o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, dezembro 27

JARDIM DO SOL - EXPOSIÇÃO DE FLORICULTURA - LÍRIOS D' ÁGUA




O lírio é o nome dado àa flores do gênero Lilium L. da família Liliaceae, originárias do hemisfério norte com ocorrências na Europa, Ásia e América do Norte.  Mais da metade das espécies são encontras na China e no Japão . As plantas atingem, normalmente, de 1,20 a 2 metros de altura. Várias espécies de lírios também recebem o nome de açucena.

Lírio é também a denominação genérica de várias plantas da família das Liliáceas e Amarilidáceass . Exemplos:
  • Lírio-do-amazonas - Eucharis x grandiflora, Eucharis amazonica.Também conhecido como Estrela Dalva, Estrela de Belém ou Estrela da Anunciação, espécie largamente cultivada no mundo inteiro;
  • Lírio-da-chuva - Zephyranthes rosea, Zephyranthes candida. Zephyranthes sylvestris..., todas largamente cultivadas no mundo inteiro;
  • Lírio-tigrado  que é um lírio híbrico e várias outras espécies de lírios.
Na corrente de pensamento chinês Feng Shui, ou Fong Soi (vento e água), os lírios representam o verão e a fartura, e significam o amor eterno e também significam a pureza.
 
Fonte - Encilopedia livre
 
 
 
 
 
Reprodução do Lírio-d'água
 
O Lírio-d'água é geralmente plantado em vasos dentro de casa, sendo que o método de reprodução geralmente utilizado consiste no método de divisão do bolbo. No mês de setembro, retira-se a planta do vaso e arrancam-se os sub-bolbosque se desenvolvem em torno do bolbo principal. Em seguida, aplica-se cinza vegetal sobre os golpes, a fim de evitar infecções e apodrecimento. Após mudar a terra estrelizada, submerge-se o bolbo principal e os sub-bolbos numa solução de permaganato de potássio 1:4.000 durante 15-20 minutos. Após secarem, os bolbos podem ser plantados de acordo com o seu tamanho em diferentes vasos, de modo a que a planta mentenha o mesmo tamanho no ano seguinte. Os sub-bolbos levam 3 anos de cultivo para florescer. A divisão do bolbo dece ser efectuada no outono, de modo a evitar que a planta não floresça no ano do cultivo, ou que floresça tardiamente.
 
 
Po lírio-d'água contêm uma grande quantidade de oxalato de cálcio e alcalóides, pelo que se for ingerido por engano (não só a flor, como também todas as partes da panta), poderá levar a um desmaio e a sintomas de envenenamento, como poe exemplo, vótimos, etc. Por conseguinte, esta é uma flor para apreciar e não para comer.
 
 
 
O lírio-d'água pode melhorar o nosso estado de espírito. A cor pálida e elegante do lírio-d'água é uma qualidade única que vale a pena apreciar, adornando o lar e transmitindo aos habitantes uma sensação de conforto, ao longo dos contínuos ciclos da flor. O lírio-d'água, por seu grau de pureza e espiritualidade, revela a sensibilidade estética do seu proprietário, bem como os seus gostos no âmbito das flores. 
 
 
 
Utilizar plantas vivas para decorar a casa tem-se tornado moda, devido à vitalidade que transmitem ao lar, bem como à redução eficaz da poluição ambiental no interior das casas.
 

 
 
Para além do lírio-d'água branco, tem-se igualmente desenvolvido o lírio-d'água colorido, uma nova espécie de flor.Esta nova flor, de grande requinte e relativamente pequena, é apropriada para decorar um centro de mesa, mesa de chá ou pequeno armário. Floresce durante cerca de um mês, em que as suas brilhantes pétalas projetam a sua nobreza, não sendo recomendável colocá-la junto à televisão, devido ao efeito descolorante causado pela radiação. O lírio-d'água é geralmente a flor perfeita para decorar uma casa de estilo faça-você-mesmo, caraterizando-se por uma bela postura e várias cores à escolha, adapando-se assim a diferentes tipos de casas e adornando com elegância os lares dos amantes da beleza.
 
 
Na linguagem floral, o lírio-d' água possui muitos significados, incluindo fraternidade, espiritualidade e devoção, elegância, nobreza, esperança, pureza, amor puro, etc. No Ocidente, as noivas costumam receber um bouquet de lírio- d' água por parte de pessoas mais velhas, como símbolo de felicidade.
 
 
 
Nos Estados Unidos e na Europa, muitos poetas e artistas como Dali, Tiffany e Charles Demuth favoreceram o simples e elegante lírio-d' água nas suas obras.
 
 
 
Diz-se que o lírio-d' água - o qual transmite uma sensação de inocência e silêncio - apareceu pela primeira vez na Etiópia. Em 1887, enquanto o imperador Menelik II construía o seu reino em Addis Abeba, a rainha gostou tanto de um lugar coberto de flores e erva que o Imperador deu à capital o nome de Addis Abeba, que significa "flor brilhante" na línguia local. Mais tarde, nomeou a mais pura flor.
 
 
O quê! Afinal são moscas repugnates! sim, o lírio-d' água é polinizado por moscas e as suas sementes, ao desenvolverem-se, transformam-se bagas. A natureza é incrivél!
 
 
 
Os dados acima postados, provêm de informações recolhidas no local da exposição, nos cartazes informativos afixados
 
 
O lírio branco, representa Modestia e Virgindade
 
 
O lírio amarelo, representa Paixão
 
 
O lírio de cor laranja, representa Alegria
 
 
 
 
 
 
O lírio é uma flor associada à maternidade, inocência e constância. É também um antigo símbolo da pureza, nobreza e majestade.
 

 

Flor do Lírio

Luiz Gonzaga

Já viram
A flor do lírio como é linda
Linda, linda
Pois bem os olhos dela
São mais lindos
Muito mais ainda } bis

Eita! Que emoção danada
Que eu sinto por esta mulher
Sabendo desse meu amor
Ela faz o que bem quer
Sinto desmantelo } bis
Quando olho pra ela
Eu ainda vou morrer
Nos braços dela.


 
 

6 comentários:

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado amigo António Cambeta!
Mais uma imperdível reportagem!
Caloroso abraço! Saudações florais!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

Unknown disse...

Bom dia amigo
Conheço esta flor há muitos anos. Não sabia que tinam este nome.
Tenho as quatro cores aqui no jardim e continuam bonitas.
Florescem na Primavera.

Catarina disse...

Um post muito informativo, amigo Cambeta! : )

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
O Inspector Pardal e como todos os pardais, não conseguem viver nas gaiolas e como tal e havendo sempre tanto para ver e aprender, cá o Pardal não perde pinta.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo e Ilustre Escritor Luís Coelho,
Se possue esta bela e encantadora flor, então é uma pessoa sincera e de bom gosto.
Ainda bem que delas pode disfrutar.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Catarina,
Cá o Detective Pardal continua sendo um aluno nesta escola da vida, e sempre aprendendo e transmitindo os ensinamentos recebidos, grato fico por ter gostado.
Abraço amigo