o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, novembro 11

PROVÍNCIA DE KHON KAEN - TAILÂNDIA






 

No regresso de sua viagem ao Laos, e desejando conhecer conhecer a província de Khon Kaen, o articulista e sua esposa passaram  três dias no mês de março de 2009, na bela cidade de Khon Kaen.



Khon Kaen (Thai ขอนแก่น) é a segunda maior cidade do Nordeste da Tailândia. Faz fronteira com as províncias de Nongbua Lamphu, Udon Thani, Kalasin, Maha Sarakham, Buriram, Nakhon Ratchasima, Chaiyaphum, Phetchabun e Loei.

História

No ano de 1783, quando o senhor Rajakruluang conjuntamente com 300 pessoas ali se fixaram deram origem à presente cidade, na altura o Rei Rama I, ordenou governador o senhor Rajakruluang afim de apertar os laços comerciais e socias com os povos da área de Isan.

A cidade em si se localizou por seis vezes em várias zonas, somente no ano de 1879 se fixou definitivamente onde hoje se encontra em Nuang Kaw, Khon Kaen passando a ser no século XX um centro administrativo de alta importância.
Ocupa uma aérea de 10 886 kms2.
 
 
 

 
 

Divisão Administrativa

Map of Amphoe


A província subdivide-se em 26 distritos (amphoe) e estes se subdividem em 198 subdistristos(tambon)  e em 2 139 (muban).

  1. Mueang Khon Kaen
  2. Ban Fang
  3. Phra Yuen
  4. Nong Ruea
  5. Chum Phae
  6. Si Chomphu
  7. Nam Phong
  8. Ubolratana
  9. Kranuan
  10. Ban Phai
  1. Pueai Noi
  2. Phon
  3. Waeng Yai
  4. Waeng Noi
  5. Nong Song Hong
  6. Phu Wiang
  7. Mancha Khiri
  8. Chonnabot
  9. Khao Suan Kwang
  10. Phu Pha Man
  1. Sam Sung
  2. Khok Pho Chai
  3. Nong Na Kham
  4. Ban Haet
  5. Non Sila
  1. Wiang Kao
 

Uma província que se recomenda visitar.


O selo províncial apresenta uma stupa de Phra That Kham Kaen, que se acredita conter relíquias de Buda. As duas árvores que são retratados em ambos os lados, uma é a banyan ( Ficus benghalensis ), a outra uma canafíscula ( Cassia fistula ).
 

 

 
A cidade de Khon Kaen dista 542.4 Kms de Bangkok



Pilar da Cidade
O santuário sagrado está localizado em frente a Suk Chai em Thepharak, edificio municipal de Khon Kaen. Um monge famoso e ex-governador de Khon Kaen colocou uma inscrição em pedra de um antigo local em Amphoe Chum Phae, num ritaul budista  e configurar o santuário do pilar da cidade. 

 



O Parque Nacional Phu Pha Mann anteriormente conhecido como reservas florestais Dong Larn e Phu Poiy em Khon Kaen e na província de  Loei, perto do Parque Nacional de  Phu Kradung.
 
A maior parte dessa área é uma pedra calcária, e muito íngreme, encontra-se  200-800 metros de altura acima do nível do mar. Há muitos riachos que fluem para o Rio Pong que banha o Parque Nacional Phu Kadeung, e do Rio Chern em Khon Kaen. O solo nesta área é composta por ricos solos arenosos , bem como pedras.

 
Existem muitos tipos de plantas e vida selvagem, como pau-brasil, rattan, orquídeas selvagens, grama, capim elefante cogon, antílopes, javalis, cervos, macacos, coelhos, pangolins e um vasto número de  aves e insectos.


O Museu Nacional deKhon Kaen foi oficialmente inaugurado por Sua Majestade o Rei em 20 de dezembro 1972, como parte de um esforço para preservar a herança cultural da região nordeste da Tailândia.
O Museu Nacional de Khon Kaen possue uma vasta coleção de importantes achados arqueológicos no interior do Norte e do Leste da Tailândia (em particular, achados de Ban Chiang na província de Udon Thani, aos quais foi dado o estatuto de património da UNESCO). Para um museu de seu tamanho, ele tem um extenso alcance. Issan (ou nordeste da Tailândia), uma vez que o lar de algumas civilizações antigas, incluindo os da Ban Chiang, Dvaravati, Lopburi e Khmer.
 
Khon Kaen tem desempenhado um papel importante na história da região. O museu exibe uma gama de itens de arquitetura, incluindo: lajes de mármore (ou Sema), antigo baixo relevo, estuques e ferramentas antigas. Entre as suas outras exposições são: fósseis de dinossauros; restos esqueléticos humanos, instrumentos musicais antigos, juntamente com exposições de cerâmica. Há também uma variedade de outros produtos diversos, provavelmente, a mais importante das quais sendo as imagens de Buda.

                                                   Wat Nong Waeng , o Royal templo
 
 
 
                         http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2009/03/khon-kaen.html


O Phrathat Kham Kaen localiza-se no Wat Chetiyaphum,  acredita-se ser a origem da cidade de Khon Kaen, desde os tempos antigos. Phrathat Kham Kaen pode ser o momento do século XX dC.
 
 Segundo a lenda, em volta do rei que governou a cidade Mori no reino Khmer, este encarregou nove monges mais velhos para levarem as relíquias do Buda para serem colocado em Phrathat Phanom. No caminho, a caravana passou uma noite aqui, estabelecendo um acampamento no cerne de uma árvore de tamarindo morto.
 
Os nove monges chegaram a Nakhon Phanom no dia seguinte ficando a saberem que as obras do Phrathat Phanom já tinham sido concluídas, como tal eles voltaram na mesma rota com um desejo de colocar as relíquias em sua cidade natal. No caminho de volta, os monges  ficaram surpresos ao encontrar o tamarindo morto, agora exuberante. Por isso, eles decidiram construir uma Phrathat no local e nele colocaram as relíquias e imagens de Buda no seu interior, nomeando Phrathat Kham Kaen que significa que a stupa do cerne de tamarindo .
 
Anualmente, no dia de lua cheia do sexto mês lunar se realiza uma festa religiosa.
 
Phrathat Kham Kaen dista  12 quilômetros do centro da cidade de Khon Kaen.




O articulista para se deslocar ao local teve que utilizar uma viatura, tipo camioneta de carga.
 
 

King Cobra Vila Ban Khok Sa-nga em Sai Mun é famosa por seus animais de estimação estranhos, cobras capelos mantidas em cada casa.

Os moradores ganharam uma renda extra com a venda de medicamentos à base de plantas, viajando em torno das aldeias. Em 1951, um médico local, Ken Yongla, iniciou um programa de espectaculos com cobras, que foram bem-sucedidos para atrair clientes para a aldeia, mas os espectuaculos com  era muito perigoso, então ele inverteu os espectaculos usando cobras capelo. 

Hoje, na aldeia, um show de cobra é realizada no Wat Si Thamma, realizando diferentes séries de shows, como a dança da serpente e de boxe entre a cobra capelo e o homem. Os moradores também viajam para organizar shows de cobras e oferecer medicina à base de plantas.
 


O articulista esteve num mosteiro próximo, mas não teve coragem de visitar a aldeia.

Nenhum comentário: