o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, fevereiro 14

BANGKOK - NAN (1a. parte)



Nan (Thai: น่าน) é uma das províncias  (changwat) do Nordeste da Tailândia. As províncias vizinhas são (no sentido sul do relógio)  Uttaradit, Phrae e Phayao. Na parte Norte e Este faz fronteira com Sainyabuli, Laos.

A província fica localizada no remote vale do Rio Nan, rodeada de montanhas cobertas de  florestas a Phlueng Range na parte Oeste e na parte Este pela Luang Prabang Rande. A montanha mais alta com 2 079 metros é a Phu Khe situada no distrito de Bo Kllue a Nordeste da cidade de Nan.

História


Durante séculos, Nan foi um reino independente, mas, devido ao seu afastamento, tinha poucas ligações com os outros reinos. O primeiro reino em torno da cidade de Mueang Pua (também conhecido como Varanagara) foi criado no final do século XIII. Seus governantes, a dinastia Phukha, estavam relacionados com os fundadores de Vientiane, no entanto, tornou-se subdito do  reino de Sukhothai em virtude de ser  mais fácil de alcançar desde o sul do que do leste ou oeste. No século XIV a capital foi transferida para sua localização atual em Nan.

No século XVquando o reino de Sukhothai caiu, tornou-se vassalo do reino de Lannathai. Em 1443 o rei Kaen Thao de Nan tencionou conquistar a cidade vizinha de  Phayao  solicitando ao Rei Tilokaraj para o  ajudar na  lutar contra as tropas vietnamitas que atacam Nan.
O Rei  Kaen Thao atacou Phayao tendo matado o seu Rei, no entanto, as tropas fiéis ao Rei  de Tilokaraj atacaram Nan tendo-a conquistado no ano de 1449. 

Quando Lannathai se encontrava sob o domínio do governo birmanês, Nan tentou libertar-se, por várias vezes, porém sem sucesso. No ano de 1714, Nan fazia parte integrante do reino de Pegu, atual Myanmar (Birmânia). Em 1788, os governantes birmaneses foram derrotados e Nan teve que aceitar os novos governantes do Reino do Sião. 
Em 1893 após a crise de  Paknam Siam teve que conceder grande parte do seu território a Leste de Nan para a Indochina francesa.

No entanto Nan sempre manteve um certo grau de independência em relação aos governantes siameses, e só no ano de 1931 passou a estar totalmente integrada no Reino do Sião, sendo então criada a província a Nan.


O selo provincial mostra um touro Usuparatch carregando a stupa de Phrathat Chae Haeng. O búfalo remonta a uma lenda de que Nan e Phrae eram reinos irmãos, tendo os seus reis se reunido numa montanha afim de deleniarem as suas fronteiras. 


                                                        Símbolo, selo, provincial de Phrae


O governante de Nan utilizou um búfalo para se deslocar aos encontro, enquanto o governante de Phrae usou  um cavalo, tendo ficado o búfalo como símbolo províncial de Nan.

 
Foi a esta província cheias de encantos e mistérios,  que o articulista ainda não conhecia, que para lá seguiu na noite do dia 8 de fevereiro, tendo para tal usado os óptimos serviços da companhia de autocarros Sombat.
 
 


 
 
O autocarro utilizado foi este, de 24 lugares, VIP, com assentos super confortáveis e espaçosos. Durante a viagem nos foi distribuida uma caixa com alguns bolos, água, sumos e toalhas refrescantes, os assentos se transformavam em camas e possuiam igualmente sistema de massagens.
 
Neste trajecto entre Bangkok - Nam, os autocarros utilizados são do tipo normal, os autocarros VIP, para 24 passageiros, fazem a viagem Bangkok - Tung Chang, passando pelo terminal de Nan.
 
 
 
A viagem decorreu da melhor forma, eram cerca das 01.15 horas, parou na sua sede na cidade de Pitsanulok, onde nos foi servida uma refeição.
 
Volvidos cerca de 15 minutos, seguimos de novo viagem e eram 05.15 horas quando desembarcamos na gare da cidade de Nan, estava frio, apanhámos um song-taew, que por 80 baths no levou até ao hotel.
 
 
O hotel ficava ainda bem distante da central de autocarros, tinhamos feito a reserva do hotel para os dias 9 a 13, mas aquela hora, não havia quartos vagos, mas o pessoal do hotel, super gentins, nos convidaram a tomar o pequeno almoço e aguardassemos que um dos quartos ficasse vago e então poderiamos ir descansar, assim foi.
 

Preço de estada por dia, cerca de 15 euros.
 


 
 
 
Óptimo hotel, super confortável onde nada faltava, foi aqui que ficamos a descansar até à hora de almoço servido no hotel, seguindo depois até à cidade.
 
 



8 comentários:

Anônimo disse...

Que maravilha, esse passei foi para festejar o teu aniversário? Não paras,ainda bem é sinal que a idade não te pesa, fico contente.
Um beijinho muito grande
Linita

Isabel Soares disse...

Mas que bom passeio! Fico à espera de mais novidades.

Catarina disse...

Parece ter sido um belo passeio. fico a aguardar pelos posts seguintes.Abraco

Jose Martins disse...

Meu caro amigo Cambeta,
Saia um livro de viagens!
Continua a ser o maior, depois de Fernão Mendes Pinto a conhecer a Tailândia.
Abraço de Kanchanaburi

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Querida Irmanita Fafinha,
Com o sempre não páro, pois parar é morrer, gosto deste maravilhoso país e o vou percorrendo deste à longos anos, mas existe sempre de novo para ver, foi o caso presente.
Um beijão com muito amor.

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Dona. Isabel,
Foi um grande passeio, tendo percorrido cerca de 3 000 kms. amanhã irei dar continuidade aos artigos, já que hoje o dia foi dedicado a ir a um mosteiro perto de minha casa, aqui em Bangkok.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Catarina,
Sem dúvida que foi um maravilhoso passeio, 3 000 e tal kms. percorridos, visitando vários mosteiros e ainda por cima fomso pasar um dia a casa de minha sogra na cidade de Lampang, que levou 4 horas de viagem.
Amanhã irei dar continuidade aos posts, pois serão muitos e com muitas e belas fotos.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo José Martins,
É uma boa ideia, quando tiver um tempo livre irei copilar as minhas viagens cá pelo reino.
Embora conheça todo o país existem sempre locais para rever ou conhecer novas coisas. Longe estou de ser Fernão Mendes Pinto, mas como é meu hábito gosto de viajar e conhecer in loco as coisas, para depois me poder pronunciar.
Óptima estada ai no Jhon Frog, saúde, abraço amigo