o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, outubro 23

CHUNG YEUNG


 
FERIADO EM MACAU
 
 
 
Como o outono é a época em crisântemos estão em flor o mês de outubro é também  conhecido como o mês do Crisântemo sendo tradição  incluir-se às refeições o vinho crisântemo durante este festival. 
 
 
O Nono Festival duplo (Chung Yeung Festival, observado no nono dia do nono mês do calendário chinês, é um feriado tradicional chinesa, mencionada por escrito desde antes do período Han Oriental (antes de 25 dC).

 
De acordo com o I Ching, nove é um número yang, o nono dia do nono mês lunar (ou duplo nove) tem yang demais (um conceito tradicional chinesa espiritual) e é, portanto, uma data potencialmente perigoso. Assim, o dia também é chamado de "Double Yang Festival" (重阳节). Para proteger contra o perigo, é costume de subir uma montanha alta, beber vinho crisântemo, e usar o Zhuyu (茱萸) planta, officinalis Cornus.
(Tanto crisântemo e Zhuyu são considerados como tendo qualidades de limpeza e são usados ​​em outras ocasiões para arejar casas e curar doenças.)
Neste feriado alguns chineses também visitam os túmulos de seus antepassados ​​para pagar seus respeitos. Em Hong Kong, inteiras famílias extensas cabeça para túmulos ancestrais para limpá-los e repintar inscrições, e colocar para fora as oferendas de alimentos, tais como leitão assado e frutas, que são comidos (após os espíritos consumiram o elemento espiritual do alimento). Bolo Chongyang também é popular.
Incensos são queimados.  Cemitérios ficam lotados, e cada grama incêndios anos são inadvertidamente começou pelas varas de incenso queima.

 

Origem
 

Um dia, um homem chamado Huan Jing acreditava que a peste monstro trazendo estava por vir. Ele disse aos seus compatriotas para se esconder em uma colina enquanto ele ia para derrotar o monstro. Mais tarde, as pessoas celebravam a derrota Huan Jin do monstro no nono dia do nono mês lunar.

 
Em 1966, a República da China (Taiwan) dedicar o feriado como o "Dia do Idoso",  ressaltando um costume como observa-se na China, onde o festival é também uma oportunidade para cuidar e valorizar os idosos. 


Nona dupla pode ter se originado como um dia para afastar o perigo, mas, como o Ano Novo Chinês, com o tempo, tornou-se um dia de celebração.
Na contemporaneidade, é uma ocasião para caminhadas e apreciação crisântemo. Lojas vendem bolos de arroz (糕 "Gao", um homófono para 高 altura) com mini bandeiras coloridas para representar Zhuyu. A maioria das pessoas bebe chá de crisântemo, enquanto um tradicionalistas poucas beber vinho crisântemo caseiro. As crianças aprendem sobre poemas de crisântemos, e muitas localidades anfitrião crisântemo exposições. Corridas de montanha de escalada também são populares; vencedores começa a usar uma coroa feita de Zhuyu.

 

Poema

 


Há um poema muito citada sobre o feriado:
九月 九日 忆 山东 兄弟
jiǔ Yue jiǔ Rì Yi Shan Dong Xiong dì
独 在 异乡 为 异 客,
Dú Zai Yi Xiang Ke Wei Yi
每逢 佳节 倍 思 亲.
Mei Feng Jia Jie Bei Si Qin
遥 知 兄弟 登高 处,
Yao Zhi Xiong dì Deng Gao Chu
遍插 茱萸 少 一 人.
Bian Chã Zhu Yu Yi Ren shǎo
- "Double Ninth, faltando Meu Shandong Brothers" - Wang Wei (王维), Tang Dynasty

 
Inglês:

 
No nono dia do nono mês, eu me lembro dos meus irmãos de Shan Dong. Como um estranho solitário em uma terra estrangeira, em todos os meus férias aumenta saudade. Longe, eu sei que meus irmãos atingiram o pico; Eles estão plantando flores, mas não está presente.


Fonte - Enciclopédia livre







Nenhum comentário: