o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, novembro 22

PROVÍNCIA DE PATTANI - TAILÂNDIA




 


 


Pattani ปัตตานี) é uma das  províncias (changwat) do sul da Tailândia . Províncias vizinhas são (de sudeste no sentido dos ponteiros do relógio) Narathiwat , Yala e Songkhla .
Pattani é uma das quatro províncias da Tailândia onde a maioria da população, 88%, é malaia muçulmana.  A sua linguagem é o idioma Malaio Patani. Os malaios de Pattani são muito semelhantes na etnia e cultura  dos malaios de Kelantan , na Malásia .
O verdadeiro nome de Pattani deriva de Patani  ( Jawi : ڤتنا); o seu nome original pode significar 'praia esta no idioma Malaio Patani. Em Malay padrão, é "Ini Pantai".
 A história da província de Pattani é igual a de Yala e de Songkhla
Patani (em malaio, ou Pattani, (deriva do Jawi : ڤتنا ), conhecida igualmente por Patani Raya, ou "Grande Patani " ) é um termo que tem sido usado para descrever uma região que compreende as províncias do sul da Tailândia de Pattani, Yala ( Jala ), Narathiwat ( Menara), e partes de Songkhla ( Singgora ), juntamente com a maior parte do norte da moderna penísula maláia .
Patani é historicamente semelhante ao sultanatos como Singgora ( Songkhla ), Ligor ( Nakhon Si Thammarat ) e Lingga ( perto de Surat Thani ) : Patani era um sultanato malaio semi- independente em homenagem ao Siamese reinos de Sukhothai e Ayutthaya.
Depois da queda de Ayutthaya em 1767, o Sultanato de Patani ganhou a independência total, mas sob o rei Rama I, ficou novamente sob o controle do reino do Sião.
Um movimento separatista moderno tem buscado o estabelecimento de um estado islâmico malaio, Patani Darussalam, abrangendo as três províncias do sul da Tailândia. Esta campanha deu uma guinada violenta nos últimos anos, resultando em uma insurgência no sul da Tailândia e da imposição da lei marcial .
O articulista, no mês de Março  de 2003 percorreu todas as províncias do sul da Tailândia, indo com sua família de combóio, desde Bangkok até à cidade de Hat Yai, ficando hospedados no hotel JB, dali alugaram uma viatura e percorreram todas as províncias, tendo tirado imensas fotos.
 Foi uma viagem longa, visto que depois de vistas as provincias do sul seguiram de combóio até Surat Thani onde ficaram hospedados por uma noite, seguindo na manhã do dia seguinte para a cidade de Krabi lá ficando cerca de 5 dias, o regresso foi o inverso, Krabi-Surat Thani e desta cidade uma vez mais de combóio para Bangkok.
 


O selo da província mostra o canhão chamado Phraya Tani, conhecido como Sri Pattani em malaio, que foi lançado na província Pattani. Foi trazido para Bangkok em 1785, e agora está em exibição em frente ao Ministério da Defesa, em Bangkok.

A flor provincial é o hibisco Chinês (Hibiscus rosa-sinensis), e a árvore provincial  Ironwood (Hopea odorata).


A cidade de Pattani dista 1 042,5 Kms de Bangkok
 

Divisão Administrativa

Pattani possui  12 distritos (amphoe), estes se subdividem em 115 comunas (tambon) e 629 aldeias (muban).



MapNumberNameThaiMalay
Amphoe Pattani.png
1Mueang PattaniเมืองปัตตานีPatani
2Khok Phoโคกโพธิ์
3Nong Chikหนองจิก
4PanareปะนาเระPenarik
5MayoมายอMaja
6Thung Yang Daengทุ่งยางแดง
7Sai BuriสายบุรีSelindung Bayu, Telube
8Mai Kaenไม้แก่น
9Yaringยะหริ่งJaring, Jamu
10YarangยะรังCegar
11Mae Lanแม่ลาน
12Kaphoกะพ้อ


O articulista na província de Pattani visitando um templo budista inserido numa gruta
 
 


                                               O articulista num dos jardins da cidade.



A Mesquita de  Pattani, é a maior da província de Pattani, e é igualmente o Centro Islamico.

Um comentário:

Pedro Coimbra disse...

Esta também não conheço.
Conheço bem as praias.
O resto....
Aquele abraço e votos de bfds!!