o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, abril 4

CHING MING - DIA DE FINADOS CHINÊS





O Festival Ching Ming, celebra-se em toda a China, Macau, Hong Kong, Taiwan, este festival é igualmente realizado em Singapura, Malasia, Tailândia e em todos os países onde exista uma comunidade chineses,  sendo feriado oficial desde 2008 em Macau e Hong Kong.

É conhecido pelo Festival do Brilho Puro ou Festival brilhante e claro , Dia dos antepassados ​​ou Dia de limpeza das sepulturas, é um festival tradicional chinês e realiza-se, este ano de 2013, a 4 de abril após o solstício de inverno ou o 15o. dia do equinócio da primavera.

Astronomicamente é também um termo energia solar . O festival Qingming recai no primeiro dia do quinto termo solar, chamado Qingming. Seu nome denota um tempo para as pessoas sairem e desfrutarem do verde da primavera (Tàqīng踏青, "pisando no verde") e prestar homenagem a seus antepassados visitando seus tumulos.

Introdução


O feriado é conhecido por um número de nomes no idioma Inglês :


Dia de Finados (para não ser confundida com o feriado Católico Romano, Dia de Finados , com o mesmo nome)


Festival claro e brilhante

Dia dos antepassados

Dia da Limpeza das Sepulturas

Dia Memorial chinês

Lembrança da Primavera

Origem

O festival Qingming, Ching Ming, é o dia em que os chineses visitam os túmulos ou cemitérios onde repousam seus ancestrais. Tradicionalmente, as pessoas levam comidas e bebidas que colocam em cima das sepulturas, porém os hábitos estão mudando.

O festival teve a sua origem no dia Hanshi ( 寒食节 , literalmente, o dia só com comida fria), um dia memorável para Jie Zitui ( 介子推 ). Jie Zitui morreu no ano 636 aC, no período da Primavera e Outono.

Qingming, ou Ching Ming tem uma tradição que remonta a mais de 2.500 anos. Sua origem é creditada ao imperador Tang Xuanzong em 732. Cidadãos ricos na China foram alegadamente dando continuidade a estas extravagantes cerimónias e ostensivamente caras em honra de seus antepassados. O Imperador Xuanzong, visando limitar essa prática, declarou que apenas pelo Ching Ming se poderiam efectuar esses festejos de visita aos túmulos dos antepassados. A observância do Ching Minh ou Qingming, ficou então radicada na cultura chinesa e continua até aos dias de hoje.

Celebração

O Festival de Ching Ming ou Qingming é uma oportunidade para os celebrantes se lembrarem e honrarem os seus antepassados, indo aos cemitérios. ​​Jovens e velhos rezarm junto dos tumulos de seus antepasados, varrer os túmulos e fazem ofertas de alimentos, chá, vinho e muitos acessórios em papel, tais como dinheiro dos mortos, ouro e prato, isto em papel próprio que é queimado junto à sepultura.

Os ritos têm uma longa tradição na Ásia, especialmente entre os agricultores. Algumas pessoas carregam ramos de salgueiro com eles em Qingming, ou colocar ramos de salgueiro em seus portões e / ou portas dianteiras. Eles acreditam que os ramos de salgueiro ajudar a afastar os maus espíritos que vagueiam por essa altura.

Celebração do Festival Ching Ming: levando iPads aos antepassados



Há três anos atrás, por ocasião do Festival Ching Ming - que começa hoje - as pessoas só podiam comprar folhas simples de papel, como oferendas, que necessitam de ser dobrados para simbolizar dinheiro. Agora, os produtos mais vendidos são de papel "iPads, sapatos, bolsas", explica o proprietário de uma loja tradicional em Macau. Este comerciante vem vendendo as ofertas nos os últimos 20 anos, e diz que o negócio é bom este ano "por causa do desenvolvimento econômico global."

O Ching Ming Festival, que acontece na China a cada ano em torno de 04 de abril, é uma das festas mais celebradas entre o povo chinês.

É uma oportunidade para os celebrantes para recordar e homenagear seus antepassados ​​em cemitérios. Jovens e velhos rezar diante dos seus antepassados, varrer os túmulos e alimentos oferta, chá, vinho, pauzinhos de incenso, acessórios de papel e / ou libações. Os itens acima descritos são de papel, em seguida, queimado para garantir que o espírito do falecido tem muitas coisas boas na vida após a morte.




Culto aos antepassados ​​é uma tradição chinesa que remonta há milhares de anos e este festival sobreviveu até os dias atuais. É comemorado em Macau, Hong Kong, Taiwan e China Continental.


Hoje é feriado em Macau e em toda a China, por ser ser o dia dedicado aos mortos.


Assim, a comunidade chinesa de Macau, comemora hoje este culto ancestral de homenagem aos mortos que também está relacionada com a chegada da primavera, porque no calendário lunar, o Ching Ming marca o primeiro dia do quinto período e é tradicionalmente um dia dedicado para que as pessoas saiam à rua, celebrem a Primavera e cuidem dos túmulos dos seus antepassados.

Considerado o equivalente ao Dia dos Finados dos cristãos, embora com maior carga simbólica, o Ching Ming (ou Pura Claridade) leva os chineses a celebrarer um pouco por todo o mundo chinês este festival.

Dirigirem-se para todos os locais onde descansam os seus defuntos e os espíritos dos antepassados, para lhes prestar homenagem e culto. É uma ocasião de reunião familiar que demonstra bem o conceito chinês de continuidade para além da morte e de estreito relacionamento com os defuntos.

Os familiares, vindos por vezes de muito longe (tal como no Ano Novo), juntam-se ao clã e visitam os vários cemitérios dentro da cidade ou nas colinas das ilhas e na vizinha Guangdong. Aí, limpam e lavam as campas, batem cabeça e fazem oferendas de incenso e de comida aos antepassados.

No final das cerimónias em honra dos mortos, os familiares realizam uma espécie de piquenique em pleno cemitério, junto à campa dos seus entes desaparecidos e a festa acaba com a queima de panchões e a colocação de um papel encarnado na pedra tumular, a avisar que aquele defunto já foi homenageado pelos seus familiares e que não é um abandonado...




Manda ainda a tradição que as mulheres não usem agulhas de costura, nem lavem os seus cabelos.


**************************************************************************









KUCHING: ‘Ching Ming’, or Chinese Tomb Festival, is a traditional Chinese festival which usually falls on April 4 or 5 annually.

For this year it is observed today.

‘Ching Ming’ is one of the 24 solar terms in the Chinese calendar. It is the first traditional Chinese festival celebrated by the Chinese community after the Lunar New Year.

During this festival, the Chinese community would honour their ancestors at the graveyards.

Some may turn up at the tombs as early as 5am to take advantage of the cool morning.

It is observed as a public holiday in China, Taiwan, Hong Kong and Macau, but not in Malaysia.

Although today is the actual day of the festival, many Chinese in the state had chosen to celebrate this tomb festival earlier.

This is usually the case when the actual day is not on a weekend.

According to tradition, it is acceptable to observe the ritual earlier but not later than the actual date.

Thus, those who celebrated it earlier are usually those who did not want to face the inconveniences of a last minute rush or the unpredictable weather.

Among the common items they would bring along are fruits, tea, wine, dumplings, joss sticks, candles and spirit money (or ‘hell notes’) to offer to their departed ones.

Often burnt too are paper replicas of mansions, limousines, mobile phones, television sets, radios and even credit cards. These things are for the departed to use in the spiritual world.

However, a growing number of Chinese people see such acts as merely a symbolic gesture to conform to traditional practices.

They say those ‘modern gadgets’ are merely the work of resourceful-minded entrepreneurs out to make a fast buck.

Some among the younger generation too have started doing away with the old practice of bringing along cooked meat like chicken, duck or pork to the tombs.

They say these items are cumbersome and messy, and may even pose a health hazard.

What is important, they believe, is the significance of the commemoration and sincerity, not the elaborative displays during the festival.

Prayers recited at the tombs are basically to appeal to their ancestors to join the festival, request for blessings and protection, or to pray for prosperity and health for living family members.

Firecrackers may be set off to make the atmosphere merrier because ‘Ching Ming’ is not regarded as a mournful event.

To some families, this festival is like a happy family outing which also serves as an opportunity for them to meet up with other family members from far and near.

Read more: http://www.theborneopost.com/2013/04/04/the-chinese-celebrate-ching-ming-today/#ixzz2PS5w0zna



Fonte - Borneo Post





Nenhum comentário: