o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, março 7

VISITA A SAMUT SAKHON




Samut Sakhon (tailandês: สมุทรสาคร  é uma das províncias centrais (Changwat) da Tailândia, a qual o articulista, por dezenas de passou, mas nunca visitou, o ue irá fazer neste fim de semana.

Etnologia

A palavra Samut significa Oceano e Sakhon significa Lago,  palavras estas originárias do sâncrito. 
Geografia

Samut Sakhon está localizado na foz do rio Tha Chin Klong, um afluente do rio Chao Phraya, para o Golfo da Tailândia. Na costa do mar muitos campos são utilizados para a produção de sal..


O nome mais antigo

A área é Chin Tha, provavelmente referindo-se ao fato de que era um porto comercial onde juncos chineses chegavam. Em 1548 a cidade Sakhon Buri foi estabelecida, e  renomeada em 1704 para Mahachai.  De novo  foi renomeada pelo Rei Mongkut para seu nome atual, no entanto, o antigo nome Mahachai, continua a ser usado  pelos moradores.



SIMBOLOS



O selo provincial  mostra um junco chinês em frente à costa, com uma chaminé de fumar. Ambos referem-se a tradição de negociação antiga, bem como as indústrias locais. Em tempos idos os portugueses possuiam imensas fábricas de produção de açucar, extraído da cana de açucar, a chaminé representa uma dessas fábricas.

A Provincial árvore é a árvore Diabo (Alstonia scholaris). O slogan  provincial, Cidade da Pesca, Terra Agricola, Cidade Fábrica, Cidade Histórica.

O QUE DE INTRESSANTE TEM PARA VER




Wat Yai Chom Prasat (วัดใหญ่จอมปราสาท): É um antigo templo, construído aproximadamente à 400 anos.

Este templo contém uma riqueza histórica. O Departamento de Belas Artes em 27 de setembro de 1936, o classificou como monumento nacional.



Wat Suthiwat Wararam (วัด สุทธิ วา ต ว รา ราม) ou Wat Chong Lom (วัด ช่องลม): é um templo real lindamente decorado  e um modelo de país desenvolvido. Na frente do templo é consagrado uma estátua do rei Rama V, celebrando sua jornada real para Tha Chalom e seu estabelecimento como primeiro distrito sanitário da Tailândia.



  Samut Sakhon Centro de Ciências da Educação.
 O edifício abriga uma exposição sobre astrologia e espaço. Fora do prédio, jardins científicos são organizados, como jardim geológico, jardim de saúde, parque de diversões física, jardim agrícola orgânica e jardim de verduras.


Wat Khok Kham (วัด โคก ขาม): A parte interessante deste templo é o ubosoth velho decorado todo em volta com  marcos de fronteira Sema.

Adjacente fica o Santuário Norasing Phanthai que era um santuário temporário e uma loja de objetos antigos sobre a história de Norasing Phanthai.





                                   Santuário Phanthai Norasing  (ศาล พัน ท้าย นรสิงห์)

Este é considerado como o símbolo de honestidade. Ele foi construído para ser um memorial para Phanthai Norasing, um homem de integridade do período de Ayutthaya. O evento histórico ocorreu em 1704, quando Phra Chao Sua, um rei de Ayutthaya, fez uma visita real pela barca real Ekkachai através da curva Canal Kham Khok. Phanthai Norasing, que foi o timoneiro, não poderia operar o leme, fazendo com que a proa  fosse embater no galho de uma árvore . Devido ao facto o timoneiro solicitou ao rei , o timoneiro  para matá-lo, segundo as leis reais vigentes, mas o rei o perdoou.

Depois de sua morte, o rei mandou construiu um santuário em Khlong Khok Kham e ordenou a ter um novo canal, mais tarde nomeou Khlong Mahachai, para dragar e  eliminar as curvas acentuadas do Canal Khok Kham.


Khlong Khok Kham (คลอง โคก ขาม): Um canal muito sinuoso. Algumas partes as curvas tem de 90 graus. A maré é tão forte que é muito difícil de controlar  um barco.

Isso causou um acidente quando o rei Phrachao Suea navegava no Khlong Khok Kham em sua viagem particular na barca real Ekkachai. A barca bateu um galho de uma árvore e Norasing Phanthai como o timoneiro assumiu a responsabilidade pelo que pediu para ser executado.



                                      Pom Wichian Chodok (ป้อม วิเชียร โช ฎ ก):

A fortaleza de Pom Wichian foi construída em 1828 durante o reinado do rei Rama III, porque nesse período, houve um conflito com os vietnamitas sobre Chao Anuwong de Vientiane. A fortaleza foi construída de tijolos e cimento, sem guarita alguma, estando os seus inumeros canhões direcionados para a boca do rio, canhões esses de fabrico português. 


    Pilar da cidade  (ศาลหลักเมือง):

Um lugar sagrado, bem como um centro especial para os pescadores da província. Toda vez antes de sairem para  faina, aproam suas embracações em direcção do pilar em sinal de respeito e homegem queimado panchões, o mesmo acontece em Macau defronte do Pagode Barra.




 

Talat Maha Chai (Tharuea Thetsaban) (ตลาด มหาชัย, ท่าเรือ เทศบาล):

É um centro de comércio e transporte de Samut Sakhon. Talat Maha Chai é um ponto de partida de  barcos para vários distritos, possuindo um moderno terminal.



                                                Saphan Pla (สะพานปลา): 

É a maior e modena ponte de venda de peixe, possuindo uma das maiores lotas do país.


 . 


Wat Pa Chai Rangsi (วัดป่าชัยรังสี): 

Este templo foi construído em 1982. Seu padrão único de arquitetura, semelhante aos santuários de pedra no Nordeste da Tailândia, é o aspecto mais interessante do templo






Wat Bang Pla (วัดบางปลา): 

É um importante templo da minoria seg em Samut Sakhon. O rei Rama V foi ao templo quando Luangpu Thao Kao Yot ali era monge. Além disso, Krommaluang Chumphon Khet Udomsak teve uma longa passagem coberta construída com beirais sendo lindamente gravada.



Ao Maha Chai Mangrove  Centro Florestal de Estudos de Recursos Naturais situa-se em Tambon Ban Ya Phraek na foz do rio Chin Tha. O centro está localizado na área da Reserva Florestal Nacional, no lado ocidental de Ao Maha Chai.




A costa marítima de Samut Sakhon’s  é apropriada para a criação de camarões e igualmente de salinas, especialmente na zona deTambon Kalong, Tambon Na Khok, Tambon Ban Bo, Tambon Bang Thorat, Tambon Khok Kham and Tambon Phanthai Norasing.



 Wat Nang São (วัด นางสาว) O importante monumento antigo. No interior  do templo existe um salão de ordenação feita em  tijolo com uma base curva semelhante a um junco e  com uma entrada que é chamada de "Bot Maha Ut". Possui um telhado  em estilo antigo, contruído de terracota e azulejos, cujos feixes são feitas de troncos.


                                                            Plong Liam (ปล่องเหลี่ยม):

 É uma chaminé de uma fábrica de açucar portuguesa.
Os portugueses estabelecidos na Tailândia promoveram a pantação de cana de açucar e construiram várias fábricas para a produção de açucar.




O festival de  Seafood  tem lugar, anualmente, durante os meses de fevereiro e março, junto ao Pilar da Cidade, o articulista aproveita para poder participar e apreciar estas belas comidas.


A feira da agricultura The Ban Phaeo é realizada durante os meses de fevereiro e março, promovendo os produtos da região, evento este em que o articulista igualmente visitar. 




A Procissão  Chaopho Lak Mueang  tem lugar em Junho de cada ano, no aterro em frente à prefeitura. O "Chaopho Lak Mueang" é, então, colocado em um palanquim em um barco de pesca, que é lindamente decorados com bandeiras, e navegando ao longo do rio Tha Chin de Talat Maha Chai para Tha Chalom na área de Wat Suwannaram terminando no Wat Chong Lom , proporcionando uma oportunidade para as pessoas prestarem sua homenagem e respeito  e obter boa sorte.


O Festival vegetariano  Chalom  tem lugar no nono mês do calendário lunar, entre os dias 1 a 9 quando a lua se encontra no quarto cheio. É um festival vegetariano sereno de natureza cerimonial. Ele purifica o corpo e o espírito no qual é participado  por um grande número de pessoas.



O Festival de Oferta Mel tem lugar no Wat Khlong Khru, Amphoe Mueang, Samut Sakhon, na lua cheia do 10 º mês lunar.

 Faz parte da cultura tradicional do povo tailandês seg, prestando homenagem aos monjes.

 Os monges irá preservar o mel e usá-la como remédio. O povo tailandês seg acreditar que aqueles que oferecendo mel para os monges irão obter boa sorte  e ganhar a prosperidade financeira e na honra, tanto nesta como na próxima vida.




A festa de oração e homenagem à deusa  Bodhisattva Kwan Yin tem lugar, anualmente, no mês de novembro, dias 19 a 23. 


                                                             Igreja de Santa Ana






O articulista e sua família irão passar o fim de semana nesta província e conhecer todos os locais, participando no festival de mariscos e ficando hospedados no hotel Central Place.vide video do hotel

Fontes - recolha de dados nos serviços de turismo e através da google.

5 comentários:

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Caro Amigo António Cambeta!
Desejo-lhe uma ótima estadia nesta aprazível localidade do Reino do Sião!
Caloroso abraço! Saudações turísticas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo
A província que iremos visitar faz parte da grande metropole de Bangkok e dista cerca de 210 kms, por lá passei dezenas de vezes mas nunca me dei ao cuidado de a visitar.
Amanhã, bem cedinfo de Bangkok sairemos e espero que o nosso fim de semana seja passado da melhor forma.
Depois relatarei tudo o que me seja dado a ver.
Abraço amigo, saudações turisticas.

Catarina disse...

Bom passeio, amigo Cambeta!
Fico a aguardar o relato do passeio. : )

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Catarina,
Estou de volta, chegamos ontem à noite a Bangkok, foi uma viagem muito interressante, a qual irei descrever por vários ca+pítulos, já que nos foi dado a conhecer imensas coisas lindissimas.
Cheguei super cansado dos pés e das pernas.
Abraço amigo, e vá seguindo o passeio que irei postar.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Catarina,
Estou de volta, chegamos ontem à noite a Bangkok, foi uma viagem muito interressante, a qual irei descrever por vários ca+pítulos, já que nos foi dado a conhecer imensas coisas lindissimas.
Cheguei super cansado dos pés e das pernas.
Abraço amigo, e vá seguindo o passeio que irei postar.
Abraço amigo