o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, fevereiro 28

PROVÍNCIA DE CHIANG MAI - 11a. parte de 77

CHIANG MAI







 
O selo provincial apresenta um elefante branco dentro de um palhivão em vidro, simbolizando a oferta do elefante, pelo rei Rama II ao governador de Chiang Mai.  O pavilhão simboliza que o budismo prosperou em Chiang Mai, especialmente quando em 1477 os ensinamentos de Buda, o Tripitaka , foram revisados.

Chiang Mai  เชียงใหม่ , norte da Tailândia, por vezes escrito como "Chiengmai" ou "Chiangmai", é a maior  e mais cultural cidade  no norte da Tailândia . É a capital da província de Chiang Mai , e a antiga capital do Reino de Lanna (1296-1768).

 Reino de Chiang Mai foi muito influente a partir de 1774 até 1939. Localiza-se a  700 km (435 milhas) a norte de Bangkok , entre as montanhas mais altas do país. A cidade está no rio Ping , afluente importante do rio Chao Phraya . Chiang Mai significa "cidade nova", e foi assim chamado porque era a nova capital, fundada em 1296, sucedendo Chiang Rai (fundado em 1262) na capital do reino de Lanna.

Chiang Mai era um ponto estratégico nas rotas comerciais devido a ser banhado pelo rio Ping.

Embora oficialmente a cidade ( thesaban Nakhon ) de Chiang Mai só cobre a maioria das partes do distrito Mueang Chiang Mai, a expansão urbana da cidade estende-se agora em vários distritos vizinhos.

O Rei Mengrai fundou a cidade de Chiang Mai (que significa "cidade nova") em 1296, sendo na altura Chiang Rai a capital do reino de Lanna. O governante era conhecido como o Chao . A cidade foi cercada por um fosso e uma muralha defensiva , uma vez que nas proximidades da Birmânia era uma ameaça constante. Com o declínio do reino Lannathai, a cidade perdeu importância e foi muitas vezes ocupado tanto pelos birmaneses ou Thais de Ayutthaya .

 Por causa da guerra com os birmaneses, que culminou com a queda de Ayutthaya, em abril de 1767, Chiang Mai foi abandonada entre 1776 e 1791.

Lampang , em seguida, serviu como a capital do que restava de Lannathai.

Chiang Mai passou a fazer parte integrante do reino do Sião em 1774  por um acordo com Chao Kavila , depois que o rei  Thaksin , ter ajudado a impulsionar o comércio, a cidade lentamente foi crescendo tanto económicamente como culturalmente

Conhecida pela cidada das rosas, é capital do norte e a segundo maior cidade da Tailândia. Vista parcial da cidade de Chiang Mai, foto tirada do topo da montanha onde se situa o Wat Doi Soitep

          O articulista e sua esposa de visita, ao Wat Doi Soitep, em Chiang Mai  

Dezenas de vezes tem o articulista visitado esta linda cidade e seus arredores. A foto acima exposta foi tirada no ano de 1985.  

           






4 comentários:

Pedro Coimbra disse...

isso é que é passear, Amigo Cambeta!!!
Aquele abraço

Unknown disse...

O que os anos vos fizeram...
É um prazer recordar estas maravilhas e sentir-se novamente com a alma repleta de juventude.

Anônimo disse...

Como o tempo passa meu Deus!...
Um beijo
Linita

Anônimo disse...

Como o tempo passa meu Deus!...
Um beijo
Linita