o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, janeiro 22

PASSEIO POR PAK CHONG - 2a. parte - 500 CHEDIS


Na manhã de domingo e após termos tomado o pequeno almoço no hotel, que em boa verdade não foi lá grande coisa, nem havendo mesas suficientes, dali saimos e seguimos para casa da irmã mais nova de minha esposa, já que timhamos combinado ir visitar, nessa manhã um  mosteiro muito lindo que contem 500 chedisº

Fizemos o chek out e o articulista recebeu os 1000 baths que tinha deixado depositado como seguro, levamos a nossa viatura e a deixamos em casa da irmã mais nova.
 Nâo sendo necessário usar duas viaturas, e sendo num total de oito pessoas, utilizou-se a viatura da irmã mais nova da esposa do articulista, um Isuzu MU 7 com capacidade para 7 pessoas, viatura essa que tinha sido nossa a qual vendemos no ano findo.


A cunhada do articulista não é alentejana, mas tem imensas semelhanças, informou-nos que o mosteiro que iriamos visitar ficava ali por perto, já que o articulista e sua esposa e filhas pretendiam regressar nesse dia a Bangkok, porém e como se poderá saber através desta parca escrita, o mosteiro dista de Pac Chong cerca de 100 kms e situa-se na província de Saraburi.


O articulista junto ao mosteiros dos 500 chedi


No templo Wat Pa Sawang Bun, podem ver-se os belos 500 Chedi ou pagodes que foram construídos no estilo de Sri Lanka e da Índia. Foram  construídos por Luang Por Somchai  com a preciosa ajuda dos habitantes de Saraburi e todas as regiões da Tailândia. Este templo foi erguido em 2528 B.E (ano de 1985 no calendário gregoriano). por Luang Por Bunrod Punnamano e possui uma área de 400 rai. É um lugar calmo, que é adequado para a prática de meditação muito e por trás das fronteiras do templo com a encosta que é a atmosfera muito agradável.


                         Chedi é o termo usado pelos tailandeses para designar Stupa
Uma estupa, também chamada chaitya, chedi, pagode e dágaba, é um tipo de monumento ou parte de um templo, construído em forma de torre, geralmente cónica, circundada por uma abóbada e, por vezes, com um ou vários chanttras

A stupa (do sânscrito:. M, स्तूप, Stupa, cingaleses: ස්ථූපය, Pāli: थुप "thūpa", que literalmente significa "pilha") é uma estrutura de monte contendo relíquias budistas, tipicamente as cinzas de defuntos, utilizados pelos budistas como um lugar de meditação.  Stupas são uma antiga forma de mandala.

Stupas originou como pré-budistas túmulos de barro, em que ascetas foram enterrados em uma posição sentada, chamado chaitya . Após o parinirvana do Buda, os seus restos mortais foram cremados e as cinzas divididas e enterradas sob oito montes com dois montes mais Encerrando a urna e as brasas. Pouco se sabe sobre estes primeiros stupas, especialmente uma vez que não foi possível identificar os originais 10 monumentos. No entanto, alguns stupas posteriores, como em Sarnath e Sanchi, parecem ser enfeites de montes anteriores.


                                         http://youtu.be/5x3LOPo0kt8


500 são os chedis que rodeia em circulo o chedi principal








~



O tecto do topo do chedi principal




O articulista junto a uma das entrada que dão acesso ao topo do chedi




O articulista no topo do chedi dos 500 chedis.




Na parte junto à montanha está semdo construído um Buda reclinado que passará a ser o maior, no género em toda a Tailândia, segundo injformação, irá ter 150 metros de comprimento.


Vários monjes orando, num improvisado templo junto à montanha

Na foto, em primeiro plano um cunhado do articulista e em segundo plano, envergando uma blusa forida, é a esposa do articulista orando junto ao altar mor do tempo perto da montanha.


O articulista ofertando uma nota de 20 bats.



Mais abaixo estão construído um pequeno templo, os troncos das arvores que servem de pilares, estão lindamente esculpidos, provavelmente daqui a mais um ano já estejam os trabalhos concluídos.













Várias imagens sagradas que se localizam defronte dos 500 chedis


Passava já das 15.00 horas quando deixamos o lindo local, seguimos para a cidade de Nakhon Nayoke onde fomos almoçar



-continua -

Nenhum comentário: