o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, novembro 23

PROVÍNCIA DE PHITSANULOK - TAILÂNDIA










 



Phitsanulok  พิษณุโลก) é uma província (changwat) de Tailândia , localizado no norte.
Províncias vizinhas são a  leste Loei, Phetchabun, Phichit, Kamphaeng Phet, Sukhothai, Uttaradit. No nordeste também tem uma pequena fronteira com Xaignabouli de Laos .
Phitsanulok-O primeiro elemento, "Phitsanu" (tailandês: พิษ ณุ), é um cognato de Vishnu , um deus Hindu (ver, por exemplo Witnu, tailandês: วิษณุ). A falta de som av no idioma tailandês representa as duas formas. O segundo elemento, "lok" (tailandês: โลก) significa mundo ou do mundo. Uma tradução livre do nome completo seria o céu de Vishnu.
Phitsanulok ( Tailândia : พิษณุโลก , pronunciado é uma cidade importante e histórica situada na baixa norte da Tailândia e é a capital da província de Phitsanulok , que se estende por todo o caminho até a fronteira do Laos. Phitsanulok é uma das cidades mais antigas da Tailândia, fundada â mais de 600 anos atrás. A cidade é provavelmente mais conhecida como sendo o berço do Rei Naresuan, que libertou o país da dominação birmanesa nos finais do século XVI.

Divisão Administrativa

A província se subdivide em  9 distritos:
  1. Mueang Phitsanulok
  2. Nakhon Thai
  3. Chat Trakan
  4. Bang Rakam
  5. Bang Krathum
  6. Phrom Phiram
  7. Wat Bot
  8. Wang Thong
  9. Noen Maprang
 
 
 
O selo provincial apresenta a imagem do Buda Chinnarat, considerada uma das mais belas figuras de Buda na Tailândia, está localizado no templo Wat Mahathat na cidade de Phitsanulok.



A cidade de Phitsanulok dista 370.7 Kms de Bangkok
 
Cidade esta que o articulista conhece muito bem, visto ter lá mido dezenas de vezes, em virtude de uma de suas filhas ter estudado na respeitada universidade de Narusean
 

 

 
       A estátua do Rei Naresuan na Universidade com o seu nome, na cidade de Phitsanulok

 
 
Wat Phra Sri Rattana Mahatat Woramahawihan ( Thai: วัด พระ ศรี รัตน มหาธาตุ , também comumente referido como Wat Yai ) é um templo budista (Wat ) em Phitsanulok , Tailândia, onde ele está localizado na margem do rio Nan perto da ponte de Naresuan .
 
 O Wat Phra Si Rattana Mahathat, conhecido entre os moradores como " Wat Yai ", foi fundado em 1357 pelo rei Phaya LiThai  (King Maha Thammaradscha I de Sukhothai ). O templo foi construído ao mesmo tempo os templos  " Wat Phra Phut Chin Si " e " Wat Phra Si Satsadaram . Durante a idade Somdet Phra Ekatotsarot do reino de  Ayutthya, o templo foi dotado com a imagem do Buda e, mais tarde desenvolvido pelo Rei Rama V e Rei Rama IX , respectivamente.
O templo está localizado no sopé da Ponte Naresuan, na margem do Rio Nan . Possui uma área de 36 rai (1 rai = 1600 m 2. O templo é muito famoso porque possui a imagem em ouro  de Buda " Phra Phuttha Cinnarat " . Além disso, muitas pessoas tailandeses considerada a imagem mais bonita de Buda na Tailândia .


 


Phra Buddha Chinnarat
 Wat Yai é famoso em toda a Tailândia por sua escultura dourada de Buda chamado Phra Buddha Chinnarat ( Thai: พระพุทธ ชิน ราช ) . Muitas pessoas consideram o tailandês Phra Buddha Chinnarat ser o retrato mais bonito Buda na Tailândia. Ela retrata Buda na postura de superação Mara ( Thai: ปาง มารวิชัย ) , também chamado de submissão Mara. A inscrição em pedra indicou que ele foi moldado mais de 700 anos atrás por um rei da dinastia Mahathamaracha LiThai Sukhothai . Várias cópias fiéis do Phra Buddha Chinnarat são exibidos em outros templos , incluindo Wat Benchamabophit em Banguecoque e Wat Saranat Thammaram em Rayong . Além disso, o Phra Buddha Chinnarat é retratado no selo oficial da província de Phitsanulok .




 
Universidade Naresuan ( Thai: มหาวิทยาลัย นเรศวร ) é uma universidade sita na cidade de Phitsanulok,  norte da Tailândia. Estabeleceu-se como uma universidade independente em 29 de julho de 1990, aquando da passagem do 400 º aniversário do início do reinado do Rei Naresuan o Grande, nascido em Phitsamulok . No vasto e belo jardim encontra-se  uma estátua do Rei Naresuan, e os estudantes pagam regularmente prestam seus respeitos antes dele. A universidade tem cerca de 20.000 estudantes em tempo integral .
 
História
 
Em 18 de janeiro de 1964, o Royal Thai Ministério da Educação decidiu criar uma filial da Faculdade de Educação (em Bangkok ) para a formação de professores em cada região do país. Em 25 de janeiro de 1967, o campus Phitsanulok foi estabelecido como o quarto ramo da Faculdade de Educação e foi criado para servir principalmente as províncias do norte .
 
Em 1974, a Faculdade de Educação foi atualizado para o status de universidade e foi nomeado Universidade Srinakharinwirot . Inicialmente, apenas o terceiro e quarto anos de estudos universitários foram oferecidos em Phitsanulok , e os alunos foram admitidos por concurso após a conclusão do currículo em um dos colégios de nível grau de formação de professores associados da nação. Em 1976 , foram adicionados os primeiro e segundo ano. Outros cursos além do aprendizado foram gradualmente incluídos, e em 1990 o campus Phitsanulok tornou-se independente da Universidade Srinakarinwirot .
Universidade Naresuan teve segundo campus em Phayao , que foi inaugurado em 1999 e atualizado para o nível universitário e com o nome " Universidade de Phayao " em 2010, e também oferece cursos de extensão em todo o país por 9 centros de educação , incluindo Bangkok

http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2009/02/rei-naresuan.html

 
 

Nenhum comentário: