVALO DA LUA - 12 DE SETEMBRO


Macau encontra-se engalanada para festejar esta quadra popular, conhecida pelo Festival do Meio de Outono, também conhecido como o Festival da Lua, Festival das Lanternas ou Festival do Bolo da Lua.
Esta festividade popular é celebrada pelo povo chinês e remonta a mais de 3 000 anos, na Dinastia Shang teve início este festival de adoração à Lua, e foi chamado pela primeira vez Zhongqiu Jie (literalmente Festival do Meio de Outono)




O Festival do Meio Outono é realizada no dia 15 do oitavo mês do calendário chinês, que este ano é no dia 12 de  Setembro  no calendário gregoriano. É uma data que é paralelo ao equinócio de outono do calendário solar, quando a lua está em sua plenitude e redondos. A comida tradicional deste festival é o bolo da lua, do qual existem muitas variedades diferentes.



                                                      Estes os bolos lunares típicos


O Festival do Meio Outono é um dos poucos feriados mais importantes do calendário chinês, sendo os outros o Ano Novo Chinês e o Solstício de Inverno, e é um feriado oficial em vários países.

Antigamente este festival era comemorado pelos agricultures no fim da época das colheitas.

Tradicionalmente, neste dia, os membros da família e amigos se reune  em jantares de comida vegetariana, depois do jantar  deslocam-se para locais populares afim de contemplarem a lua cheia e brilhante.

Quando o articulista chegou a Macau, nos longínquos anos de 60s, podiam ver-se nas ruas a miudagem com laternas bem coloridas de todos os feitios, brincando, mas não eram só os miúdos que assim procediam, os pescadores vinham para terra e a Avenida Almeida Ribeira ficava repeta de pessoas, empunhando as ditas laternas, dando um colorido maravilhoso nessa noite às ruas de Macau.


Nos dia de hoje a tradição se mantêm, porém de um mmodo diferente, sendo as ruas todas enfeitadas, muitos jovens ainda compram as suas lanternas e nos bairros de Macau podem-se ver as suas brincadeiras.



Lanternas de todos os tipos e para todos os gostos.



A celebração do Festival do Meio Outono está fortemente associado com a lenda de Chang'e Houyi e, a Deusa da Lua da Imortalidade. A tradição coloca estas duas figuras da mitologia chinesa em torno de 2200 aC, durante o reinado do lendário imperador Yao, que pouco depois de Huangdi. Ao contrário de muitas divindades lunares em outras culturas que personificam a lua, Chang'e simplesmente vive na lua, mas não é a lua em si.

Existem muitas variantes e adaptações da lenda de Chang'e, que freqüentemente se contradizem. No entanto, a maioria das versões da lenda envolvem alguma variação dos seguintes elementos: Houyi, a Archer, um imperador, seja benevolente ou malévolo, e um elixir da vida.

Uma versão da lenda diz que Houyi era um imortal e Chang'e era uma bela jovem, que trabalha no palácio do Imperador de Jade (o Imperador do Céu, 玉帝 pinyin: Yudi) como um assistente para a Rainha Mãe do West (a esposa do Imperador de Jade). Houyi despertou o ciúme dos outros imortais, que então caluniou diante do Imperador de Jade. Houyi e sua esposa, Chang'e, foram posteriormente banido do céu. Eles foram forçados a viver na Terra. Houyi tinha que caçar para sobreviver e se tornou um arqueiro habilidoso e famoso.

Naquela época, havia dez sóis, na forma de três pernas de aves, residente em uma amoreira no mar oriental. Cada dia um dos pássaros sol teria de viajar ao redor do mundo num carro, conduzido por Xihe, a "mãe" dos sóis.

Um dia, todos os dez sóis circulado juntos, fazendo com que a Terra para queimar. Imperador Yao, o imperador da China, comandou Houyi usar sua habilidade de arco e flecha para derrubar tudo, mas um dos sóis. Após a conclusão de sua tarefa, o Imperador Houyi recompensado com uma pílula que concedeu a vida eterna. Imperador Yao aconselhou Houyi para não engolir a pílula imediatamente, mas em vez de se preparar orando e jejuando por um ano antes de tomar. Houyi tomou a pílula em casa e se escondeu debaixo de uma viga. Um dia, Houyi foi convocado novamente afastado pelo imperador Yao.

Durante a ausência do marido, Chang'e, percebeu um raio branco de luz acenando das vigas, e descobriu a pílula. Chang'e engoliu e imediatamente descobriu que podia voar. Houyi voltou para casa, percebendo o que tinha acontecido, ele começou a repreender sua esposa. Chang'e escapou voando para fora da janela para o céu.

Houyi perseguiu do outro lado do céu, mas foi forçado a retornar para a Terra por causa de ventos fortes. Chang'e chegou à lua, onde ela tossiu parte da pílula.  Chang'e ordenou a lebre que vivia na Lua para fazer uma outra pílula. Chang'e, então, ser capaz de retornar para a Terra e seu marido.

A lenda diz que a lebre ainda está batendo ervas, tentando fazer com que a pílula. Houyi construiu para si um palácio no sol, o que representa "Yang" (o princípio masculino), em contraste com a casa Chang'e sobre a lua que representa "Yin" (o princípio feminino). Uma vez por ano, na noite do Festival do Meio Outono, Houyi visitas de sua esposa. Essa é a razão por que a lua é muito cheia e bela naquela noite.

Essa descrição aparece na forma escrita em duas Western Dinastia Han (206 aC-24) coleções; Shan Hai Jing, o Clássico das Montanhas e Mares e Huainanzi, um clássico filosófico.

Outra versão da lenda, semelhante à anterior, difere em dizer que Chang'e engoliu a pílula da imortalidade, porque Peng, um dos muitos Houyi do aprendiz arqueiros, tentou forçá-la a dar a pílula a ele. Sabendo que ela não podia lutar contra Peng, Chang'e não tinha escolha a não ser engolir a pílula sozinha.

Outras versões dizem que Houyi e Chang'e ainda eram imortais que vivem no céu no momento em que Houyi matou nove dos sóis. Os pássaros sol eram os filhos do Imperador de Jade, que puniu Houyi e Chang'e, forçando-os a viver na Terra como mortais.

Vendo que Chang'e sentiu extremamente infeliz sobre sua perda da imortalidade, Houyi decidiu encontrar a pílula que iria restaurá-lo. No final de sua jornada, ele conheceu a Rainha Mãe do Ocidente, que concordou em lhe dar a pílula, mas advertiu de que cada pessoa só precisa de metade de um pill para recuperar a imortalidade. Houyi trouxe a pílula e armazenada em um caso. Ele alertou Chang'e não abrir a caixa, e depois saiu de casa por um tempo.

Como Pandora na mitologia grega, Chang'e ficou curioso. Ela abriu o caso e descobriu a pílula, assim como Houyi estava voltando para casa. Nervoso que Houyi iria pegá-la, descobrindo o conteúdo do caso, ela acidentalmente engoliu a pílula inteira, e começou a flutuar no céu por causa da overdose.

Algumas versões da lenda não se referem a Houyi ou Chang'e como tendo sido inicialmente imortais e apresentá-los como mortais em seu lugar.

Há também versões da história em que Houyi foi feito rei, como recompensa por matar nove dos sóis e salvar o povo. No entanto, King tornou-se um déspota Houyi que ou roubou uma pílula da imortalidade da Rainha Mãe do Ocidente ou soube que ele poderia fazer tal uma pílula por trituração até o corpo de um menino adolescente diferentes todas as noites por cem noites. Chang'e roubou a pílula e engoliu ela mesma, seja para parar mais meninos serem mortos ou para prevenir governo tirânico de seu marido de durar para sempre.






Palanque comemorativo do festival da lua, sito no antigo mercado da Taipa.

Erigir o Festival de Outono-Mid. ( 中秋, 中秋, na China e são homófonos) Não se trata de plantar árvores, mas sim pendurar lanternas  em varas de bambu e colocá-los num ponto alto, como telhados, árvores, terraços, etc.  Esta tradição é habitual em Macau, China, Hong-Kong e alguns países do Sudoeste da Ásia. 


Palanque comemorativo do festival da lua, sito na Praça da Amizade, defronte do Hotel Sintra
De acordo com um conto popular generalizado (não necessariamente apoiados por registros históricos), o Festival do Meio Outono comemora uma revolta na China contra os governantes mongóis da dinastia Yuan (1280-1368) no século 14.  Como reuniões de grupo foram banido, era impossível fazer planos para uma rebelião. Observando que os mongóis não comeu mooncakes, Liu Bowen (刘伯温) da Província de Zhejiang, assessor do líder rebelde chinês Zhu Yuanzhang, surgiu com a idéia de tempo a rebelião para coincidir com o Festival de Outono-Mid.
Ele pediu permissão para distribuir milhares de bolos de lua aos chineses residentes na cidade para abençoar a longevidade do imperador mongol. Dentro de cada bolo, no entanto, foi inserido um pedaço de papel com a mensagem: "Matem os mongóis no dia 15 do mês 8" (chinês tradicional: 八月 十五 ; chinês simplificado: 八月 十五 鞑子) . Na noite do Festival da Lua, os rebeldes atacaram com sucesso e derrubaram o governo. O que se seguiu foi o estabelecimento da dinastia Ming (1368-1644), sob Zhu. Doravante, o Festival do Meio Outono foi celebrado com bolos de lua em nível nacional.



Versão vietnamita


As Crianças vietnamitas celebrando o Festival de Outono-Mid com os tradicionais cinco pontas lanterna em forma de estrela

O festival do Meio-Outono é chamado de "Tet Trung qui" em vietnamita.

A versão vietnamita do feriado narra a lenda de Cuoi, cuja esposa acidentalmente urinou em uma figueira sagrada, levando-o com ela para a lua. Todos os anos, no Mid-Autumn Festival,as crianças empunham  lanternas de luz e participam de uma procissão para mostrar a Cuoi o caminho para a Terra.

No Vietnam, os bolos lunares são tipicamente quadrados, em vez de redondas, embora os redondos não existem. Além do conto indígena da figueira, outras lendas são amplamente divulgadas, incluindo a história da Senhora da Lua, e a história da carpa que queria  tornar-se em dragão.

Um evento importante antes e durante o Festival do Meio Outono os vietnamitas efectuam a dança do leão, estas danças são executadas por grupo de crianças, não profissionais, treinadas por peritos na matéria
Os grupos de dança do leão executam essas danças nas ruas e junto a estabelecimentos comerciais, solicitando primeiro permissão para as realizarem, se seu pedido for aceite, então os dançarinos efectuam as suas danças, desejando deste modo sorte e fortuna aos anfitriões, após terminada a dança, os anfitriões, oferece algum dinheiro, como reconhecimento da sua gratidão.


Vários são os palanques, expalhados pela cidade de Macau, este encontra-se situado na Praça do Tap Seac, defronte do antigo Hotel Estoril.

Em Macau as danças do leão percorrem as vias da cidade, estas danças são efectadas por grupos de

associações.







Toda a cidade de Macau e Ilhas está bem ornamentada.


Bolo da Lua (chinês simplificado: 月饼; chinês tradicional: 月饼; pinyin: Yue Bing) é um produto de padaria chinesa tradicionalmente consumidos durante o Festival do Meio Outono / Festival Zhongqiu. Estes bolos (mooncakes) são considerados uma iguaria indispensável nesta ocasião e  são oferecidas entre amigos ou em reuniões de família, enquanto celebram o festival. O Festival do Meio Outono é uma das quatro mais importantes festivais chineses.







Os típicos bolos da lua (Mooncakes) tem um formato redondo ou retangular, medindo aproximadamente 10 cm de diâmetro e 4-5 cm de espessura. Um enchimento de espessura geralmente feitos a partir  de sementes de lótus é cercado por uma crosta relativamente fina (2-3 mm) e pode conter uma ou duas gemas de ovos de pato, salgados.  Mooncakes são geralmente consumidos em pequenas fatias acompanhado de chá chinês. Hoje, é habitual  os empresários e as famílias oferta-los aos seus clientes ou parentes como presentes. Um bolo lunar possue 800-1200 kcal de poder energético.

8 comentários:

Graça Sampaio disse...

Que bonito e bem colorido deve ser esse Festival!
Hotel Sintra... Sabe que Sintra é a minha terra do coração? Vivi lá 16 anos que ainda recordo com muita saudade. Os nomes portugueses ainda se mantêm? Hope so...
Ó Amigo António, você foi para aí nos anos 60? Há tantos anos? Mas tem vindo muito a Portugal, suponho... Se não, morreria de saudades, Não?

Desculpe-me tantas perguntas. E enjoy the Festival!

Pedro Coimbra disse...

E amanhã é feriado!!!
YES!!!!!

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Carol,
O meu sincero obrigado por suas gentis palavras.
Responderei com todo o prazer, agradecia que me indica-se seu endereço de e-mail.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Pedro Coimbra,
Pois foi de aproveitar mais um dia de descanso.
Eu aproveitei para fzer compras e dentro de dias sigo para o Norte cá do reino.
Abraço amigo

Mamãe das Chicas disse...

que colorido e animado esse festival, pareceu-me muito bom e alegre!!!!
os bolinhos são bem bonitos e fiquei curiosa em relação ao sabor. são doces?
abraços

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Carol,
Eu nao assisti ao festival, visto ter saido de Macau dia 11, mas sei que foi lindo com sempre acontece.
Sim, os nomes das ruas ºe belingue e mantem o portugues.
Meus filhos moram na Ilha da Taipa, um na Rua de Bragança e ou outro na Rua de Aveiro, eu moro na Praia Grande.
Sim, estou em Macau ja fez 47 anos. Fui para Macau como Sargento do Exercito, la passei a disponibilidade e ingressei na Marinha de Macau, da qual me reformei em 1992 como Comandante de Divisao.
Passados 10 anos de estar em Macau fui a Portugal com minha esposa e meus dois filhos, isto em Abril de 1974, e la fiquei 6 meses, depois ia quase todos os anos, mas de 4 em 4 ia de licença graciosa e la ficava 6 meses.
A ultima vez que fui a Portugal foi em 2006, agora por ca vou ficando por este Oriente exotico e lindo.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Mae das Chicas,
Os bolos sao deliciosos, ainda hoje comprei dois com sabor a Durien.
Sao todos eles doces e bem saborosos, eu adoro aqueles com pivetes, presunto e muita coisa junta rsrsrs.
Nao consigo postar comentario em seu belo blog
Abraço amigo

Carlota Pires Dacosta disse...

Caro Compadre.
E a lua esteve tão bela em Portugal.
Bela, inspiradora...

13 abraços!!