o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, junho 10

O ALMOÇO DE DOMINGO 10 DE JUNHO


PASTEIS DE BACALHAU


Não é a minha modesta casa, uma casa portuguesa, mas sim uma casa Luso-Chinesa, porém fica bem o arroz, o pão e vinho sobre a mesa.

Hoje, dia de Portugal houve festa cá em casa, não para festejar esta data, mas sim um almoço de despedida a minha duas cunhadas que nos vieram visitar e que dia 12 regressam aos Estados Unidos da América.

A terceira geração da família Cambeta, duas netas e um nétinho, todos eles Luso-Chineses.

Em dias normais a casa é ocupada somente por mim e por minha esposa, hoje, para variar, tivemos a companhias da duas cunhadas, nossos dois filhos e respectivas esposas mais os três nétinhos, duas sobrinhas com seus esposos e um filho do casal, total de pessoas de 17 pessoas.

O cozinheiro de serviço fui eu e me esmerei na preparação dos pratos, três deles de comida portuguesa, as ameijoas e caril de galinha de caril de minha invenção.

 Esta casa não têm as parades caidas, nem cheirinho a alecrim, mas tem uma vista para o mar, tem tranquilidade e amor e sabe receberde braços abertos todos aqueles que vieram por bem, é uma casa Luso-Chinesa, que em nada fica a dever a uma casa portuguesa.

Aqui cheira a jasmim, defronte fica o jardim e o mar, e seus proprietários, eu alentejano de gema e minha esposa chinesa de Macau, sabemos conviver em Amor e Paz, numa faternidade bela e pura.


O articulista e seu nétinho mais novo, o Max.



                                                        BACALHAU À BRAZ

                                                    AMEIJOAS À CAMBETA

                                                          FEIJOADA À CAMBETA

                                            CARIL DE GALINHA À CAMBETA

           SOPA CREME DE GALINHA COM COGUMELOS À MODA DO CAMBETA



                                 PUDIM CASEIRO - PACOTE PORTUGUÊS

                                                                        LAI CHI

                                                       FRUTA DRAGÃO

                                                                           PAPAYA

                                                                         LARANJAS

                                                                    DURIEN

                                                                         UVAS

                                                                  BANANAS

                                                                     GELADOS

          E para rematar nada melhor que uma bica bem à maneira com Café Delta

Depois desde fasto manjar, parte do pessoal se reuniu na sala e por lá estiveram a por a escrita em dia, enquanto eu levantava a mesa e depois dava uma arrumação na cozinha, isto para dar uma ajuda na disgestação.

Todos ficaram cheios e contentes, nesta humilde casa Luso-Chinesa, como se pode ver também sabe receber todos aqueles que vieram por bem, neste caso a restante família.



11 comentários:

Anônimo disse...

Por aqui folgo muito em saber que o amigo Cambeta segue, optimamente, de apetites e sem fastio!
Abração

Unknown disse...

Pastei de bacalhau são divinais.
Sou um pouco suspeito ao falar disto porque o bacalhau continua a ser senhor e rei cá em casa.

Tens dotes de bom cozinheiro. Todos os pratos tem excelente apresentação.

Henrique António Pedro disse...

No dia de Portugal aqui deixo o meu abraço com votos das maiores felicidades para o amigo António, um alentejano de sete costados e um português de lei, e para toda a sua estremosa família.

henrique pedro

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo José Martins e Exma. Família,
Felizmente por cá e nesta casa que tão bem conhece, não sendo uma casa portuguesa, sabe da mesma forma receber os amigos.
É bem verdade ando sem fastio mas um pouco cansado, pois é muita trabalheira para um alentejano.
Óptimo domingo.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Luís Coelho,
Aqui em Macau o que não falta é bacalhau e produtos portugueses, não só lá grande mestre de culinária mas dou um jeitinho, do fausto almoço nada restou.
Alguns dos pratos confecionados são da minha autoria, mas dá trablaho a fazer tanta comida, mas compensa com a reunião da família.
Abraço amigo e feliz Dia de Portugal.

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo e Ilustre Poeta Henrique Pedro,
O meu sincero muito obrigado por seu gentil comentário.
Morando eu perto da casa do Consul de Portugal, até ao momento nada sei das cerimónias do Dia de Portugal em Macau.
Eu para ser sincero, depois de estar afastado de Portugal já fez 50 anos, só sei que nasci no meu amado Alentejo, e que por terras da Ásia, expalhando e aumentando vou aumentando a família, que é Luso-Chinesa e Luso-Tailandesa, e eu serei apenas um cidadão do mundo, cujas raízes a Évora me ligam.
Abraço amigo e óptimo domingo

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado confrade e amigo António Cambeta!
Parabenizo-o pelo Dia de Portugal!!!!
Felizardos foram seus entes queridos que tiveram a prerrogativa de saborearem o suculento almoço preparado por você!!!!
Caloroso abraço! Saudações apetitosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP


PS - Como você prepara a feijoada à moda Cambeta?

Graça Sampaio disse...

Hummmmm! Que bom aspeto tinha tudo! Especialmente os pastelinhos de bacalhau! Da próxima vez também quero ser convidada....

Que bom que é ter a casa cheia, não? Especialmente com as crianças.

Beijinhos

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
É raro eu ficar de conzinheiro de serviço, pois não sou mestre de culinária, mas ontem foi um dia especial, deu trabalho e nunca suado tanto em minha vida, mas tudo vale a pena quando a alma não é pequena, como diz o poeta.
Nada restou do fausto manjar.
Bem, como eu confeciono a feijoada à Cambeta é segredo dos deuses, mas para si a poderei dar, já que a patente da mesma essa a original é bem brasileira, a feijoada à Cambeta é bem especial e por mim inventada rsrsrs.
Sobre o dia de Portugal aqui em Macau nada soube como sempre, pois não faço parte da elite dos paraquedistas!...
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Graça Sampaio,
Para além dos pasteis de bacalhau, bacalhau à brás o pessoal adoru as ameijoas à Cambeta, bem como o caril de galinha e a feijoada, nada restou.
A fruta como pode verificar foi bem desertificada.
Desde já está convidada para o próximo almoço, será sempre bem recebida e de braços abertos nesta humilde casa Luso-Chinesa, ou na outra Luso-Tailandesa.
Mais, gostaria de a poder conhecer pessoalmente, pense em fazer uma viagem até à Tailandia e de lá conhecer Macau e a China que fica aqui ao lado, sincerone já tem.
Abraço amigo

Catarina disse...

Os seus netos são muito giros, António!
E que cozinheiro me saíu! Muito bem.
Na minha casa, a culinária nem é predominantemente portuguesa, nem canadiana, é uma mistura de várias. Ou as preparo ou as compro. Mas quando vejo um bom prato português não digo que não.
Abraço