o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, março 2

PROVÍNCIA DE NAN - 33a.parte de 77


NAN
Um touro divindade chamada Usubharaja (aka. Nandi, o Shiva's vahana) carregando a stupa  de Phrathat Chae Haeng.





Nan น่าน) é uma das províncias (changwat) no norte  da Tailândia . Províncias vizinhas são (do sul no sentido dos ponteiros do relógio) Uttaradit , Phrae e Phayao .  Ao norte e ao leste faz fronteira com Sainyabuli de Laos .

Ocupa uma área de 11 472. 1 Kms 2 a flor Árvore Orchid (Bauhinia variegata) é a representativa  flor provincial

Durante séculos, Nan era um reino independente, mas, devido ao seu afastamento, tinha poucas ligações com os outros reinos. O primeiro reino em torno da cidade Mueang Pua (também conhecido como Varanagara) foi criado no final do século XIII. Seus governantes, a dinastia Phukha, foram relacionados com os fundadores de Vientiane , no entanto, tornou-se associado com o reino Sukhothai como era mais fácil de alcançar desde o sul do que do leste ou oeste.  No século XIV a capital foi transferida para sua localização atual em Nan .



No século XV, quando o reino de  Sukhothai caiu, tornou-se vassalo do reino de Lannathai .Em 1443 o rei Kaen Thao de Nan plotados para captar a vizinha Phayao  pediu ao Rei Tilokaraj para ajudá-lo a lutar contra vietnamitas tropas atacantes Nan, mesmo que não houve tal ameaça.  Kaen Thao matou o rei de Phayao, no entanto, as tropas de Tilokaraj atacaram Nan, e capturá-la em 1449.

Quando Lannathai se encontrava  sob o governo birmanês, Nan tentou libertar-se muitas vezes sem sucesso, o que finalmente levou a dirigir birmanês regência de Nan em 1714.  Em 1788, os governantes birmaneses foram finalmente conduzidos de volta, no entanto Nan teve que aceitar, em seguida, os novos governantes do reino do Sião.Em 1893 após a crise Paknam Siam teve que dar uma grande parte do leste da Nan a Indochina francesa .

No entanto Nan manteve sempre um certo grau de independência em relação aos governantes siameses, e demorou até 1931 para tornar-se totalmente integrado para a Tailândia, e na província foi então criada.


Foi esta bonita cidade e província de Nan que o articulista, no passado mês passou quatro belos dias.

















Nenhum comentário: