o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, novembro 27

PROVINCIA DE YALA - TAILÂNDIA




 

 


Yala ยะลา  é a mais meridional província (changwat) da Tailândia .  Províncias vizinhas são  Songkhla , Pattani e Narathiwat . Yala é a província sem litoral apenas no sul da Tailândia . A sul faz fronteiras com Kedah e Perak - Malásia.
 Historicamente a província de  Pattani  era o centro do semi-independente Sultanato Malaio de Patani , mas em homenagem aos reinos tailandeses de Sukhothai e Ayutthaya, depois de Ayutthaya ter caído  para o exército birmanês, em 1767, o Sultanato de Patani ganhou a independência total, mas  o rei Rama I (reinou de 1782-1809) tomou de novo o controle da região.
Em 1909, foi anexada pelo Sião como parte do tratado da anglo-siamês  negociado com o Império Britânico . Junto com Narathiwat, Yala fazia originalmente parte da província de Pattani, mas eles foram se separarando  tornarndo-se províncias separadas.  Há um movimento separatista em Yala, que depois de estar dormente por muitos anos recomeçou com os seus atentados novamente em 2004 e continuam até aos actuais dias.

Divisão Administrativa

Yala  subdivide-se em 8 distritos (amphoe), estas se subdividemem  56 subdistritos (tambon) e 341 aldeias (muban).

MapNumberNameThaiMalay
Amphoe Yala.svg
1Mueang YalaเมืองยะลาJala, Jolor
2BetongเบตงBetung
3Bannang SataบันนังสตาBenang Setar
4Than ToธารโตAir Kedung
5YahaยะหาJohar
6RamanรามันReman
7KabangกาบังKabae, Kabe
8Krong PinangกรงปินังKampung Pinang


 
 
O selo provincial foca uma mina e um mineiro transportando dois cestos com ferramentas de mineração, incluindo enxada, pé de cabra, e cestas. Yala foi originalmente uma cidade mineira extraindo minérios de estanho e tungsténio.


 
                                       A cidade de Yala dista 1 068.6 Kms de Bangkok

Cidade e província esta que o articulista visitou bem como as províncias de Songkhla, Pattani e Narathiwat.      

 







City Pillar Shrine (ศาลหลักเมือง) Este santuário abriga a coluna da cidade feita de madeira Chaiyapruk.



Yala Central Mosque (มัสยิดกลางจังหวัดยะลา) é a principal mesquita da província em estilo arquitetônico ocidental confunde com a estrutura mesquita único.


Nenhum comentário: