o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, junho 28

MACAU ESTÁ NA ÉPOCA DAS MONÇÕES E COMO TAL DOS TUFÕES


Ciclone tropical é um termo geral para esse fenômeno meteorológico, mas dependendo de sua localização geográfica e de sua intensidade, os ciclones tropicais podem ganhar várias outras denominações, tais como furacão, tufão, tempestade tropical, tempestade ciclônica, depressão tropical ou simplesmente ciclone.

Um tufão é um ciclone tropical  que se desenvolve na parte noroeste do Oceano Pacífico, entre 180 ° e 100 ° E. Esta região é referida como o noroeste do Pacífico. Para fins de organização, o norte do Oceano Pacífico é dividido em três regiões: a leste (América do Norte a 140 ° W), central (140 ° W a 180 °), e do oeste (180 ° a 100 ° E). Fenômenos idênticos ocorrem no norte oriental do Pacífico são chamados de furacões, com ciclones tropicais que se deslocam para o Pacífico ocidental re-designado como tufões.  

A palavra Typhoon provém da língua inglesa e está relacionada à pronúncia da palavra chinesa 大风, Tai Fung, que significa "grande vento", falado no sul da China nos diealectos Hakka e Cantonês. (Outra teoria é que a inicial 'tai' som da palavra era uma referência a Taiwan, onde, do ponto de vista da China continental, os ventos vieram.) Outra etimologia possível de tufão é da palavra grega τύφειν (typhein ), que significa "a fumar", que mais tarde fez o seu caminho para a língua árabe (como طوفان Tufan) para descrever as tempestades ciclônicas do Oceano Índico

Os ciclones tropicais são os causadores de alguns dos piores desastres naturais do mundo. Em 2008, o ciclone Nargis causou mais de 150 000 fatalidades em Mianmar. O ciclone de Bhola de 1970 causou mais de 300 000 mortes em Bangladesh. Algumas regiões do mundo estão mais propensas a serem atingidas por ciclones tropicais do que outras: o leste da China costuma ser atingida por dez ciclones por ano, enquanto que nas Filipinas este número pode chegar a vinte. 





Os sinais a que se refere este código são içados nos seguintes locais: Fortaleza da Guia e Fortaleza do Monte.



  



O Clima de Macau

Macau encontra-se localizado na China Meridional a Oeste do Delta do Rio das Pérolas e é a zona de interligação entre a China continental e o Mar do Sul da China. Encontra-se igualmente localizado a Sul do Trópico de Cancer. As direcções dos ventos de Verão e do Inverno são opostas. Em consequência, Macau está localizado na zona de monções e dentro da classificação climática é considerada clima temperada e chuvosa no Verão. O período mais confortável começa a meio de Outubro até Dezembro. 

O Inverno em Macau cobre os meses de Janeiro e Fevereiro. Os ventos frios e seco de Norte da Sibéria passa continuamente através da China Central do Sul da China atingindo Macau. A temperatura do ar na zona urbana desça por vezes abaixo dos 10o.Celsius. Então, a temperatura mínima anual é geralmente registada nestes dois meses. A precipitação e o número de dias com chuva é muito baixa por causa de falta de vapor de água na atmosfera. 

A mudança de estações ocorre entre Março e Abril. A direcção do vento ao longo da zona da costa meridional chinesa é de Leste a Sueste e em consequência faz aumentar a temperatura e humidade. Além disso, na Primavera o tempo é húmido e ocorre ocasionalmente nevoeiro, chuvisco e dias de baixa visibilidade. 

O Verão em Macau é mais longo do que as outras estações. O calor e a humidade provoca tempo adversa, tais como trovoadas e chuvas intensas ocorrem de Maio a Setembro. Ocorre ocasionalmente trombas de água. Enquanto que de Maio a Outubro, ocorre com frequência tempestades tropicais pelos quais são registados os valores mais altos de precipitação, temperatura, dias de chuva e trovoadas.

A estação de Outono começa em Outubro, altura em que o continente chinês começa a arrefecer. A estação de Outono é muita curta, o tempo apresenta-se com céu limpo e confortável. Finalmente o mês de Novembro o tempo passa para relativamente frio e seco. A massa de ar frio de Norte atinge periodicamente Macau em Dezembro.

O articulista teve o seu baptismo de tufões no ano de 1964, quando o tufão Ruby assolou Macau, mas muitos se seguiram, alguns deles passados a bordo da vedeta que comandava e como sinal 10 içado, passagens essas que jamais esquecerá e que em artigos seguintes irá descrever alguns deles.




Nenhum comentário: