o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, março 6

PROVÍNCIA DE PHETCHABUN -43a. parte de 77


PHETCHABUN
Um diamante  numa montanha, como os diamantes são encontrados nesta província montanhosa . Na frente está uma plantação de tabaco que é um dos principais cultivos da província. 



Phetchabun เพชรบูรณ์) é uma das províncias (changwat) do norte da Tailândia . Províncias vizinhas são (de norte no sentido dos ponteiros do relõgio) Loei , Khon Kaen , Chaiyaphum , Lopburi , Nakhon Sawan , Phichit e Phitsanulok .

Phetchabun está localizado na parte inferior da região norte da Tailândia , na área entre o norte ea região central.

A província fica no vale do rio largo fértil do rio Pa Sak , com as montanhas da cordilheira Phetchabun a leste e oeste. Está rodeado por locais de interesse, muitos conhecidos parques nacionais, cachoeiras e grandes lagos.

A palavra Phetcha é originária   do sânscrito a palavra vajra significa " diamante "(ou arma de Indra ), e  pão  do sânscrito purna significa " cheia "," perfeito "ou" todo ".Daí o nome da província significa literalmente "diamante perfeito".


Ocupa uma áerea de 12 668,4 Kms2 a árvore provincial é o Tamarind ( Tamarindus indica ).


De evidência histórica, acredita-se que Phetchabun foi criada por dois reinos : o Reino de Sukhothai , e o Ayutthaya, período do grande Rei Narai .Inicialmente, a província foi chamada de "Phe-cha-buth" como "Phuenchapura", o que significa a cidade que tem  abundância das colheitas.  A razão por ter dado seu nome é porque a província é muito fértil e cheio de recursos naturais.

Nas reformas administrativas efectuados por Thesaphiban no início do século XX a província, juntamente com a província de Lom Sak ao norte formaram o monthon Phetchabun .  Como era o menor monthon, foi também o primeiro a monthon ser dissolvido em 1915, depois de ser temporariamente administrado a partir de Phitsanulok monthon entre 1903 e 1907.  A província Lom Sak foi abolida e incluído em Phetchabun em 1932.  A província de Phetchabun  situa-se entre o norte ea região central.

Durante o período entre 1968-1982 insurgentes comunistas estabeleceram sua base nas montanhas da província.  De lugares escondidos lutaram escaramuças ocasionais contra o Exército tailandês.


Tamarine um dos famosos frutos da província


O articulista por diversas vezes passou por esta província mas nunca visitou local algum.
















Nenhum comentário: