o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, julho 15

DA LOTA DIRECTAMENTE AO CONSUMIDOR


Ang Sila é uma pequena vila de pescadores perto da cidade de Chonburi, nesta pequena mas atraente vila existe um mercado de peixe, que tem imensa freguesia, vistos o pescado ser fresco e a preços atraentes, hoje o articulista na sua ida a Banseng onde almoçou, no regresso a Bangkok aproveitou e fez umas belas compras de frutos do mar e de peixe.



O articulista já o ano passado no mês de April tinha passado por esta vila, mas não foi ao mercado em virtude de haver um enorme engarrafamento, visitou sim a vila, onde tirou algumas fotos junto do ex-libris.


                  Hoje foi o inverso, passei pela vila e fui fazer compras ao mercado

Vejamos o pescado e seus preços:



Camarões bem fresquinhos e grandes a 250 Baths o quilo, ou seja a 6 Euros por quilo, o articulista comprou dois quilos, e amanhã será mais um petisco para o almoço

 Lulas a 160 Baths o quilo, cerca de 3,50 Euros, o articulista comprou algumas e amanhã será o almoço, uma caldeira de lulas.

                         Garoupas a 280 Baths o quilo, cerca de 4 Euros o quilo

         Caragueijos vivinhos da costa, apenas por 250 Bath o quilo, cerca de 6,25 Euros o quilo

Peixe Papano de Asa, por 400 Baths o quilo, cerca de 10 Euros, o articulista comprou dois e que foram o seu jantar, saborosos este maravilhosos peixinhos, que o articulista já conhece e aprecia faz alguns anos.

Desta forma foram cozinhados os Papanos, em banho de maria, levando um pouco de gengibre, cebolinha e si iau, molho de soja, estavam uma delícia.



Havia uma enorme variedade de frutos do mar, e muitas embarcações descarregavam o seus pescado que era colocado nas mesas de venda, e como sempre este mercado estava imensamente concorrido.

Havia igualmente muitas camionetas de excursões que paravam no local aproveitando os excurcionistas para fazerem compras.

                Havia pelo menos cerca de duas dúzias de camionetas parcadas, estas eram duas delas

Uma das zonas do mercado, mas não na zona da venda de peixe, nestes locais se vendia de tudo um pouco, desde mariscos secos a almoxarifes.

A esposa do articulista ainda comprou um destes práticos e vistosos almoxaris, por 350 Baths, ou seja cerca de 8,50 Euros

                  Ali por perto alguns filhos dos pescadores se banhavam nas cálidas águas

                 Um letreiro bem original, que revela bem o espírito do povo tailandês.

A zona do mercado de peixe da aldeia de Ang Sila dista cerca de 96 kms da casa do articulista.

Foi um dia bem passado com um fausto almoço em Banseng e visita à enorme e reputada universidade, onde a filha mais nova do articulista está fazendo exames de admissão.



                              A ala do ensino de Business Administration

3 comentários:

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado confrade e amigo António Cambeta!
Que passeio aprazível com direito a adquirir frutos do mar!!!
Caloroso abraço! Saudações apetitosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo
Como costuma dizer sou um felizardo, este foi mais um passieo onde juntei o útil ao agradável, já que a viagem decorreu maravilhosamente com um tempo lindo, depois um fausto almoço junto ao mar, compras em vários mercados e visita à universidade para onde irá a minha filha mais nova.
As compras dos frutos do mar, já ontem dois peixinhos foram comidos ao jantar, hoje serão as lulas de caldeirada e sexta-feira irei fazer um arroz de marisco, felizmente ainda sei dar um toque na cozinha rsrsrs.
Um alentejano especial por terras da Ásia.
Abraço amigo

Anônimo disse...

Caro amigo Cambeta,
Já não vou para essa praia há uns 5 anos... Mar, montanha, marisco e peixe. Muito bonito.... Na montanha vê-s o mar e mar ao fundo e há por lá macacada, de quatro pernas, a subir e a lixar os carros... Abraço e continue que segue bem de saúde.