o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, janeiro 7

NATAL NA RUSSIA = 7 DE JANEIRO



Natal na Russia 



Treze dias após o Natal Ocidental, em 07 de janeiro, a Igreja Ortodoxa Russa celebra o seu Natal, de acordo com o calendário juliano idade.  É um dia de tanto ritual solene e alegre celebração

Após a Revolução de 1917, o Natal foi proibido em toda a Rússia, juntamente com outras celebrações religiosas. Não era até 75 anos mais tarde, em 1992, que o feriado foi abertamente observado. Hoje, é mais uma vez comemorado em grande forma, com os fiéis participam de uma missa à noite tudo-em incenso cheio de catedrais em meio a companhia dos ícones pintados dos Santos.

O Natal é uma das tradições mais alegre para a celebração de Eva vem da tradição russa. Na véspera do Natal, é tradicional para todos os membros da família se reúnem para partilhar uma refeição especial. Vários alimentos e costumes em torno desta refeição diferiam em Santa Rússia de aldeia em aldeia e de família para família, mas certos aspectos permaneceu a mesma.

Uma antiga tradição russa, cujas raízes estão na fé ortodoxa, é o Natal se Eva e refeição. O jejum, geralmente, dura até depois do culto de adoração à noite ou até a primeira estrela aparece. O jantar que se segue é muito mais uma celebração, apesar de, a carne não é permitido.



Kutya um tipo de mingau, é o prato principal. É muito simbólico, com seus ingredientes sendo vários grãos de esperança e de mel e sementes de papoula para a felicidade e paz.

Uma vez que a primeira estrela apareceu no céu, as festividades começam. . Apesar de toda a comida servida é estritamente quaresmal, é servido de uma forma extraordinariamente festivo e antecipatória e estilo. ." Os russos chamam isso de refeição: "A Santa Ceia".  A família se reúne ao redor da mesa para homenagear o Menino Jesus que vem.  Uma toalha branca, símbolo de panos de Cristo, abrange a tabela.  Hay é trazido como um lembrete da pobreza da gruta onde Jesus nasceu. Uma vela branca é alto lugar no centro da mesa, simbólica de Cristo "a Luz do Mundo".  Um naco de pão redondo grande quaresmal, "pagach," simbólico de Cristo, o Pão da Vida, é colocado ao lado da vela.



A refeição começa com a oração do Senhor, liderada pelo pai da família.  A oração de agradecimento por todas as bênçãos do ano passado é dito e, em seguida, orações para as coisas boas no ano que vem são oferecidos.  O chefe da família cumprimenta os presentes com a saudação tradicional de Natal: "Cristo nasceu!" 

Os membros da família respondem: "glorificá-lo!"A mãe da família abençoa cada pessoa presente com mel na forma de uma cruz em cada testa, dizendo: "Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, pode ter doçura e muitas coisas boas da vida e no ano novo. " . Em seguida, participa todos do pão, mergulhando-o primeiro em mel e depois o alho picado.  O mel é um símbolo da doçura da vida, e alho da amargura.



A "Santa Ceia" é então comido (veja abaixo para detalhes).  Após o jantar, os pratos não são lavadas e os presentes de Natal estão abertas.  Então a família vai à igreja, chegando em casa entre 2 e 3:00.  Na festa da Natividade, vizinhos e membros da família visitam uns aos outros, indo de casa em casa, comendo, bebendo e cantando músicas natalinas durante todo o dia.

A "Santa Ceia"

 A ceia de Natal é sem carne, mas festivo. O ingrediente mais importante é um mingau especial chamado kutya.  É feito de wheatberries ou outros grãos que simbolizam a esperança ea imortalidade, e mel e sementes de papoula que asseguram a felicidade, sucesso e descanso imperturbável. A cerimônia envolvendo a bênção da casa é freqüentemente observada. O kutya é comido de um prato comum para simbolizar a unidade. Algumas famílias utilizado para lançar uma colher de kutya até o teto. Segundo a tradição, se o kutya preso, haveria uma colheita de mel abundante.


 
 Tradicionalmente, a "Santa Ceia" é composta de 12 alimentos diferentes, simbolizando os 12 Apóstolos.  Embora tenha havido também alguma variação nos alimentos de lugar para lugar e de aldeia em aldeia, o seguinte é um bom resumo do que foi servido tipicamente. Ela nos vem de Elizabeth Kontras, que celebrou a Festa da Natividade da maneira tradicional russa com ela babishka (avó) e zeddo (avô) em Monessen, Pennsylvania até a sua passagem na década de 1970-1980.  Os doze alimentos são:

 1) sopa de cogumelos com zaprashka; esta é muitas vezes substituída com sopa Sauerkraut

 2) o pão da Quaresma ("pagach")

3) de alho ralado

4) Bowl of honey 4) Bacia de mel

 5) bacalhau assado

 6) Damascos frescos, laranjas, figos e tâmaras

 7) Nuts

 8) Feijão (lento cozidos durante todo o dia) temperado com batatas desfiado, os lotes de alho, sal e pimenta a gosto

 9) Peas

 10) Batata Salsa (batatas novas cozidas com salsa picada e margarina)

 11) Bobal'ki (biscoitos pequenos combinados com chucrute ou poppyseed com mel)

 12) Vinho Tinto

Era uma vez uma prática comum, na véspera de Natal, para grupos de pessoas que aparece como animais manjedoura para viajar de casa em casa, tendo-se um tempo empolgante bom, e cantando músicas conhecidas como Kolyadki. Alguns foram Kolyadki carols pastoral para o menino Jesus, enquanto outros foram homenagens à deusa solar antigo Koliada, que traz os dias de alongamento da luz solar durante o inverno.  Em troca de suas canções, os cantores foram oferecidos alimentos e moedas, que aceitou de bom grado, de passar para a próxima casa.

Ded Moroz e Yolka

A origem do Papai Noel é na St. Nicholas.  Ele nasceu na Ásia Menor em na cidade greco-romana de de Myra, na província de Lycia, num momento em que a região era inteiramente de origem grega.  Devido à supressão da religião durante o regime soviético, St. Nicholas foi substituído por Ded Moroz, ou Avô Gelo, o Espírito de Inverno russo que trouxeram presentes no Ano Novo.  Ele é acompanhado por Snyegurochka, o Snowmaiden, que ajuda a distribuir os presentes.



A árvore de Natal (Yolka) é mais uma tradição proibida durante o era.To Soviética manter vivo o costume, as pessoas decorados árvores de Ano Novo, em seu lugar.  Desde ornamentos eram muito caros ou indisponíveis, árvores genealógicas foram enfeitados com decorações caseiros e frutas.  Yolka vem da palavra que se refere a um abeto. . O costume de decorar árvores de Natal foi introduzida para a Rússia por Pedro o Grande, depois que ele visitou a Europa durante a década de 1700.

Por que 07 de janeiro?

 Nos tempos antigos, muitos, na sua maioria não confiáveis ​​métodos foram utilizados para calcular as datas de acordo com os ciclos ou lunar ou solar.Nos tempos romanos, o calendário tornou-se três meses com as estações do ano, portanto, em 46 aC, Júlio César encomendou o astrônomo, Sosígenes elaborar um método mais confiável.  Isso, nós sabemos como o Calendário Juliano e foi amplamente utilizado durante 1500 anos. 

 O mês de seu nascimento, César tinha nomeado Quintilis, mas o Senado romano mais tarde re-nomeou-o Julius (julho) em sua honra.  Naqueles dias, fevereiro teve 30 dias a cada 4 anos.

No entanto, este calendário era ainda 11 minutos e 14 segundos a mais do que o ano solar, de modo que pelo 1.580 anos, o calendário tinha acumulado 10 dias fora novamente.  Em 1582, portanto, o Papa Gregório XIII corrigiu a diferença entre o sol eo calendário por encomenda 10 dias caiu de Outubro, o mês com menos dias de festa Católica Romana. 

Sua agenda, nós sabemos como o calendário gregoriano, que é usado em quase todos os do mundo de hoje. Papa Gregório fez mais alterações para manter o calendário em linha, que em média é apenas 26,3 segundos a mais do que o ano solar. O calendário gregoriano é tão exata que vai demorar até o ano de 4316 para ganhar um dia inteiro no sol.

Naquele ano, 1582, 05 de outubro se tornou 15 de outubro e foi imediatamente adotado na maioria dos países católicos da Europa.  Vários Estados alemães mantiveram o calendário juliano até 1700. Grã-Bretanha e as colônias americanas não se alterou até 1752, mas a Rússia ea Turquia não adotou o calendário gregoriano até o início de 1900.

 Então, 07 de janeiro pelo calendário da Geórgia teria sido 25 de dezembro pelo antigo calendário juliano e, portanto, por que ainda é dia de Natal para a Igreja Ortodoxa Russa.   Muitos russos terão comemorado junto com o resto de nós e, então, celebrar novamente na data ortodoxa.

Véspera de Ano Novo em vez do Natal

Poucas pessoas na Rússia se lembrar, mas quando os comunistas tomaram o poder em 1917, proibiu a expressão aberta de religião. Enquanto era fácil para rezar em casa, o povo russo estavam preocupados com a desistir de sua celebração de Natal tradicional.

Mas onde há uma vontade, há um caminho!

." Eles re-inventado a tradição do feriado de Ano Novo para incluir uma árvore decorada, e introduziu um personagem chamado "Avô Gelo".Conhecido como "Ded Moroz" Avô Gelo parecia muito com o western "Santa Claus" ou "Pere Noel" - só que ele usava um terno azul.


 
Na verdade, Ded Moroz foi um personagem que existiu na cultura pagã, séculos antes. Por um tempo, o Natal, mas tudo foi esquecido.  Na verdade, era geralmente celebrada apenas em pequenas aldeias, onde a cidadania estava longe dos olhos curiosos do Partido.

Hoje, o Natal é celebrado mais uma vez, em 7 de janeiro. Mas, até agora, o Ano Novo continua a ser o maior evento.

Um agradecimento especial a Bill Scott que gentilmente me ajudou com este artigo




Fontes - pesquinas na net






Um comentário:

Unknown disse...

Maneiras diferentes de celebrar o Natal - Nascimento de Jesus.

Apesar de ser diferente gosto mais do sabor do Natal Europeu.