o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, setembro 13

OS AMIGOS VÃO DESAPARECENDO

Tinha prometido em não postar algo mais neste blog O MAR DO POETA, hoje irei fazer uma excepção, afim de homenagear dois grandes amigos que Deus chamou até Si.


Comandante Ferreira Júnior, trajando civilmente, passando revista à vedeta que o articulista comandava.

É de referir que o Chefe que o acompanhava,  José Claudino de Almeida, igualmente faleceu recentemente., mais um amigo que nos deixou.


Esta manhã, ao abrir a página do facebook tiha uma mensagem, abri, era de uma grande amiga Dona Adelina, respondendo-me à escrita que ontem trocados, na qual eu deseja as maiores felicidades a seu esposo, o qual foi Comandante da Polícia Marítima e Fiscal em Macau, nos anos 1975/1979, para minha tristeza, Dona Adelina me informou que seu amado esposo tinha falecido no dia 11 de fevereiro de 2011, triste fiquei, já que o Ilustre Comandante José Faustino Ferreira Junior, era meu compadre, natural de Évora e sob as suas ordens tinha trabalhado.
 
A última vez que nos encontramos foi em Évora, tendo-me convidado a alnoçar em sua casa, isto no ano de 2004.
Paz à sua alma.
 
 

Chegou a Macau nos turbulentos anos de 1975, como Capitão-Tenente, vindo comandar a Corporação da Polícia Marítima e Fiscal, a qual volvido alguns meses foi integrada nas Forças de Segurança de Macau.

*********************************************************************************
 
O Jornal Tribuna de Macau deu conhecimento em suas páginas do falecimento do Comandante Ferreira Júnior, porém o articulista estava ausente de Macau e não teve conhecimento da notícia, pelo qual só hoje deu as condolências à viúva Dona Adelina.


Faleceu Ferreira Júnior,

O ex-comandante da PMF
O Capitão de Mar e Guerra José Faustino Ferreira Júnior, que na década de 70 exerceu funções em Macau, faleceu na sexta-feira em Lisboa, aos 68 anos de idade, vítima de doença prolongada. Natural de Évora, José Faustino Ferreira Júnior exerceu funções de comandante da Polícia Marítima e Fiscal de Macau (PMF) na segunda metade dos anos 70. Aqueles que com ele privaram, recordam o oficial da Marinha.

*******************************************************************************


A Voz da Abita (na Reforma)

Espaço aberto a camaradas da Marinha, que agora navegam nas calmas águas da reforma, para poderem tecer comentários, colocar e encontrar documentos de interesse, levantar dúvidas, trocar impressões e emitir demais avisos à navegação. Com o empenho de todos este blogue poderá ser um útil instrumento de divulgação e esclarecimento.


Através do blog   A VOZ DA ABITA (na reforma) o articulista leio este texto em homengaem ao grande Homem e Ilustre Marinheiro da Marinha Portuguesa, escrito por um colega seu.
 
Sexta-feira, Fevereiro 11, 2011

CMG José Faustino Ferreira Júnior
É com muita tristeza e uma emoção profunda que comunico o falecimento esta manhã de um grande Marinheiro, um grande Camarada de curso e um grande Amigo com mais de 50 anos de contactos frequentes e sempre agradáveis.

O Zé Faustino Ferreira Júnior era senhor de uma sensibilidade enorme e, para o exterior, transportou-a para um dos mais interessantes blogues que alguma vez li, denominado Bolina onde as suas cogitações merecem leitura atenta e arquivo à altura do seu valor e interesse.
Como subtítulo do blogue "Bolina" escreveu, significativamente:

"DAI-ME A ROTA MAIS DIFÍCIL E PERCORRÊ-LA-EI", COM OS MEUS COMPANHEIROS DE BOLINA, PreferencialmentE!
e foi com grande preocupação que os seus leitores em Março de 2010 leram uma sua mensagem, que podem reler seguindo a hiperligação, a que deu o título de Vento de Repriquetes . Nela augurava a tempestade que se avizinhava, mas, como bom marinheiro, nela lia-se esperança, só que o tempo veio a confirmá-la muito rija e violenta.
 
Com a companhia de tantos seus amigos, companheiros de Bolina, com o carinho inexcedível da Maria Adelina e das suas filhas, a quem manifesto os meus sentimentos e admiração, enfrentou a procela durante toda esta última singradura, tendo arribado hoje ao seu seu último porto.
 
O corpo do Zé Júnior estará hoje, a partir das 16h, em câmara ardente na Capela de S. Roque, nas instalações da sua, e nossa, Marinha na Rua do Arsenal. O funeral sairá amanhã, sábado, pelas 14 horas para o Cemitério do Alto de S. João onde irá ser cremado.
 
Post de José Botelho Leal @ 11:46 .

************************************************************************************


Foto tirada na noite de Natal do ano de 1964, no Quartel da Ilha Verde, podendo-se ver o seu colega José Paula por detrás do articulista.

Fomos colegas no exército, ambos Furrieis Milicianos, após passara-mos à reforma o articulista entrou para os quadros da PMF e o José para os Serviços de Economia, sendo fiscal, tendo ao longo dos anos, estado ligados pela amizade e forçosamente pelo serviço.

O José era de origem chinesa, estudou português e era uma pessoal simples amiga de seu amigo e sempre pronto a ajudar em tudo.

Fazia tempo que nada sabia dele, visto que tinha ido residir para Portugal, e com ele tendo contactado, através de e-mails, sabia que seu estado de saúde estava debilitado, tinha problemas em se movimentar, de resto estava bem. Estanhei seu silêncio, e hoje, ao ler os jornais cá da urbe tomei conhecimento que o meu amigo José Paula tinha falecido, no dia 10 do corrente mês em Macau, ficando uma vez mais triste em ver desaparecer mais um dos seus velhos amigos.
Paz à sua alma.



 
 
Amanhã me irei despedir deste grande amigo José Paula e apresentar as minhas sinceras condolências a sua esposa e familiares.


10 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Lamento muito a perde dos seus amigos, Amigo Cambeta.
Que Deus os guarde em eterno descanso.
Aquele abraço

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Pedro Coimbra,
Infelizmente somos mortais, até aqueles que são considerados imortais morreram, é o cicloda vida, mas triste fico pela perda deste dois amigos.
Obrigado por suas ternas palavras.
Abraço amigo

tulipa disse...

OLÁ AMIGO ANTÓNIO CAMBETA

Lamento muito a perda dos seus amigos - Que Deus os tenha em eterno descanso. Ámen!

Sobre a situação terrível em Portugal, você deve saber, as novas medidas de austeridade...
Já alguém dizia
"O povo é sereno",
é isso que lamento.

FORTE era o POVO aquando o 25 de Abril...aí sim, fizeram o que tinha que ser feito.

Sabe que a minha missão com os blogues é mesmo dar a conhecer lugares do Mundo a quem os pode visitar e também
aquelas pessoas que não os podem visitar,
mas através das minhas fotos,
vêem como se lá estivessem.

No meu último post mostro imagens de uma LIVRARIA famosa em Portugal e as pessoas admiram-se como consegui as tais fotos.
...
Deixo aqui a resposta:
Acham que alguém deixa fotografar aquela preciosidade?
São muito esquisitos!
No meu ponto de vista, deviam deixar, para "nós - os bloggers" podermos divulgar
o que há de BELO neste País.
...
Também só fui a esta livraria uma vez, é mesmo belissima, e, honestamente perguntei ao SR. "muito simpático"
que estava à entrada, na caixa, se podia fazer 1 ou 2 fotos e ele:
Só UMA!
Parece que é hábito não deixarem tirar fotos.
SUBI a belíssima escadaria e quando cheguei lá acima, estavam 3 pessoas a fazer fotos à descarada, tinham entrado com a máquina fotográfica escondida e não pediram nada a ninguém...
Pensei:
Ai é...
toma lá...para não seres ingénua e parva, disse de mim para mim, e fiz umas 5 ou 6 fotos do seu interior...!!!
Isto fez-me ver que
NÃO PODEMOS SER HONESTOS...!!!

tulipa disse...

AMIGO

Assim que comecei a ler este post fiquei abismada,
pois NÃO SABIA que:
...
Tinha prometido em não postar algo mais neste blog O MAR DO POETA, hoje irei fazer uma excepção, afim de homenagear...

Então, o que se passou?
Tem um blog tão interessante!
é uma pena isso acontecer,
se você desistir de postar.

Um abraço.

Graça Sampaio disse...

É muito triste vermos partir os amigos e numa idade que não é ainda a de partir.

Lamento, amigo Cambeta!

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado amigo António Cambeta!
Pessoas, como você, me dão esperanças de dias melhores num mundo harmonioso! Fiquei enternecido com o tributo que prestou aos seus saudosos amigos.
Meus sentimentos.
Caloroso abraço! Saudações compungidas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

tulipa disse...

Foi aqui mencionado um facto que é usual ouvir-se:
Ah...ir a Paris e não ver a Torre Eiffel é a mesma coisa que ir a Roma e não ver o Papa!
...é muito habitual pessoas usarem essa expressão, só que eu SOU DIFERENTE
temos que respeitar as diferenças - eu não vou visitar isto ou aquilo porque os outros acham que é imperdível.
Eu gosto de coisas que outros não gostam e cada qual é livre de gostar do que gosta.
Acontece o seguinte, vou explicar o que se passou:
1 - não fazia parte do programa da minha viagem uma visita ao Grande Palácio;
2 - mesmo no tempo livre que tive, que foi pouco ou nenhum, não era prioridade minha visitar o Grande Palácio;
3 - nos 2 dias que estive em Bangkok - que coincidiu com o Novo Ano 2055 - o Grande Palácio estava fechado para cerimónias fúnebres e logo que entrei no hotel onde fiquei instalada, havia um AVISO nesse sentido - que estaria fechado para visitas devido às cerimónias fúnebres.
Agora pergunto: que fazer?
matar-me porque o Grande Palácio estava fechado?
Francamente!!!
Milhares e turistas que estiveram lá durante esses 2/3 dias também não visitaram o Grande Palácio.
E daí? Vem algum mal ao Mundo?
escreveram:
ir a bangkok e não ir ao Grand Palace é a mesmíssima coisa que ir a roma e não ver o papa
ou ir a belém e não comer um pastel de nata
desperdiçou uma grande oportunidade
até porque . bangkok . não fica propriamente já ali . ao virar da esquina .
AS PESSOAS NEM PERGUNTAM porque não visitei, dizem logo aquilo que lhes apetece dizer.

tulipa disse...

AMIGO ANTÓNIO CAMBETA

O COMENTÁRIO
que deixei antes deste
é uma CÓPIA
do que acabei de deixar no meu blog ORIENTE VERSUS OCIDENTE porque NÃO GOSTEI do que lá foi escrito...
espero que me entenda!

As pessoas acham
que têm o direito
de escrever e dizer tudo
como os malucos,
mas eu não admito.

Um abraço.

tulipa disse...

Pois,
apercebi-me que o Amigo ANTÓNIO CAMBETA tem 4 blogues
e já que não posta mais neste, pensei que
começaria a contar as suas histórias de Vida
num dos outros e acabei de visitar os outros 3 - só que estão muito desactualizados,
um desde Março e outro de Abril.

Como poderemos ver as suas novidades
e aqueles artigos sobre os seus almoços e passeios?

tulipa disse...

Estimado Amigo

HOJE
arranjei tempo para lhe responder, ao comentário que deixou no meu blog "Momentos Perfeitos"
...
Vou dizer-lhe o que faria no seu lugar, se a Google me tivesse escrito isso:
eu continuaria a postar
até ao dia 6 de outubro - dia que eles afirmam que termina o contrato!
Pelo menos APROVEITAVA os dias até ao FIM.

Sei que o Amigo tem toda a razão, é injusto,
mas eu aproveitava até ao último minuto.
...
Pelo que me diz no comentário, deve estar agora por Bangkok...
POIS
e nós adoramos quando nos descreve mais uma viagem das tantas que faz...

AMIGO ANTÓNIO escreveu:
..."fico preplexo por não ter continuado a descrever a sua viagem à Tailândia..."

MEU AMIGO
se Deus me der forças continuarei a descrição da minha bela viagem à Tailândia, acredite!
Apenas tenho estado parada pelo seguinte:
1 - estive 8 dias de férias e fui à Irlanda
(outra viagem para descrever)
2 - estou com problemas graves nos olhos e proibida de estar mais que 1 hora ao computador;
3 - não tenho tempo - isso é uma infelicidade enorme - querer TER TEMPO PARA MIM - para aquilo que gosto e não poder
4 - ainda estou no Activo a trabalhar todo o dia com computadores e à noite não posso voltar a abrir o computador, por causa dos meus olhos
QUEM ME DERA!

Tento ao fim de semana
fazer um ou outro post,
mas não se esqueça que tenho 3 BLOGUES ABERTOS
e todos no activo,
por isso tenho que me dividir pelos três.

Aqui está a explicação para a minha "Pausa" obrigatória.
Além de que
fiquei irritada com aquilo que escreveram nos comentários
sobre o blog da Tailândia,
que já lhe dei conhecimento
num dos comentários anteriores.

Abraço amigo com votos de tudo do melhor.