o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, novembro 15

PROVÍNCIA DE MUKDAHAN - TAILÂNDIA








Mukdahan มุกดาหาร) (também conhecida por Mukdaharn) é uma das províncias (changwat) do nordeste da Tailândia .  Províncias vizinhas são (do sul no sentido horário) Amnat Charoen , Yasothon , Roi Et , Kalasin , Sakon Nakhon e Nakhon Phanom . A leste faz fronteira com o Rio Mekong , em que se encontra Savannakhet Província de Laos .
 
 
 
Ocupa uma área de 4 339,8 Kms2, a árvore e flor representativas da província é a Ochna integerrima.
Ano 1132 do Chulasakarat (Era Menor), [Ano 2313 da (Era budista ou BE) Buddhasakarat] do calendário budista . The realm of Mukdahan at this stage covered both sides of the Mekong and reached the frontierlands of the Vietnamese (including the Laotian province of Savannakhet). O reino de Mukdahan nesta fase coberto ambos os lados do Mekong e alcançou as frontierlands dos vietnamitas (incluindo a província do Laos Savannakhet).
Em 2321 da Era Budista, durante o Período Thonburi quando o rei Taksin o Grande enviou as suas forças armadas para a  área do rio Mekong, tendo dado ordens a  Phra Mahakasut Suek e Chao Phya Chakri para enviarem as suas tropas para as margens do rio Mekong, a fim de suprimir e unificar os senhores de todos os grandes e pequenos reinos existentes na altura em ambas as marges do rio, tendo sido unificados sob o reinado do Reino de Thonburi e sido declarado governador dessas terras  Chanthakinnaree Phya Chanthasrisuraja Uparaja Mandhaturaj, o primeiro Lord do Reino de Mukdahan e, assim, oficialmente chamado de reino Mueang Mukdahan.
A cidade de Mukdahan foi fundada em 1770 pelo Lord Chanthakinnaree de Phonsim que a partir de Udon Thani administrava esse reino. No ano de 1907 passou a ser um distrito da província de Nakhon Phanom .  No dia 27 de setembro de 1982 Mukdahan adquiriu o estatuto de província.

Divisão Administrativa

Map of Amphoe

A provincia subdivided em 7 distritos (Amphoe), estes se subdividem em 53 subdistritos  (tambon) e em  493 aldeias (muban).

  1. Mueang Mukdahan
  2. Nikhom Kham Soi
  3. Don Tan
  4. Dong Luang
  1. Khamcha-i
  2. Wan Yai
  3. Nong Sung

 

 O selo provincial apresenta o palácio de Prasart Song Nang Sathit, em que uma opala é exibida em uma bandeja.



 
 A cidade de Mukdahan dista 647,7 kms de Bangkok

 
               O articulista junto a Ponte da Amizade que liga a Tailândia ao Laos 






 
 Mártires de Songkhon  (Thai: ม รณ สักขี แห่ง สอง คอน) Tailândia (também chamadas de sete Beatos Mártires de Songkhon).
 
 Os mártires foram executados na aldeia de Thais são sete Católica Romana executado na aldeia Songkhon, província de Mukdahan, nordeste da Tailândia, em dezembro de 1940 pelas forças da polícia local durante a Guerra Franco-Thai e polícia falsamente acreditava que eles estavam espionando para os franceses. As vítimas foram beatificados pelo Papa João Paulo II em Roma em 22 de outubro de 1989.
 
O articulista visitou o local e tirou vária fotos, ainda conseguiu salvar algumas as quais se expoem nem seu artigo.


 



Os nomes dos mártires são:
Beato Filipe Siphong Onphitak, catequista, 33 anos
Bendito Irmã Agnes Phila, 31 anos, pertencia ao Amantes da Congregação da Santa Cruz
Bendito Irmã Lúcia Khambang, 23 anos, pertencia ao Amantes da Congregação da Santa Cruz
Bendito Agatha Phutta, 59 anos
Bendito Cecilia Butsi, 16 anos
Bendito Khampai Bibiana, 15 anos
Beata Maria Phon, 14 anos


Esta igreja católica foi construída em 1920, durante a ocupação francesa e continua a funcionar hoje.

Não é exatamente relativamente imponente com sua torre modesta, paredes brancas e simples dentro, mas ele tem alguns vitrais e um jardim com uma estátua da Virgem Maria entre a igreja e a praça Talaat Yen.



O Wat Si Mongkhon Tai está perto do posto de controle de imigração. O templo abriga uma imagem de Buda importante da província, Phra Ong Chao Luang, uma imagem construída antes da fundação da cidade. Esta imagem em tijolo é de 2,2 metros de largura e 2 metros de altura. Segundo a lenda, o primeiro senhor de Mukdahan descobri que enquanto estava supervisionando a construção da cidade.
 
 Além disso, outra imagem feita de aço foi encontrado debaixo de uma árvore Bodi, com apenas sua parte superior que saía do chão.
 
O articulista visitou este antigo mosteiros, mas por muita penaa sua, as fotos essas foram apagadas em seu blog pela google.



O Parque Nacional Mukdahan  ( Phu Pha Thoep ) localiza-se a 17 quilômetros da cidade. . O parque tem uma área de 48,5 quilômetros quadrados e é composto, principalmente, de muitas altas montanhas ligadas entre si como Manorom Phu , Phu Nang Hong, Phu Pha Thoep , Phu Tham Phra , Phu Lak Se, Rang Phu , Phu Pong, e Phu Kham Mak Mi. O pico mais alto é Phu Chom Se , Que a 420 metros acima do nível do mar.

http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2010/02/mukdahan-indochin-market-tailandia.html

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Mais uma que me é totalmente desconhecida.
Aquele abraço e votos de uma excelente semana!!

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Pedro Coimbra,
Esta bela província fica na zona do Isan e que adorei conhecer.
Abraço amigo