o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, março 17

FOTO DE FAMÍLIA TIRADA NO ANO DE 1896


Indagando junto de minha  prima em 2o. grau, Delmira Traitolas, que fará em outubro 80 anos de idade, me deu a conhecer o nome dos familiares que se encontram nesta foto, que segundo ela foi tirada fez 116 anos.

Delmina Traitolas Sentados ,a minha avó Bernarda o meu avô Domingos, o teu avô meu bisavô Atonio a avó Vicençia a menina é a prima Maria Vicençia depois a outra rapariga é a minha tia Vicençia o meu pai a tia Rosalina o teu pai e o tio Antonio a tia ROSALINA era a mãe da prima MARIA VICENÇIA

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Antonio Manuel Fontes Cambeta A foto de familia tirada em Delogados, eu postei hoje em meu blog, e fiz referencia que devia ter sido tirada á 100 anos. Um beijo com muito carinho e amor.

Delmina Traitolas Toi foi á 116 anos o meu pai fazia 106 anos ele tinha 10 como é bom ter-mos estas recordações beijos




Desta familia querida
Que são as minhas raizes
Recordo dias felizes
Que alegrão a minha vida..

Meu pai,meus tios ,meus avós
Eu recordo com carinho
Já ficaram p´lo caminho
Destino de todos nós.

Se recordaré viver
Com a saudade a meu lado
Vou recordando o passado
Para o não deixar morrer

Delmira Traitolas




Rosa Dias · Friends with Delmina Traitolas



Recordações antigas!
Lembranças p'ra sempre!
Onde as raparigas
 Posavam à frente!...
 
Moços com postura
Velhotes sentados
Com ares de ternura
Ainda que cansados!...
 
Saias arrastando
Rolo na cabeça
E de vez em quando
A foto sem pressa!...
 
Homem de corrente
Com ar de Senhor
Enfrentava a gente
Sem sentir temor!...
 
O velhote ao lado
De cabelo branquinho
Avô respeitado com muito carinho!...
Das vidas de outrora
 
Pouco sobreviveu
E a saudade chora
P'lo bem que perdeu!...
 
 
 
 
 
 
Nossa Senhora da Graça dos Degolados é uma freguesia portuguesa do concelho de Campo Maior, com 35,72 km² de área e 587 habitantes (2011). Densidade: 16,4 hab/km².
 
 



História

Segundo reza a história, o surgimento do nome de Degolados está associado a um “Ribeiro de Degolados” (actualmente Ribeiro das Hortas).

As primeiras casasA primeira casa a construir-se, calcula-se que tenha sido no início do século XVI (quando foi descoberto o Brasil “1500”); registos de 1538, dão conta da existência de um monte, que dava por seu nome “Herdade de Degolados”; em 1591 surge o primeiro aglomerado de casas e a consequente fixação de moradores. Começou a ser reconhecida instituição autónoma no século XVII pertencente então, ao concelho de Arronches.

Entre 1640-1668, passou por grandes obstáculos, a região do nordeste alentejano foi duramente castigada, em consequência da Guerra da Restauração; atingiu fortemente as vizinhas povoações amuralhadas e muito mais foram os danos nos pequenos lugares e herdades indefesas espalhadas pela área fronteiriça, como é o caso de Degolados.

Em 1700 reinicia-se um processo de crescimento. Em 1758 já existiam 42 fogos e cerca de 170-180 habitantes, sendo a maior parte dos residentes naturais de outras povoações. A partir desta data, fruto da necessidade de reparar as lavouras devastadas pela guerra, e a necessidade de repovoar a região fronteiriça abandonada por grande parte dos seus habitantes durante o conflito de quase trinta anos, famílias vindas de outras regiões do país (oriundas de Campo Maior, Ouguela, S. Vicente, Elvas, Arronches, Mosteiros, Fortios, Albuquerque, Castelo de Vide e inclusive pertencentes ao distrito de Castelo Branco e Viseu), fixaram-se em Degolados.

Indivíduos identificados como moradores de Degolados, com parte substancial a residir nas herdades situadas na área da freguesia, empregados nos trabalhos braçais da agricultura, a troco de míseros proveitos, nos grandes latifúndios. Os “ratinhos”, vindos das regiões da Beira Interior, vinham a título temporário para as actividades sazonais da agricultura (apanha da azeitona, ceifa do trigo), iam-se deixando ficar por cá até que ficavam definitivamente.

Degolados pertenceu ao concelho de Arronches, em Setembro de 1895 passou a fazer parte do concelho de Campo Maior, tendo passado novamente para o de Arronches em Janeiro de 1898, e finalmente mudou para o de Campo Maior a 6 de Dezembro de 1926.

A Exploração Mineira

Outro dos factos marcantes que evidenciaram esta povoação, foi a passagem dos “romanos”, nos primórdios do século XII, onde deixaram vestígios da sua passagem (pontes, pavimentos em mosaico, forno em olaria, entre outros). A sua passagem por estas zonas devia-se ao facto da procura de minas de cobre e ferro, que segundo provas ainda hoje visíveis, mostra que a zona de Degolados é rica neste potencial, temos como referência as “Minas da Tinoca” e “Monte Alto”. Degolados, já nesse tempo era ponto de referência para os romanos, que vindos de terras espanholas (Mérida), passavam por esta zona, utilizando uma via romana que ainda hoje é visível, que dá por seu nome a “Estrada do Alicerce”.

A exploração mineira nesta zona teve uma importância económica fundamental para Degolados, não só em termos de vencimentos como também gerou a criação de empregos. Foi lugar de trabalho e residência e fonte de subsistência de centenas de trabalhadores durante várias décadas.





Rua principal de Degolados



Degolados



Igreja Nossa da Graça dos Degolados




Escola Primária de Degolados




                                                  Degolados berço de meu amado pai














Um comentário:

Catarina disse...

Muito mas muito interessante, amigo Antonio.