o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, setembro 26

OS TUK TUKS

Tuk-tuk (tailandês: ตุ๊กตุ๊ก or ตุ๊กๆ, IPA: /ˈðʊkˈðʊk/) é um triciclo com cabine para transporte de dois, três ou seis passageiros muito utilizado em grandes cidades da Tailândia, Índia e do sudeste asiático, nas quais o trânsito é muito congestionado.

Recentemente, alguns países europeus adoptaram também este meio de transporte.

Em Portugal, a primeira cidade a acolher o Tuk Tuk foi Coimbra e, é utilizado para fazer passeios turísticos pela alta e baixa da cidade e, Santa Clara, passando por vinte e quatro pontos de interesse turístico, cultural, desportivo e religioso.

A iniciativa levada a cabo pela empresa OdaBarca - Animação Turística do Mondego, S.A., teve como mentor deste projecto o seu director comercial, Renato Ladeiro, que descobriu as potencialidades deste meio de transporte numa viagem à Tailândia.









««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Os simpáticos táxis de três rodas, comuns na Tailândia, ganharam uma versão europeia mais moderna e ecológica. Uma empresa holandesa anunciou o lançamento de tuk tuks elétricos para transporte público.




A Tuk Tuk Factory decidiu apostar na fabricação local de tuk tuks elétricos por causa das rígidas leis europeias para a homologação de veículos importados. Seria mais trabalhoso para a empresa adequar os tuk tuks importados às regras de segurança e de controle de emissão de poluentes do que fabricar um do zero.

Assim, a partir do desenvolvimento de uma bateria de 400 kg, a Tuk Tuk Factory elaborou o projeto do veículo elétrico ao redor dela. De acordo com a empresa, a bateria de solução ácida de 15 kWh, quando totalmente carregada, oferece autonomia de 70 a 80 km, dependendo das condições de uso. O veículo usa um motor de 72V. O tempo de recarga da bateria é de 10 a 12 horas.

A versão do tuk tuk elétrico para três ocupantes e a para carga atingem 50 km/h de velocidade máxima. Por outro lado, a limotuck — versão para seis pessoas — não passa dos 35 km/h.

Segundo informações da fabricante, em breve três novos modelos chegarão ao mercado europeu com a opção de baterias de íons de lítio, mais rápidas para recarregar. Os tuk tuks elétricos custam entre US$ 15.110 e US$19.231, de acordo com a versão escolhida.



Fonte - O táxi em destaque


Os tuk tuks na tailândia utilizam o gás como combustível, são incriveis, andam muito rápido e fazem um barulho bem característico, fazem as curvas a alta velocidade o que deixa alguns dos passageiros com os cabelos em pé.

O preço de cada corrida varia da distância, porém não fazem longas viagens.

Este meio de transporte  é utilizado para o transporte de pessoas e de materiais.

5 comentários:

Pedro Coimbra disse...

O jeitão que eles dão no trânsito caótico de Banguecoque, Amigo Cambeta.

Carlota Pires Dacosta disse...

Os Tuk Tuks são giros, eheheheh.

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Pedro Coimbra,
E verdade que dao um jeitao, mas tambem ajudam ainda a polouir ainda mais.
Um abraco amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Comadre Carlota,
Os Tuk tuks sao lindos e bem verdade, mas eu e que nao condiziria algum, embora esteja na foto junto de um, no 85 andar do Baiyoke Sky Hotel em Bangkok
Abraco amigo

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado confrade e amigo António Cambeta!
Este meio de transporte seria uma alternativa viável para o insuportável trânsito paulistano.
Caloroso abraço! Saudações transitáveis!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP