o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, novembro 11

PROVÍNCIA DE KANTCHANANBURI - TAILÂNDIA



 



 

 


Kanchanaburi กาญจนบุรี é o maior das províncias (changwat) na parte oeste da Tailândia . Províncias vizinhas são (de norte no sentido horário) Tak , Uthai Thani , Suphan Buri , Nakhon Pathom e Ratchaburi . Na parte oeste faz fronteira com o Estado de Kayin, Mon State e Tanintharyi, regiões de Mianmar.

Esta província e sua capital é frequentada por muitos turistas atraídos pela sua longa história e civilizações antigas, é na cidade, capital da província, que se encontra a fomosa ponte sobre o Rio Kwai, local histórico da Segunda Guerra Mundial. A província também é famosa por suas atrações naturais, como florestas, montanhas, cavernas, cachoeiras e parque Erawan.

Ocupa uma área de 19 483,2 Kms2, A flor provincial é a Jasmine floração-nocturna (Nyctanthes arbortristis), e a árvore provincial é o lancewood Moulmein ( Homalium tomentosum ).
Arqueologicamente ficou provado que Kanchanaburi remonta ao século IV, vestígios de peças de porcelana e outros revelam o comércio com países vizinhos, já naquela época. Historicamente pouco se sabe sobre a influência Khmer em Kanchanaburi. mas há indícios de sua ocupação com o Prasat Muang Singh.

Poucos registros históricos existem sobre a província de Kanchanaburi antes do reinado do rei Rama I , mas alguns historiadores acreditam que a província era um importante ponto estratégico durante o período de Ayutthaya. Em 1982, o Fine Arts Department nas escavações arqueolócias efectuadas foram encontrados muitos esquelos de serem humanos e de elefantes, como no distrito de Phanom Thuam foram espadas, que se presumem terem sido usadas na famosa batalha que o rei Naresuan travou com as tropas birmanesas.

Com a ascensão da dinastia Chakri (que mais tarde se tornaria o Rei Rama I) Kanchanaburi certamente desempenhou um ponto estratégico distintivo como defesa contra a invação das tropas birmanesas.
Para os estrangeiros no entanto, apenas a história recente de Kanchanaburi, que realmente se destaca com o nome 'Ponte sobre o rio Kwai '. construída durante a ocupação japonesa da Tailândia em 1942, para o efeito foram usados prisioneiros de guerra aliados e trabalhadores asiáticos pelos japoneses para construir a referida ponte ferroviária que ligava a Tailândia à Birmânia. Um número inédito de mais de 100.000 prisioneiros de guerra aliados (16.000 e 90.000 trabalhadores locais asiáticos) morreram devido às terríveis condições de trabalho.
 

Divisão Administrativa

Map of Amphoe

Kanchanaburi se subdivide em 13 distritos (amphoe). Estes distritos se subdividem em 98 comunas(tambon) e 887 aldeias (muban).

  1. Mueang Kanchanaburi
  2. Sai Yok
  3. Bo Phloi
  4. Si Sawat
  5. Tha Maka
  6. Tha Muang
  7. Thong Pha Phum
  1. Sangkhla Buri
  2. Phanom Thuan
  3. Lao Khwan
  4. Dan Makham Tia
  5. Nong Prue
  6. Huai Krachao

 
 
O selo provincial apresenta três stupas, situadas na Montanha Bantadthong. Essas stupas deram o nome à passagem na montanha para Mianmar, chamado "Três Pagodes"
            (stupa é um monumento funerário que contém as cinzas ou relíquias de budas)

 
A cidade de Kantchananburi dista 131.5 Kms de Bangkok

 
O articulista vistando nove mosteiros e o museu de Kantchananburi

                   http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2009/02/kantchananburi.html



O articulista e sua família visitando a barragem de Srinakarin

 

O Rio Yai Khwae (แม่น้ำ แคว ใหญ่ , também conhecido como o Si Sawat ( แม่น้ำ ศรีสวัสดิ์, é um rio no oeste da Tailândia. Tem a sua origem na Tenasserim Hills e corre  cerca de 380 quilômetros através Sangkhla Buri, Si Sawat e Mueang distritos da província de Kanchanaburi, onde se funde com o rio Khwae Noi para formar o Rio Mae Klong em Pak Phraek subdistrito .
 



A primeira vez que o articulista visitou a cidade de Kantchananburi, foi no ano de 1984.
Quando o articulista tinha 14 anos de idade, passou em Évora o famoso filme da Ponte sobre o Rio Kwai, jamais pensaria que um dia a iria conhecer in loco.

A famosa ponte da estrada de ferro Birmânia atravessa o rio em Tha Makham Subdistrito do Distrito Mueang . No entanto, esta não é a mesma ponte, conforme ilustrado na ponte sobre o rio Kwai por Pierre Boulle e em sua adaptação para o cinema . Essa ponte foi construída de madeira de cerca de 100 metros a montante da ponte atual. Não há vestígios da primitiva ponte de madeira.
 



The War Cemetery Kanchanaburi (conhecido localmente como o Don- Rak War Cemetery ) é o principal cemitério de  prisioneiros de guerra ( POW) associado às vítimas da construção da ponte sobre o Rio Kwai. Este cemitério possue  6.982 campas de ex- prisioneiros de guerra enterrados, na sua  maioria militares australianos, britânicos e holandeses .

http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2009/02/kantchananburi.html



Erawan National Park é um parque que abrange uma área de 550 quilômetros quadrados no oeste da Tailândia localizado nas montanhas de Tenasserim, é o 12o. parque nacional, e foi criado no ano de 1975. 
 
A principal atração do parque são as cascatas de Erawan em homenagem ao Erawan, o elefante branco de três cabeças da mitologia Hindu. As setes cascatas se assemelham ao Erawan. 
 
 
O articulista, na companhia de sua família, visitou este parque e descontente ficou pelo preço de entrada praticado, para os tailandes a entrada era de 20 baths, para os estrangeiros esse preço era de 200 baths, descontente por essa prática, deixou resgitada no livro de mensagens o seu descontentamento.
 
O articulista tirou imensas fotos, mas por mais que as procurem as não encontra.
 
Neste mesmo parque existem quatro cavernas, a saber, Mi, Rua, Wang Bahdan e Phartat.

 

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Esta é MUITO famosa.
E o filme excepcional.
Aquele abraço e votos de boa semana!

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Pedro Coimbra,
A ponte existente não é a original, o nome sim continua a ser famoso.
Por lá andei por diversas vezes, mas da última vez não entrei na cidade, já que andava percorrendo 9 mosteiros na periferia.
Abraço amigo e votos de óptima semana, agazalha-se, o frio está vindo.