o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, fevereiro 21

DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA



O Dia Internacional da Língua Materna é comemorado em 21 de fevereiro e foi proclamado pela UNESCO em 17 de novembro de 1999. Foi reconhecido formalmente pela Assembléia Geral das Nações Unidas, que estabelece 2008 como o ano internacional das Linguas. O dia Internacional da Língua Materna se originou com o Dia do Movimento da Língua, que é comemorado em Bangladesh (anteriormente Paquistão Oriental) desde 1952.

O dia é comemorado anualmente pelos estados membros da UNESCO e em suas matrizes para promover a diversidade e o multilingualismo linguísticos e cultural.


História

Em 21 de fevereiro de 1952, correspondendo a 8 Falgun de 1359 no calendário de Bangla, um número de estudantes que fazem campanha para a reconciloação de Bangla como uma das línguas do estado do Paquistão foram mortos quando polícias atearam fogo em cima deles.

Tudo começou em uma reunião pública sobre 21 de março de 1948, Muhammad Ali Jinnah, general do Paquistão, declarou que Urdu será a única língua para o oeste e Paquistão do leste. Os povos de Paquistão do Leste (agora Bangladesh), cuja a língua principal é bengali, começaram protestar de encontro a isto.

Uma reunião do estudante em 21 de fevereiro chamou-se para uma batida província-larga. Mas o governo invocou a seção 144 em 20 de fevereiro. A comunidade dos estudantes em uma reunião sobre a manhã de 21 de fevereiro concordou continuar com seu protesto mas não quebrar a lei da seção 144. Mesmo assim as polícias abertas ateiaram fogo e mataram os estudantes.



Fonte - Enciclopédia livre



6 comentários:

Catarina disse...

Sem comentarios.

Unknown disse...

Parece-me que com este novo acordo Ortográfico, vão nascer novas línguas que ninguém entende.

Espero Gambeta que se salve e se guarde a linguagem do amor.
Apenas esta linguagem se mantém viva. A outra parece que regressa à Babilónia onde ninguém consegue entender a palavra PAZ - Família - Justiça - Amor...

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Luis Coelho
Estou internamente de acordo com suas sábias palavras.
Eu que estou longe da pátria mãe faz 50 anos, o meu português escrito,é iguaulemnte bem parco.
Num futuro não muito longínquo, temos a língua portuguesa tam como a inglesa.
Abraço amigo

Graça Sampaio disse...

Só hoje fiquei a saber que se comemora hoje o Dia da Língua Materna. Também não conhecia a história.

Obrigada, amigo Cambeta.

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Graça Sampaio,
Eu sabia desta data e desta comemoração e estou bem recordado do que aconteceu na altura.
Existem dias para tudo este é mais um.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Graça Sampaio,
Eu sabia desta data e desta comemoração e estou bem recordado do que aconteceu na altura.
Existem dias para tudo este é mais um.
Abraço amigo