o mar do poeta

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quarta-feira, abril 28

CASA CAMBETA - COZINHA


Todos os móveis e os electrodomésticos foram levados de Macau para Portugal. A cozinha era bem espaçosa, onde se podia colocar uma mesa de jantar, tinha igualmente uma arrecadação.




Dois aspectos da cozinha, a casa Cambeta, era uma vivenda Bi-familiar, T-4, com aproveitamento dos sotãos, que tinham dois quartos mais uma dispensa para arrumos, possuindo três varandas e um belo quintal.

É pena não ter encontrado as fotos para que se pudesse ter uma ideia das dimensões da mesma.

CASA CAMBETA - GARAGE


A casa que o articulista tinha no Bairro do Granito em Évora.

A viatura, um Nissan Micra SLX


A garagem de sua casa



A garagem





Algumas das árvores que tinha no seu quintal, pesseguiros, ameixieiras, limoreiros, laranjeiras e muitas flores.




Uma mesa em marmore com respectivos bancos, onde pela fresquinha era o abrigo do articulista, em cima da mesa ,pode ver-se uma enorme abóbora que foi criada em seu quintal.




sábado, abril 24

VÔO NX 881







O articulista farto das aldabrices da Air Asia, escolheu, uma vez mais a Air Macau para efectuar a viagem de regresso a Macau, o preço das passagens até ficou em conta, comparado com os preços praticados pela Air Ásia, porém o horário de vôo da Air Macau não é dos melhores mas paciência.
O vôo NX 881, utilizando um Air Bus A 319 estava previsto sair de Bangkok pelas 21.50 horas e chegar a Macau pelas 01.30 horas do dia 25, mas, esta manhã, ao fazer a reconfirmação do vôo ficou o articulista a saber que o mesmo sairia de Bangkok, pelas 22.50 horas e está prevista a chegada a Macau às 02.00 horas, isto sem aviso prévio, desta forma se pode ficar a saber como as coisas andam com a Air Macau.

Já agora faço votos para que a viagem decorra o melhor possível.

As únicas companhias aéreas que efectuam vôos entre Macau e Bangkok são a Air Asia, companhia de baixo custo e Air Macau, o articulista prefer a Air Macau pois tem outras condições e não entra na espectulação de preços nem de excessos de bagagens, só o horário esse ém pouco incoveniente, mas paciência.

Depois informarei como decorreu a viagem.
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Apos a vigem realizada, ca estou de novo para relatar como tudo aconteceu:
Como o vôo tinha sido alterado para as 22.50 horas, o articulista chegou ao aeroporto eram das 20.30 horas, o que dava tempo, mais que suficiente, para fazer o Chek-in e as outras formalidades de apraxe.
Os balcões da Air Macau não apresentavam algo movimento e o chek-In foi feito muito rapidamente, nas placas indicativas cosntava que o vôo NX 881 se efectuaria às 22.50 horas, tudo bem. Como se pode ver no bording pass injdica que a porta de embarque era a F2 e a hora de entrada era às 21,50 horas.
Eram 21.15 horas quando o articulista passou pelos Servi;os de Migração e depois se sujeitou à tal revista das bagagens de mão e corporais.
Ai, as coisas tinham mudado e o articulista foi obrigado a tirar o relógio, óculos, o blusão que envergava e ate o cinto das calças.
Ao passar pela pora electrónica sou o sinal de alarme, sendo informado por um funcionario para recusar, tirar os sapatos e passar de novo pela porta, e a ordem foi cumprida.
Mas, algo aconteceu que3 mais parece uma andedota, o articulista ontem vestia umas calças com a medida de cintura 36, contra o que é habitual, pois usa o número 34, ao passar de novo pela porta electrónica, e não tendo cinto, as calças com estavam largas, cairam tendo ficado o articulista em cuecas, o que causou uma risada geral, mas tudo bem.
Após esta burocracia, lá seguiu o articulista para a zona F, fartou-se de andar, mas antes até parou num Duty Shop onde comprou uma tira de cigarros pelo valor de 500 baths, na cidade essa mesma tira custa 831 baths.
Nas calmas lá foi seguindo e não vendo sinalização alguma da zona F, continuou e foi então que fui a sinalização da zona G, lá teve voltar para trás até encontrar a dita zona, que está mal assinalada.
Seriam umas 21.40 horas, quando viu uma senhora, funcionária da Air Macau com uma placa indicando o vôo, dirigindo-me a essa senhora lhe mostrei o meu bording pass, nesse preciso momento, através de autofalante chamavam pelo meu nome, dizendo que era a chamada final, e que me descolasse com a máxima urgência para a porta de embarque.
Para lá me dirigei e de seguida embarquei, e me fui sentar o lugar que me estava destinado, volvidos mais uns minutos entrou mais outro passageiro e foram fechadas as portas do avião.
Pelas 22.15 horas o avião já se fazia à pista para levantar vôo.
Bem, coisas da Air Macau, já habituais onde a falta de informação é uma cosntante, felizmente que consegui embarcar!...
Durante a viagem foi fornecida uma refeição ligeira, tendo o articulista escolhido uma massa com carne de porco, que estava uma porcaria, ficando/se o articulista somente pela fruta e por meia lata de cerveja.
O vôo decorreu tranquilo, sem turbulência alguma, e estava prevista a chegada a Macau pelas 02.oo horas, mas eram 01.30 horas quando o Air Bus A 319 aterrou no aeroporto de Macau, a aterragem até foi suave, depois sim o avião tremeu por todos os lados o que causou algum pânico entre os passageiros, ate parecia que se iria partir todo o interior do avião, mas felizmente isso não aocnteceu.
Eram poucos os passageiros e na sua maioria de origem tailândesa.
Este caso de o avião estremecer todo apos a aterragem ja aconteceu noutros vôos da Air Macau e com tipos de aviões diferente, por várias vezes aconteceu com os aparelhos A-321, e não sei qual a razão para o facto.
Depois de desembarcar, os passageiros seguiram num autocarro até ao terminal, a passagem pelos serviços de migração foi rápida pois era o articulista o único possuidor de cartão de residente no território e havia um bacão próprio.
As bagagens essas sairam quase de imediato, e o articulista então saiu do aeroporto, mas antes ainda tentou telefonar, mas os poucos telefones publicos que havia estavam avariados, usando o telefone portátil entrou em contacto com sua esposa, eram para ai 01.40horas, o meu filho mais velho fica a caminho para me receber e admirado ficou por ter chegado antes da hora prevista.
Ali aguardei a sua chegada, eram 02.10 horas quando rumamos para casa.
Felizmente a viagem decorreu sem incidentes de maior, fora estas pequenas anomalias que a Air Macau deverá de corrigir, para dar uma outra imagem da compnahia e de Macau.

sexta-feira, abril 23

FAMÍLIA CAMBETA EM MACAU


A família Cambeta em Macau reunida no dia dos anitos da Lurdes Rosalina
O articulista, seu filho mais velho, Luis, e a nétinha Cláudia Gabriela

O articulista e seu filho mais novo, Vicente, e a nétinha Lurdes Rosalina


O avô e sua nétinha Lurdes Rosalina, um amor.





O articulista com sua nétinha Cláudia Gabriela outro amor de sua vida.



O mais recente nétinho, MÁXIMO VICENTE a ser visitado pela irmanita.





O mais recente membro da família Cambeta que veio reforçar a terceira geração de Cambetas na Ásia.





terça-feira, abril 20

PAPA GREGORIO IX

Como evitar o envenenamento espiritual de toda a sociedade sem consentir em injustiças contra os inocentes ou contra os próprios hereges?
Como conduzir a nau em rumo seguro, entre a indiferença desesperadora de muitos Bispos ou sua susceptibilidade à política local, e de outro lado a impetuosidade das massas populares ou dos agentes imperiais?
O grande Papa (Gregório IX) certamente considerou profundamente este problema. Como Pai da Cristandade, não desejava a morte, mas a correção de seus filhos transviados.
Gregório teve entre suas preocupações uma feliz inspiração: por que não se servir das novas ordens mendicantes?
Até mesmo Lea (historiador contrário à Inquisição) lhes reconheceu a utilidade:
“O estabelecimento destas Ordens parece uma intervenção providencial para proporcionar à Igreja de Cristo aquilo que com grande urgência necessitava.
À medida que foi se tornando patente a necessidade de tribunais especiais e permanentes, todas as razões favoreciam que elas estivessem acima das invejas e inimizades locais que podem induzir ao prejuízo do inocente, e acima dos favoritismos que podem conspirar a favor da impunidade do culpado. Se, além dessa ausência de partidarismos locais, os juizes eram homens especialmente adestrados para a descoberta e conversão dos hereges; se tinham renunciado ao mundo por votos irrevogáveis; se não precisavam de bens materiais e eram surdos aos apelos de prazer, parecia que estavam oferecidas todas as garantias possíveis de que suas importantes obrigações seriam cumpridas dentro da mais estrita justiça. E que, enquanto a pureza da Fé era protegida, não haveria desnecessariamente opressões, crueldades ou perseguições ditadas por interesses particulares ou por vinganças pessoais”.
Como Lea supõe, Gregório provavelmente não tinha a intenção de estabelecer um tribunal permanente. Legislou para fazer frente a uma necessidade urgente, e os dominicanos, com seus profundos conhecimentos de teologia, pareciam estar perfeitamente aptos para auxiliar os Bispos.

Naturalmente, isso não seria do agrado de todos. Havia Prelados muito melindrosos em matéria de intervenções exteriores, mesmo de Roma. Levando isso em conta, Gregório escreveu uma diplomática carta aos Bispos do sul da França explicando a situação:
“Vendo-vos envolvidos no torvelinho de inquietações e apenas podendo respirar sob a pressão de sombrias preocupações, cremos oportuno dividir vossa carga para ser levada mais facilmente.
Portanto, resolvemos enviar frades pregadores (dominicanos) contra os hereges da França e províncias adjacentes, e vos suplicamos, advertimos e exortamos a que os recebais amavelmente e os trateis bem, dando-lhes favor, conselho e ajuda para que possam cumprir seu mandato”.
Desse modo foram enviados os dominicanos, e em menor proporção os franciscanos, aos lugares onde mais abundavam os hereges. Alguns foram para a Alemanha, mas até 1367 nenhum tribunal sério e permanente ali se estabeleceu.
Alberico, um dominicano, foi enviado para a Lombardia com o título de “Inquisitor hereticae pravitatis” (Inquisidor contra a perfídia dos hereges). Um de seus sucessores morreu nas mãos das hordas. Outro, São Pedro de Verona, também dominicano, filho de pais maniqueus e fundador da Inquisição de Florença, foi assassinado pelos hereges na estrada de Como a Milão, em 1252.
Ser inquisidor era perigoso, pois os hereges freqüentemente possuíam influências, poder, fanatismo e desespero.
Nenhum jovem dominicano aspirava, por prazer, tirar os hereges de suas tocas. Tal era o caso especial do sul da França, onde os cátaros que sobreviveram à Cruzada, lutaram longa e tenazmente contra os novos tribunais monásticos.
Alguns hereges saquearam um convento dominicano em 1234. Oito anos depois o inquisidor Arnaud e vários frades pregadores foram assassinados. Então, os dominicanos rogaram ao Papa (Inocência IV) que os dispensasse de sua missão. A isto se recusou o Pontífice. Uma força armada de católicos destruiu a resistência dos cátaros, tomando de assalto Montségur, onde se tinham refugiado os assassinos dos dominicanos, e queimou sem julgamento prévio 200 hereges, como os levitas de Moisés mataram os idólatras.
Depois deste fato, a Inquisição foi aceita pelas autoridades seculares. Gregório IX enviou inquisidores à Espanha em 1238. Um deles foi envenenado pelos hereges.

Nas instruções a seus emissários o Papa estabeleceu a diferença entre a Inquisição medieval e as investigações dos Bispos e anteriores tentativas de tratar do problema da heresia. Os monges deveriam ir às cidades onde havia a infecção herética e proclamar publicamente que todos os que fossem culpados de delitos contra a Fé deveriam se apresentar e abjurar de seus erros.
Os que assim o fizessem, seriam perdoados. Deveria ser empreendida uma pesquisa. Se duas testemunhas afirmassem que um indivíduo era herege, deveria ser julgado. Naturalmente, os monges atuariam sempre em colaboração com o Bispo, e com seu prévio consentimento. Nada se indicava então sobre o uso da tortura; não foi utilizada a não ser vinte anos mais tarde.




Aparentemente, Gregório não tinha a intenção de fundar uma instituição nova. Apenas utilizava as Ordens religiosas para ajudar os Bispos no cumprimento de uma obrigação que sempre tiveram. O Bispo Donais, profundo conhecedor de documentos originais da primeira Inquisição, é de opinião de que (o Papa Gregório IX) também tentava se antecipar às intromissões de Frederico II, o qual já começara a queimar seus inimigos políticos sob o pretexto de defender a Fé.
Gregório estabeleceu que fossem teólogos peritos, e não políticos ou soldados, aqueles que julgassem os que eram católicos verdadeiros e os que não o eram. Uma vez decidido este ponto, a Igreja ficava livre de reconciliar ou excomungar o herege, e (neste último caso) se o Estado o considerasse perigoso, poderia aplicar-lhe a pena costumeira por alta traição.
Como Moisés na Antiguidade, Gregório desejou proteger do erro os filhos de Deus. Como Moisés, ordenou que se fizesse com toda diligência uma investigação ou inquisição, e exigiu ao menos o depoimento de duas testemunhas. Insistiu, como Moisés, para que os crimes contra Deus não ficassem impunes. Até aqui o paralelo é exato, mas não vai além.
Moisés, sob a antiga Revelação, e em tempos primitivos, não cuidou em distinguir o penitente do empedernido, o enganado do enganador: o culpado era lapidado até à morte. O desejo principal de Gregório era atrair novamente os hereges transviados à graça de Deus. Somente caso insistisse em continuar sendo inimigo de Deus (e inimigo, portanto, da sociedade) deveria ser expulso da igreja, e abandonado à parcimoniosa misericórdia do Estado.
Foi preciso tempo e não pouco esforço para conseguir o funcionamento da nova organização de modo a se realizarem os desejos do Papa.
Hoje está reconhecido que os Juizes (da Inquisição) eram muito superiores a seus contemporâneos dos tribunais seculares.
Fonte: William Thomas Walsh, “Personajes de la Inquisición”, Espasa-Calpe, S.A., Madrid, 1948, pp. 71 a 74.
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Como se pode deduzir a Igreja Católica sempre teve um papel importante na sociedade, um papel que não foi aquele que Deus quis que assim fosse.
Criminalidades, guerras santas, dois papados, tudo isto só vem provar a ganância desses senhores, para poderem usuferir da luxuria, do poder, e do quer.
A igreja de Roma e todo o seu pontificado não seguem os ensinamentos de Cristo, mas sim lhes dão outra intrepertação, e fazem concilíos para lançarem leis a seu modo.
Pedro, Paulo e Simão, segundo se sabe foram disciplos de Jesus Cristo e eram casados, porém os padres o não podem ser, mas vão aproveitando das mulheres dos outros e praticando pedófilia, assim vai a igreja moderna.
Por tudo isto existem várias igrejas que não concordam com as regras do Papa, os Judeus, os Ordodoxos e os Prostestantes, de que lado está a razão, só Deus o sabe.
Jesus Cristo entrou humidelmnte em Jesusalém montado num burro, hoje, o Papa viagem de avião e usa o seu Papa mobil com receio de ser abatido.
Jesus Cristo não vivia de luxos e como tal não o poderia ostentar, mas os sacerdotes católicos sim, aneis enormes em ouro maciço, crucifixos em ouro e pedras preciosas, vivem em vivendas luxuosas com todo o conforto, enfim!...
Muitos de nós somos católicos não porque assim o desejasse-mos, mas por imposição das leis vigentes e pela nossa família.

segunda-feira, abril 19

LISBOA 19 DE ABRIL DE 1506 - MASSACRE DOS JUDEUS

No Massacre de Lisboa de 1506 - também conhecido como Progrom de Lisboa ou Matança da Páscoa de 1506 - uma multidão movida pelo fanatismo religioso perseguiu, violou, torturou e matou centenas de pessoas, acusadas de serem judias. Isto sucedeu antes do início da Inquisição e nove anos depois da conversão forçada dos judeus em Portugal, em 1497, durante o reinado de D. Manuel I.


Antecedentes

Cerca de 93 mil judeus se refugiaram em Portugal nos anos que se seguiram à sua expulsão de Espanha, pelos reis católicos, em 1492. D. Manuel I se mostrara mais tolerante para com a comunidade judaica, mas, sob a pressão de Espanha, também em Portugal, a partir de 1497, os judeus foram forçados a converter-se.

O massacre

A historiografia situa o início da matança no Mosteiro de São Domingos (Santa Justa), no dia 19 de abril de 1506, um domingo, quando os fiéis rezavam pelo fim da seca e da peste que tomavam Portugal, e alguém jurou ter visto no altar o rosto de Cristo iluminado — fenômeno que, para os católicos presentes, só poderia ser interpretado como uma mensagem de misericórdia do Messias - um milagre.

Um cristão-novo que também participava da missa tentou explicar que a luz era apenas o reflexo do sol, mas foi calado pela multidão, que o espancou até a morte.

A partir daí, os judeus da cidade que anteriormente já eram vistos com desconfiança tornaram-se o bode expiatório da seca, da fome e da peste: três dias de massacre se sucederam, incitados por frades dominicanos que prometiam absolvição dos pecados dos últimos 100 dias para quem matasse os "hereges",e que juntaram um grupo de mais de quinhentas pessoas incluindo marinheiros da Holanda, da Zelândia e de outras terras com as suas promessas.

A corte encontrava-se em Abrantes - onde se instalara para fugir à peste - quando o massacre começou. D. Manuel I tinha-se posto a caminho de Beja, para visitar a mãe. Terá sido avisado dos acontecimentos em Avis, logo mandando magistrados para tentar pôr fim ao banho de sangue. Entretanto, mesmo as poucas autoridades presentes foram postas em causa e, em alguns casos, obrigadas a fugir.

Como consequência, homens, mulheres e crianças foram torturados, massacrados, violados e queimados em fogueiras improvisadas no Rossio. Os judeus foram acusados entre outros "males", de deicídio e de serem a causa da profunda seca e da peste que assolava o país. A matança durou três dias - de 19 a 21 de Abril, na Semana Santa de 1506 - e só acabou quando foi morto um cristão-novo que era escudeiro do rei, João Rodrigues Mascarenhas, e as tropas reais afinal chegaram para restaurar a ordem.

Consequências

D. Manuel I penalizou os envolvidos, confiscando-lhes os bens, e os dominicanos instigadores foram condenados à morte. Há também indícios de que o Convento de São Domingos (da Baixa) teria sido fechado durante oito anos.

No seguimento do massacre, do clima de crescente anti-semitismo em Portugal e do estabelecimento do Tribunal do Santo Ofício — que entrou em funcionamento em 1540, perdurando até 1821 — muitas famílias judaicas fugiram ou foram expulsas do país, tendo como destino principal os Países Baixos e secundariamente, França, Turquia e Brasil, entre outros.

Mesmo expulsos da Península Ibérica, os judeus só podiam deixar Portugal mediante o pagamento de "resgate" à Coroa. No processo de emigração, os judeus abandonavam suas propriedades ou as vendiam por preços irrisórios e viajavam apenas com a bagagem que conseguissem carregar.

O massacre na historiografia


Damião de Góis in «Chronica do Felicissimo Rey D. Emanuel da Gloriosa Memória»:

No mosteiro de São Domingos da dita cidade estava uma capela a que chamava de Jesus, e nela um crucifixo, em que foi então visto um sinal, a que davam cor de milagre, com quanto os que na igreja se acharam julgavam ser o contrário dos quais um cristão-novo disse que lhe parecia uma candeia acesa que estava posta no lado da imagem de Jesus, o que ouvindo alguns homens baixos o tiraram pelos cabelos de arrasto para fora da igreja, e o mataram, e queimaram logo o corpo no Rossio.
Ao qual alvoroço acudiu muito povo, a quem um frade fez uma pregação convocando-os contra os cristãos-novos, após o que saíram dois frades do mosteiro, com um crucifixo nas mãos bradando, heresia, heresia, o que imprimiu tanto em muita gente estrangeira, popular, marinheiros de naus, que então vieram da Holanda, Zelândia, e outras partes, ali homens da terra, da mesma condição, e pouca qualidade, que juntos mais de quinhentos, começaram a matar todos os cristãos-novos que achavam pelas ruas, …tirando-os delas de arrasto pelas ruas, com seus filhos, mulheres, e filhas, os lançavam de mistura vivos e mortos nas fogueiras, sem nenhuma piedade, e era tamanha a crueza que até nos meninos, e nas crianças que estavam no berço a executavam, tomando-os pelas pernas fendendo-os em pedaços, e esborrachando-os de arremesso nas paredes. …tornaram terça-feira este danados homens a prosseguir a sua crueza, mas não tanto quanto nos outros dias porque já não achavam quem matar, pois todos os cristãos-novos que escaparam desta tamanha fúria, serem postos a salvo por pessoas honradas, e piedosas que nisto trabalharam tudo o que neles foi.




Monumento em Lisboa em homenagem aos Judeus mortos no massacre de 1506.
.
O Massacre de 1506 ficou como que apagado da memória colectiva, um pedaço de história esquecida que não está nos livros de História, caiu no esquecimento e são poucos os historiadores que lhe fazem referência. O horror e a violência foram descritos e reproduzidos por Damião de Góis, Alexandre Herculano, Oliveira Martins, Garcia de Resende, Salomon Ibn Verga e Samuel Usque.
Fonte - enciclopédia livre.
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Que moral terão os portugueses em condenarem massacres em outros países, se eles, os católicos, a inquisição foram e continuam a ser os maiores criminosos, mas com a Santa Sé, tudo bem o Papa é bento e continua a ablorver e a esconder os crimes de pedófilia e não que os membros da igreja cometem, afinal que religião é esta?

segunda-feira, abril 12

MUAKLEK PARADISE RESORT

http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2010/03/muaklek-paradise-resort.html

Enviada:
terça-feira, 13 de abril de 2010 8:03:12
Para:
ANTONIO MANUEL FONTES CAMBETA (toicambeta@hotmail.com)


Dear ANTONIO MANUEL FONTES CAMBETA,

Greetings from the customer service center of R24 (booked via shop4thai.com)We like to thank you for your recent stay at Muaklek Paradise Resort, Saraburi 18180 and hope you enjoyed your visit to Thailand.
As you checked out on 11.Apr 2010, you might be back home right now, hopefully with good memories of a pleasant holiday. If you can spare the time, please feel free to share your experience with other traveler who seek recommendations on their future vacations.
Our travel report forum allows returning visitors to add their hotel review. The forum would include your name, the hotel and your travel review, but we do not publish your email address nor personal information. If you would like to share your opinion on Muaklek Paradise Resort, please visit http://www.r24.org/addreview/?REF=0033004.2506 Again, thank you for your visit to Thailand and we hope to welcome you again soon. best regards,
Customer service centerR24.org registered with the Tourism Authority of Thailand (TAT) 31/0516



Foi neste resorte que fui passar uns dias, fugindo ao inferno de Bangkok, foram três dias bem passados, neste local mesmo à porta de entrada para a zona de Isan.
Tentei postar algumas fotos mais o problema com o blog continua, embora tenha já apagado dezenas de fotos.


Ocorreram erros durante o carregamento.
As seguintes imagens não foram carregadas.
Picture 023.jpg : Excedeu a sua quota de carregamento de fotografias.
Lamentamos, mas excedeu o seu limite de carregamento de fotografias. Para mais informações, consulte esta
página de ajuda do Blogger.
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Já não percebo nada disto, e não existe ajuda alguma, como referem, como tal veremos quando poderei psotar fotos e continuar este blog, visto já ter desactivado imensas fotos e sem resultados, não sabendo qual o limite autorizado, se é só no blog e nos programas da Google, tal como o Picasa onde estão as minhas fotos e cujo programa não consigo desactivar, fico-me por aqui.

http://picasaweb.google.com/115010581706258922124


quinta-feira, abril 8

BUDA


Buda (sânscrito-devanagari: बुद्ध, transliterado Buddha, que significa Desperto, Iluminado, do radical Budh-, "despertar") é um título dado na filosofia budista àqueles que despertaram plenamente para a verdadeira natureza dos fenômenos e se puseram a divulgar tal redescoberta aos demais seres. "A verdadeira natureza dos fenômenos", aqui, quer dizer o entendimento de que todos os fenômenos são impermanentes, insatisfatórios e impessoais. Tornando-se consciente dessas características da realidade, seria possível viver de maneira plena, livre dos condicionamentos mentais que causam a insatisfação, o descontentamento, o sofrimento.

Do ponto de vista da doutrina budista clássica, a palavra "Buda" denota não apenas um mestre religioso que viveu em uma época em particular, mas toda uma categoria de seres iluminados que alcançaram tal realização espiritual. Pode-se fazer uma analogia com a designação "Presidente da República" que refere-se não apenas a um homem, mas a todos aqueles que sucessivamente ocuparam o cargo. As escrituras budistas tradicionais mencionam pelo menos 24 Budas que surgiram no passado, em épocas diferentes.



O budismo reconhece três tipos de Buda, dentre os quais o termo Buda é normalmente reservado para o primeiro tipo, o Samyaksam-buddha (Pali: Samma-Sambuddha). A realização do Nirvana é exatamente a mesma, mas um Samyaksam-buddha expressa mais qualidades e capacidades que as outras duas.

Atualmente, as referências ao Buda referem-se em geral a Siddhartha Gautama, mestre religioso e fundador do Budismo no século VI antes de Cristo. Ele seria, portanto, o último Buda de uma linhagem de antecessores cuja história perdeu-se no tempo. Conta a história que ele atingiu a iluminação durante uma meditação sob a árvore Bodhi, quando mudou seu nome para Buda, que quer dizer "iluminado"

Existe uma passagem nas escrituras [Anguttara Nikaya (II, 37)] - a qual é freqüentemente interpretada de maneira superficial - na qual o Buda nega ser alguma forma de ser sobrenatural, mas esclarece:

"Brâmane, assim como uma flor de lótus azul, vermelha ou branca nasce nas águas, cresce e mantém-se sobre as águas intocada por elas; eu também, que nasci no mundo e nele cresci, transcendi o mundo e vivo intocado por este. Lembre-se de mim como aquele que é desperto."
Com isso ele rejeitava qualquer possibilidade de ser tomado como um Deus, mas reafirmava a característica transcendente da sua vivência espiritual e do caminho de libertação que oferecia para os demais seres. Nesse sentido, o Buda exerceu um papel importante de democratização da religião que, até então, estava sujeita ao arbítrio da casta dos brâmanes.

Para Sidarta Gautama não há intermediário entre a humanidade e o divino; deuses distantes também estão sujeitos ao carma em seus paraísos impermanentes. O Buda é apenas um exemplo, guia e mestre para os seres sencientes que devem trilhar o caminho por si próprios.

Dentre as religiões mundiais, a maioria das quais proclama a existência de um Deus criador, o budismo é considerado incomum por ser uma religião não-teísta. Para o Buda, a chave para a libertação é a pureza mental e a compreensão correta, e por esse motivo ele rejeitou a noção de que se conquista a salvação implorando para uma deidade distante.



De acordo com o Buda Gautama, a felicidade Desperta do Nirvana que ele atingiu está ao alcance de todos os seres, porém na visão ortodoxa é necessário ter nascido como um ser humano. No Tipitaka - as escrituras budistas mais antigas - fala-se dos numerosos Budas do passado e suas vidas, bem como sobre o próximo Bodhissatva, que é chamado Maitreya.

Estátuas do Buda

Budas são freqüentemente representados em estátuas. Algumas formas comuns incluem:

Buda sentado,
Buda deitado
Buda em pé
Hotei, o "Buda fofo e sorridente", geralmente visto na China, que no senso estrito não é uma estátua do próprio Buda.
A maior parte das representações do Buda contém certas marcas que simbolizam sua iluminação. Essas marcas variam de acordo com a região, mas três se destacam:

Uma protuberância no topo da cabeça (simbolizando uma grande acuidade mental)
Longos lóbulos auriculares (simbolizando uma grande percepção)
Um terceiro olho (simbolizando, também, grande percepção)
[editar] Buda, o Nono Avatar de Vixnu
De acordo com a tradição vixnuísta (os adoradores de Vixnu), o Buda é considerado o nono avatar de Vixnu. A encarnação de Vixnu é mais antiga, nascida em Gaya (Índia) e que data do terceiro milênio após o desaparecimento de Críxena, há mais de 5 mil anos. Segundo as escrituras seguidas pelos vixnuístas (Bhagavata Purana, Vishnu Purana), essa encarnação surgiu para eliminar a matança de animais durante os sacrifícios védicos e não ensinava a doutrina advaita como a do sábio Gautama, pregada por Sidarta, seguidor da linha filosófica de Gautama (daí o nome Sidarta Gautama) e que deu origem ao atual budismo.


DIA MUNDIAL DO POVO ROMA e SINTI (CIGANOS)

. Sinti (também Sinta ou Sindi) é o termo que nomeia os membros de um dos três grandes grupos do povo genericamente chamado de cigano. Falam um dialeto da língua romani, o Romanes Sintenghero Tschib(en), que tem um vocabulário primário romani, porém fortemente influenciado pelo alemão.
Os rom (plurar: roma), chamados vulgarmente de ciganos, são povos nômades, originários do norte da Índia e que hoje vivem espalhadas pelo mundo, especialmente na Europa, sendo sempre uma minoria étnica nos países onde vivem.
São subdivididos em diversos grupos, como os sintos e os caló.

Origens
A procedência geográfica do povo, bem como a origem do nome "sinti", são incertas. É possível que haja alguma relação entre os ciganos sinti e a etnia sindhi, do sudoeste de Paquistão, mas isso ainda não pode ser provado.




História
Acredita-se que os sinti (juntamente com os roma) chegaram à Alemanha na Idade Média. De lá, alguns deles migraram para a França, onde ficariam conhecidos como manouches; outros se transferiram para países do Leste Europeu, adotando nomes distintos em cada lugar.

Desde que se estabeleceram na Alemanha, tanto os sinti quanto os roma foram alvo de discriminação. Exemplo disso é que, em 1899, a polícia alemã mantinha um registro central de ciganos, nos mesmos moldes daquele onde os criminosos eram catalogados. Com o advento do Nazismo, sintis e romas foram enquadrados como estrangeiros não-arianos, sujeitos, portanto, aos horrores da política racial do regime.

Adolf Eichmann, que cuidava da logística dessa política, recomendava que a "questão cigana" fosse tratada simultaneamente com a "questão judaica". Mas antes disso, em 1939, a polícia de Hamburgo já estava deportando sintis para a Polônia, onde muitos deles acabaram nos campos de extermínio.

Nesses campos, os sinti foram obrigados a usar um triângulo preto na roupa, como forma de identificação.
Devido à ausência de uma história escrita, a origem e a história inicial dos povos rom foram um mistério por um longo tempo. Há 200 anos, antropólogos culturais criaram a hipótese de uma origem indiana dos roma, baseada na evidência lingüística, o que foi confirmado pelos dados genéticos.
Acredita-se que os roma têm as suas origens nas regiões do Punjab e do Rajastão, no subcontinente indiano. Eles iniciaram a sua migração para a Europa e África do Norte, pelo planalto iraniano, por volta de 1050.
Até meados do século XVIII, teorias da origem dos roma se limitavam a especulações. Então, em 1782, Johann Christian Cristoph Rüdiger publicou sua pesquisa que apontava a relação entre o romani e o hindi. Trabalhos seguintes deram apoio à hipótese que o romani possuía a mesma origem das línguas indo-arianas do norte da Índia.

Os roma originaram-se de uma casta inferior do noroeste da Índia, que, por causas desconhecidas foi obrigada a abandonar o país no primeiro milênio d.C.. Partiram em direção à Pérsia onde se dividiram em dois ramos: o primeiro, que tomou rumo oeste, atingiu a Europa através da Grécia; o segundo partiu para o sul, chegando à Siria, Egpito e Palestina . No século XII, os roma enfrentaram o avanço dos muçulmanos, que invadiram a Índia.
Devido a conquista territorial e política dos estados hindus, muitas caravanas rom partiram para a Europa, Oriente Médio e Norte da África, em uma migração que os roma chamaram de Aresajipe. O grupo espalhou-se, principalmente, pelo continente europeu: Hungria, Áustria e Boêmia, chegando à Alemanha em 1417. Em 1428, encontrava-se na França e Suíça, em 1422 atingia a Bolonha. Em 1500, surgiram os primeiros ciganos ingleses. Os anos de 1555 e 1780 são marcados pelos ciganos por um período de perseguições e intolerância: em vários países foram cometidos atos de violência contra os ciganos.
A falta de uma ligação histórica precisa a uma pátria definida ou a uma origem segura não permitia que se lhes reconhecesse como grupo étnico bem individualizado, ainda que por longo tempo haviam sido qualificados como Egípcios. O clima de suspeitas e preconceitos se percebe no florescimento de lendas e provérbios tendendo por os roma sob mau prisma, a ponto de recorrer-se à Bíblia para considerá-los descendentes de Caim, e portanto, malditos. Difundiu-se também a lenda de que eles teriam fabricado os pregos que serviram para crucificar Cristo (ou, segundo outra versão, que eles teriam roubado o quarto prego, tornando assim mais dolorosa a crucificação de Cristo. Caracterizados pelo nomadismo, o modo de vida dos ciganos e suas condições de subsistência são sempre determinados pelo país em que se encontram: os mais ricos são os ciganos suecos e os mais pobres encontram-se nos Bálcãs e no sul da Espanha.
Embora mantendo sua identidade, em alguns aspectos os roma revelam grande capacidade de integração cultural: sempre professam a religião local dominante, da mesma forma que suas danças, músicas, narrativas e provérbios manifestam a assimilação da cultura no meio em que se radicam. Sua capacidade de assimilar músicas folclóricas permitiu que muitas fossem preservadas do esquecimento, principalmente as do oeste europeu. Excluindo as publicações soviéticas, existem apenas nove livros escritos em romani.
Durante a Segunda Guerra Mundial, de duzentos a quinhentos mil ciganos europeus teriam sido exterminados nos campos de trabalho e de extermínio nazistas, episódio denominado de porajmos entre os roma. Esta realidade começou a ser recuperada pela historiografia apenas a partir dos anos 1970.
Idiomas

A maioria dos roma falam algum dialeto do romani, língua muito próxima das modernas línguas indo-europeias do norte da Índia e do Paquistão, tais como o prácrito , o maharate e o punjabi.


Tanto o sistema fonológico como a morfologia podem ter sua evolução facilmente reconstruída a partir do sânscrito. O sistema numeral também reflete parcialmente os respectivos vocabulários sânscritos. Com as migrações, os roma levaram sua língua a várias regiões da Ásia, da Europa e das Américas, modificando-a. De acordo com as influências recebidas distinguem-se dialetos asiáticos de europeus. Entre as línguas que mais influenciaram nas formas modernas do romani estão o grego, o húngaro e o espanhol.
Quem nunca viu em Portugal este povo, que na sua maioria ao comerciantes de feiras, ou como nômades, andarem pela planície alentejana acampando onde calhar.

terça-feira, março 30

OS COBARDES ANÓNIMOS ATACAM DESTA FORMA

Hoje, e como é já meu hábito, gosto de dar uma olhadela pelos blogs de amigos meus e pelas notícias, ficando assim informando o que se vai passando pelo mundo.
No blog Bairro do Oriente, encontrei um artigo publicado pelo Senhor Leocardo, fazendo referência à Rua do Campo,http://bairrodooriente.blogspot.com/2010/03/um-olhar-sobre-rua-do-campo.html um artigo bastante ilucidativo, diga-se de passagem.
Sobre esse artigo postei o cometário que devia que havia de por, dando algumas informações sobre a Rua do Campo.
MACAU BANGKOK O MAR DO POETA disse...
Ilustre Leocardo,
Para sua informação direi que essa biblioteca chinesa, não possue jornais portugueses, tem sim um arquivo de jornais chineses bastante rico, mas a sua consulta custa 1 pataca por jornal. Sou frequentador dessa biblioteca já à muitos anos.Sobre a Vencedora, fui freguez durante 40 anos, o ano passado, a simpática senhora da caixa, como não havia lugares vagos nas mesas da direita, disse para eu me sentar junto à cozinha, fiquei aguardando uma mesa das que prefiro, então essa simpática senhora disse-me, tu vens aqui para conversar fumar e comer, eu não tenho vagar para te aturar, a partir desse dia, e já lá vão cerca de 8 meses nunca mais lá fui.O café é uma porcaria, sim o bacalhau com grão ainda é o único local onde se pode comer mais barato em macau bem como o peixe cozido.O café Hononulo já foi bom, o espaço é apertado e a comida é cara, tem sim esse tal famoso café, mas custa somente 300 patacas por copo rsrsrs.Eu sempre morei nessa zona, durante muitos anos e conheço bem a Rua do Campo, agora vivo na Praia Grande, sai do campo para a praia.
Um abraço amigo
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Houve então um urso esperto, empaturrado de Merda que postou o seguinte comentário, ao qual retorqui, como se pode ler.
Anónimo disse...
Olha, olha, a versão analfabeto-macaense do Martins de Bkk!!Então ó poeta Cambeta, tb lê os jornais chineses depois de enfardar a sua bacaulhazada na Vencedora? Ele há cada urso...
30 de Março de 2010 05:32

MACAU BANGKOK O MAR DO POETA disse...
Ao Anónimo das 04.23 horas só terei a dizer duas coisas.Primeiro, escrevo poesia faz já alguns anos e não será um urso anónimo que me irá afastar de continuar a fazer o que gosto.Segundo, pelo que escreveu não ter lido, ou então é cego, o comentário que postei às 22.41 horas.Terceiro, felizmente sei ler e escrever chinês, e não será um Urso anónimo, enfardado de M.... que me vai ensinar coisas de Macau ou sobre a cultura chinesa, cresça e apareça dando a cara, tal como eu o faço e muitos outros que sem terem medo re represálias, dão a cara.Como sempre existem os tais Ursos espertos que só sabem chatear, mas estão em Macau só para dizerem mal e encherem o Cú.
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Como se pode ver, existem pessoas que nada mais terão que fazer senão abrirem a boca para entrar sapo ou sair merda.
Esses anónimos, são uns cobardes, que nem cara terem que se veja.

MUAKLEK PARADISE RESORT


Encontrando-me em Bangkok tendo terminando o ano escolar, pretendendo sair da cidade e passar uns dias, com a família, num local tranquilo, e escolhi a cidade de Saraburi, já minha conhecida, e num resorte Paradisico, descansar, e fugir à fúria que anda a avassalar a cidade de Bangkok, com manifestações, que parecem não mais terem fim.
Através da firma Sawadee, fiz a reserva, para os dias 9 a 11 de Abril, no Hotel Resort MUAKLEK PARADISE RESORT, num bangaló Paradise tipo 1, com dois quartos e uma sala, ficando na estadia diária em 3 750 baths, incluindo o pequeno almoço ABF e as devidas taxas.
Até aqui tudo bem, e a firma Sawadee, após ter paga a quantia acordada, me enviou a confirmação.
Dear ANTONIO MANUEL FONTES CAMBETA,

This is the eVoucher for your reference.
Please present your passport upon check-in.
In case of any problems, please contact Reservations, +66 (0)-2674-5555 or 081-SAWADEE


========== EXCHANGE VOUCHER 0033004.2506 issued 30.03.10 ===
Issued to: ANTONIO MANUEL FONTES CAMBETA
For Hotel: Muaklek Paradise Resort
42/2 Moo 2, T. Muaklek,
Saraburi 18180
Tel. 036-330193-5
Issued by: Web Sawadee Plc.
888/124 Ploenchit Rd., Mahatun Plaza Bldg. 12.Fl.
Pathumwan, Bangkok 10330

This is to certify that the holder of this voucher will be grant as following requirement. Please provide service
on room with breakfast only and kindly charge to Web Sawadee Plc.

Name.....: ANTONIO MANUEL FONTES CAMBETA
Address..:
Address..: BANGKOK
Country..: Thailand
Persons..: 2 plus 2 children
Check-in.: 09 April, 2010
Check-out: 11 April, 2010
Number and category of rooms:
1 x THB 3750 / Paradise 2 bedroom

FAX: 02-7186565
========== EXCHANGE VOUCHER 0033004.2506 issued 30.03.10 ===
Confirmation Code: FKOXXL
Issued eletroniclly. Valid without signature.


Volvido cerca de duas horas recebo um e-mail da firma Sawadde a dizer o seguinte:
DEAR ANTONIO MANUEL FONTES CAMBETA,

Refer to reservation no. 0033004.2506 request at Muaklek Paradise Resort.

We have some problem to inform you that the hotel just called inform us that the Paradise 2 bedroom was sold out. However, the hotel offer to Free Upgrade to Deluxe 2 bedroom without any surcharge.

Please kindly acknowledged by returning, as well.

Look forward to hearing from you soonest.

Best regards,
Aor's Reservation.
Web Sawadee PLC.,


========== YOUR ORIGINAL REQUEST ==========
Number of persons : 2 plus 2 children
Arriving date............: 09 April, 2010
Departure date.........: 11 April, 2010
Flight details............:
Number and category of rooms:
1 x THB 3750 / Paradise 2 bedroom <>
- Free upgrade to Deluxe 2 bedroom

Name........: ANTONIO MANUEL FONTES CAMBETA
Address....:
Address....: BANGKOK
Country.....: Thailand
Telephone.:
Faxnumber: TH
Email....: toicambeta@hotmail.com
====================================




Estive vendo as acomodações Deluxe e as achei bem interessantes e como tal, entrei em contacto com a firma e com o hotel, ficando assente que aceitava a mudança, já que nada terei que pagar pela diferente, visto os quartos Deluxe serem mais caros.
Veremos depois, quando chegar-mos ao hotel se não nos acontece o mesmo que nos aconteceu no Ambassador City em Jontien, Pattaya, em que tinha reservado dois quatros Deluxe, e pago por isso, e quando fomos fazer o chek-in,no envelope que nos deram dizia Up grade, visto não terem disponívies quartos Deluxe, e nos quiseram impingir uma mini suite, a qual recusei, após muita conserva com o gerente do hotel e ter telefonado para a firma AGODA, esta informou se nos ficarmos num quarto cujo preço seja inferior que nos devolveriam a diferença do dinheiro .
Defacto assim foi, e sobre este insólito caso, postei na altura um artigo neste blog, a diferença do dinheiro essa só a recebi volvido que foram 20 dias.
==================================
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Tinha acabado de redigir este artigo quando foi recebedor de um novo e-mail que diz:
Dear ANTONIO MANUEL FONTES CAMBETA,

REVISED: Free upgrade to Deluxe 2 bedroom near swimming pool

This is the eVoucher for your reference.
Please present your passport upon check-in.
In case of any problems, please contact Reservations, +66 (0)-2674-5555 or 081-SAWADEE


========== EXCHANGE VOUCHER 0033004.2506 issued 30.03.10 ===
Issued to: ANTONIO MANUEL FONTES CAMBETA
For Hotel: Muaklek Paradise Resort
42/2 Moo 2, T. Muaklek,
Saraburi 18180
Tel. 036-330193-5
Issued by: Web Sawadee Plc.
888/124 Ploenchit Rd., Mahatun Plaza Bldg. 12.Fl.
Pathumwan, Bangkok 10330

This is to certify that the holder of this voucher will be grant as following requirement. Please provide service
on room with breakfast only and kindly charge to Web Sawadee Plc.

Name.....: ANTONIO MANUEL FONTES CAMBETA
Address..:
Address..: BANGKOK
Country..: Thailand
Persons..: 2 plus 2 children
Check-in.: 09 April, 2010
Check-out: 11 April, 2010
Number and category of rooms:
1 x THB 3750 / Paradise 2 bedroom <>
REVISED: Free upgrade to Deluxe 2 bedroom near swimming pool
========== EXCHANGE VOUCHER 0033004.2506 issued 30.03.10 ===
Confirmation Code: FKOXXL
Issued eletroniclly. Valid without signature.
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Veremos se isto por aqui.

PROSTITUIÇÃO FORÇADA EM SINGAPURA


Catching a ruthless mangda — the pimp who promised the world

The rise and fall of a procurer who promised Thai women the world

Published: 28/03/2010 at 12:00 AM
Newspaper section:
News BANGKOK POST

He's deceitful, a liar and a schemer who is highly secretive, but he boasts an annual income of millions of baht. Although he is Malaysian-Chinese, he is a persuasive talker, fluent in Thai, well dressed, small in stature with women finding him simply handsome.
CRUEL CUSTOMER: One of the Thai women, top left, recruited to work in Singaporean forest brothels by Lee Swee Teck, right. The women lived in an apartment in Woodlands, bottom left.
Aged only 31, he lures poor Thai women to Singapore with the promise of wealth by selling their bodies. He is the head pimp, or mangda in Thai, of the infamous jungle prostitutes of Woodlands, an outer suburb of the city-state where a large number of imported foreign labourers work mostly in factories.
For more than five years, he has "filled a need", as he puts it, by providing poorly paid Indian, Bengali, Thai, Malaysian and Chinese men with sex that they can afford.
Related story: The bribe-taking, sex-hungry policemen
Before leaving Thailand for Singapore the girls know what type of work they will be doing and that it is illegal for them to work there. They fully believe him and his promises that they can earn more than 80,000 baht a month, and most put their families into debt of up to 20,000 baht for air fares and cash to show on arrival.

But he is scant on the details and the girls don't get a chance to ask. A conversation with him takes the form of: He talks, you listen.
The only thing that turns out to be true is a free bed for a short amount of time. He never tells them that the price they pay for his services is servicing the first 160 customers for free, before they earn even one Singapore dollar for themselves. And few know they will be servicing multiple customers every night on a filthy mattress in the open air with only a thin blue tarpaulin wrapped around four posts for privacy.
See also:
Candy's special customers: the bribe-taking, sex hungry policemen
Meet "Candy", the hyper-active mafia don from the workers' enclave of Woodlands. The Bangkok Post learned of Candy's operations following a six-month investigation, which involved interviewing many of the women who worked in the forest brothels, and social meetings with the self-styled pimp, who was unaware he was being tracked.
Information gained from the investigation was passed on to Singaporean authorities, who made several arrests earlier this month when Candy returned to the island state.
He is married with four lovely young daughters who live in Johor, the southernmost state of Malaysia. Candy officially has a work permit for Singapore and he does work during the day as a "sub-con" as he calls it _ a sub-contractor plastering and erecting walls. But as the city grows dark and the lights flicker on, Candy morphs himself into the hard-nosed boss of three quickly erected "tents" in a dark parkland which provide Thai girls to the international workers at an affordable S$20 (about 460 baht) for 10 minutes.
Candy provides accommodation for the girls at his friend's three-bedroom apartment. The women sleep on bunk-beds crammed into two of the bedrooms and he sleeps there with them.
There is no shortage of customers, and he laughs about the records his girls have set. A half-Thai, half-Indian woman has the record for the quickest 160 customers, or as he calls them, "dem". She took only 17 days to get her "dem" tally.
After that, the girls can earn their own money, but he deducts some cash for the condoms, KY jelly and S$10 per night for the bed. At any one time he has between 10 and 20 women in work, who arrive on a 30-day holiday visa and then return to Thailand. Nearly all of them score their 160 "dem" in the first month, providing Candy with an income of S$3,200 per person per month. With only 10 girls in work, his income blossoms to S$32,000 a month, or a cool 700,000 baht.
It is alleged that Candy was once a part-time drug dealer before coming up with his idea of the "tents". He enlisted the help of a Thai woman he met who was down on her luck and she soon fell in love with him. For some reason they all do.
Garn was from Chaiyaphum and each month when she returned there, she would recruit women to go to Singapore for work. Candy, who openly boasts he has bought three houses with his ill-gotten gains, all in his mother's name, soon had a thriving business and word went around Soi Nana and elsewhere that Garn was always looking for women to go and work in Singapore.

Some women chose to overstay their visas to continue to work, while others returned time and again and did earn what they considered better money than working in the bars and karaokes of Thailand.
In July 2008, Candy was unhappy. His beds were full of women who had already scored 160 "dem", so his income was limited to the S$10 a night he was charging for a bed. Candy befriended the police and arranged for a raid on his tents.

This cleared his problem and it also started a relationship with the Singapore police, which had been causing him occasional grief. Girls who have worked for him claim that he pays a monthly bribe to the police so that he is forewarned of any raids. They even say they have seen the money change hands.

Late last year May, a 19-year-old from Khon Kaen, arrived with some others to work. Most of Candy's girls are aged in their late 20s to mid-40s and May took his eye. At the time Garn was in Thailand. When May discovered that she was required to attend to the needs of possibly 20 customers a day, she baulked at this. She had been told in Thailand that it was one customer per night _ something she thought she could handle.
Candy then offered her an alternative. As he had four daughters and no son, she could become a mia noi, or mistress, and give him an heir. He promised her a sin sot (bride price) she could never have dreamed of and a monthly salary of S$1,000.
May was in a Catch-22 situation. If she returned home penniless she would not be able to repay the 15,000 baht she borrowed to go to Singapore. She certainly didn't want to have sex with 20 men a day, so option three seemed the best alternative. After all, everybody loved Candy and he was rich and famous.
Garn soon found out and was furious and began plotting Candy's demise. It was only then that she realised that nobody knew Candy's real name and without it, there was no stopping him.

On her second trip to Singapore, May became pregnant, and this was confirmed by a hospital in Thailand on her return. But Garn had stopped sending girls to Candy and his business was dropping off.
Candy decided to come to Thailand and do the recruiting himself. May and some former workers were ordered to find possibilities. His flight was booked.
Unbeknown to Candy, the Bangkok Post had been investigating him. The girls who had worked for him had no recourse for their complaints, but the media sometimes has a sympathetic ear. After all, they knew they were doing something illegal, but they did not know Candy would take advantage of them so much. He always looked and sounded like such a nice guy.
On the Air Asia flight from Singapore, Candy finally let his guard down. He went to the toilet, but there in the pocket was his boarding pass which was passed on to the Bangkok Post. It read: Flight FD3506, Seat number 25D. Passenger name: Lee Swee Teck.

We had him.
Candy was easily befriended during his quick recruiting trip to Bangkok, where he mainly operated in and around Soi Nana. He was hyper-active, consistently talking on the phone or talking with possible employees. One prospect who was introduced to Candy said he phoned her four times the next day, trying to convince her to go to Singapore.
On his return to Singapore the Bangkok Post alerted the relevant Singaporean authorities and gave them all the information we had, including names and the address where the girls were being housed.

On March 13 Mr Lee, alias Candy, was arrested. During the arrest Candy, along with his two best friends, Ah Meng and Ah Pooee, fought with police officers and all three were arrested. A raid was conducted on the apartment where the girls were living. Some were detained and remain in Singapore as prosecution witnesses.
Lee Swee Teck has been charged with a variety of offences and is to appear in court tomorrow. on Monday, March 29.
Last week Garn was denied entry to Singapore. She was informed the ban is for life.

Pregnant, May was not detained in the raid but was penniless as Candy controlled her finances and her life. The apartment's owner demanded she leave as he feared the police would return.
May phoned friends in Thailand, saying Candy faces at least five years in jail, that she had no money, feared returning to face her family and that she was considering suicide. At the time of going to press, her Singapore phone no longer connects and her whereabouts are unknown.

domingo, março 28

DOMINGO DE RAMOS

O Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os(discípulos). Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.

História
A procissão do Domingo de Ramos surgiu depois que um grupo de cristãos da Etéria fez uma peregrinação a Jerusalém e, ao retornar, procedeu na sua região da mesma forma que havia feito nos lugares santos, lembrando os momentos da Semana Santa. O costume passou a ser utilizado gradualmente por outras igrejas e, ao final da Idade Média, foi incorporado aos ritos da Semana Santa....

O Rito
A celebração do Domingo de Ramos começa em uma capela ou igreja afastada de onde será rezada a Missa. Os ramos que os fiéis levam consigo são abençoados pelo sacerdote. Então, este proclama o Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém, e inicia-se a procissão com algumas orações próprias da festa, rumo à igreja principal ou matriz.

Em algumas cidades históricas como: Ouro Preto, Pirenópolis, Resende Costa e São João Del Rei, esta procissão é acompanhada de Banda de Música.

Durante a procissão, os fiéis entoam a antífona:

"Hosana ao Filho de Davi!
Hosana ao Filho de Davi!
Bendito o que vem em nome do Senhor!
Rei de Israel, Hosana nas alturas!"


Ao chegar onde será celebrada a missa solene, a festa muda de caráter, passando a celebrar a Paixão de Cristo. É narrado o Evangelho da Paixão, e segue a Liturgia Eucarística como de costume.

O sentido da festa do Domingo de Ramos tratar tanto da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, e depois recordar sua Paixão, é que essas duas datas estão intrinsicamente unidas. A Igreja recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como Rei pela multidão no Domingo, é cruficidado sob o pedido da mesma multidão na Sexta. Assim, o Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa, e também sua solene abertura.
Fonte - Enciclopédia livre




No ano de 2007 foi assim celebrado o Domingo de Ramos,como se pode ver no vídeo abaixo inserido, este ano, e devido aos distúrbios em Jerusalém que já vitimou várias pessoas, não sei se será celebrada esta quadra.




Paz no Mundo a todos as pessoas de Fé.

quarta-feira, março 24

DIA MUNDIA DA TUBERCULOSE

DIA 24 DE MARÇO É O DIA MUNDIAL DA TUBERCULOSE
A tuberculose - chamada antigamente de "peste cinzenta", e conhecida também em português como tísica pulmonar ou "doença do peito" - é uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a Humanidade nos dias actuais. É causada pelo Mycobacterium tuberculosis. Estima-se que a bactéria causadora tenha evoluído há 15.000 ou 20.000 anos, a partir de outras bactérias do género Mycobacterium.

A tuberculose é considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está directamente associada à forma como se organizam os processos de produção e de reprodução social, assim como à implementação de políticas de controle da doença. Os processos de produção e reprodução estão diretamente relacionados ao modo de viver e trabalhar do indivíduo.


História
Por conta de seus variados sintomas, a tuberculose não era identificada como uma única doença até à segunda década do século XIX, e não era chamada de tuberculose até ser batizada em 1839 por J.L. Schoenlein. Algumas formas da doença provavelmente eram conhecidas deste a Grécia antiga, senão antes, considerando-se que a doença se originou a partir do primeiro gado domesticado (no qual também originou a varíola humana). e antigamente não existia vacina.

O bacilo causador da doença, Mycobacterium tuberculosis foi descrito em 24 de março de 1882 por Robert Koch. Ele recebeu em 1905 o Prémio Nobel de medicina por sua descoberta. Koch não acreditava que as tuberculoses bovina e humana fossem similares, o que impediu o reconhecimento do leite infectado como fonte da doença. Mais tarde, esta fonte foi eliminada graças à pasteurização. Koch apresentou um extrato de glicerina com o bacilo da tuberculose como um "remédio" para a doença em 1890, chamando-o de tuberculina. Ele não teve eficácia, porém, foi mais tarde adaptado por von Pirquet para um teste para tuberculose pré-sintomática.
Tuberculose no mundo
Todos os anos 60 milhões de pessoas são infectadas com tuberculose. Embora actualmente esta doença seja tratável, ainda mata anualmente 2.5 milhões de pessoas.
Sem um controle muito mais eficaz, cerca de 1.5 bilhão de pessoas serão infectadas e 3.5 milhões morrerão de tuberculose até 2020.
Além dos seus custos humanos a doença tem uma pesada incidência económica: por exemplo, a elevada frequência da malária pode baixar o crescimento económico em 6% ou mais por ano. Relatório do Desenvolvimento Humano, 2032
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O primeiro sucesso genuíno de vacinação contra a tuberculose foi desenvolvido a partir de linhagens atenuadas da tuberculose bovina, e criado por Albert Calmette e Camille Guerin em 1906. Era a vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guerin). Ela foi usada pela primeira vez em humanos em 18 de julho de 1921 na França, apesar de arrogâncias nacionais terem impedido a disseminação de seu uso, seja nos EUA, Reino Unido ou Alemanha até o final da Segunda Guerra Mundial.

A tuberculose causou enorme preocupação pública no século XIX e no início do século XX, como a doença endêmica entre as classes pobres das cidades. Na Inglaterra de 1815, uma entre quatro mortes eram devido à tísica pulmonar; por volta de 1918, uma dentre seis mortes na França ainda era causada pela Tuberculose. Depois de ter ficado claro, por volta de 1880, que a doença era contagiosa, a tuberculose se tornou uma doença de notificação obrigatória na Grã-Bretanha; foram feitas campanhas para que não se escarrasse em locais públicos, e as pessoas com a infecção eram "encorajadas" a irem para sanatórios que chegavam a lembrar prisões. Apesar dos "benefícios" do ar fresco e do trabalho apregoados nos sanatórios, 75% dos que neles entravam morriam num prazo de 5 anos (dados de 1908).

A preocupação com a disseminação foi tanta em alguns países, como os EUA, que chegou a surgir um movimento contrário a que se escarrasse em público, exceto em locais com escarradeiras.

Na Europa, as mortes por Tuberculose caíram de 500 por 100 000 pessoas em 1850 para 50 em 100 000 por volta de 1950. Melhorias na saúde pública já vinham reduzindo a incidência de tuberculose mesmo antes do surgimento dos antibióticos, apesar de a importância da doença ainda ser grande quando o chamado Medical Research Council da Grã-Bretanha lançou seus primeiros projetos para a doença em 1913.

Somente após 1946, com o desenvolvimento do antibiótico estreptomicina é que o tratamento, e não apenas a prevenção, se tornaram possíveis. Antes disso, somente a intervenção cirúrgica era possível como tratamento (além dos sanatórios), incluindo a técnica do pneumotórax: provocar o colapso de um pulmão infectado para deixá-lo "descansar" e permitir a cicatrização das lesões, técnica muito habitual mas pouco benéfica, e que foi posta de lado após 1946.

Esperanças de que a doença pudesse ser completamente eliminada foram frustradas desde o surgimento de cepas de bacilos resistentes aos antibióticos nos anos 80. Por exemplo, os casos de Tuberculose no Reino Unido, por volta de 50 000 em 1955, caíram para cerca de 5 500 em 1987, mas em 2001 havia mais de 7 000 casos confirmados. Por conta da eliminação de instalações de tratamento públicas em Nova Iorque nos anos 70, houve uma resurgência da doença nos anos 80. O número daqueles que interrompem seu tratamento é muito alto. Nova Iorque teve que lidar com mais de 20 000 pacientes "desnecessários" com muitas cepas resistentes a muitas das drogas normalmente usadas. O ressurgimento da tuberculose resultou na declaração de uma emergência médica global pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1993.

Em 2003, pesquisadores criaram acidentalmente, em laboratório, uma cepa mais letal e de reprodução mais rápida de bactérias da tuberculose.


Sintomas mais comuns

Tosse (por mais de 15 dias)
Febre (mais comumente ao entardecer)
Suores noturnos
Falta de apetite
Emagrecimento
Cansaço fácil
Dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves.

Em diversos países houve a idéia de que por volta de 2010 a doença estaria praticamente controlada e inexistente. No entanto, o advento do HIV e da AIDS mudaram drasticamente esta perspectiva. No ano de 1993, em decorrência do número de casos da doença, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou estado de emergência global e propôs o DOTS (Tratamento Diretamente Supervisionado) como estratégia para o controle da doença.

Fonte - Encilopedia livre

terça-feira, março 23

DIA MUNDIA DA METEREOLOGIA

A data de 23 de Março foi escolhida como o Dia Mundial do Meteorologista por ser a data de fundação da Organização Mundial de Meteorologia (WMO) da ONU, em 23 de março de 1950
A Organização Mundial de Meteorologia (OMM) é sucessora da Organização Meteorológica Internacional, criada em 1873, com o intuito de unificar o sistema então muito mesclado de pesquisas meteorológicas mundial.
É o Organismo Internacional autorizado pelas Nações Unidas com ação no que diz respeito ao comportamento da atmosfera da Terra, sua interação com os oceanos e clima resultante, e respectiva distribuição de recursos hídricos. Sua sede está localizada em Genebra na Suíça.
Foi criada em 1950, por resolução da Assembléia Geral e em 1951, um ano após, converte-se em organismo responsável das Nações Unidas para a meteorologia no que diz respeito ao tempo, ao clima e ciências afins e correlatas.

Em outras palavras é responsável pelo equacionamento do tempo e clima em todo mundo, atualmente conta com 189 membros.
Posteriormente seu mandato foi ampliado para incluir a hidrologia operativa (estudo do comportamento pluvimétrico ou chuvas em várias regiões do mundo).
Entre sua diversas finalidades podem-se citar:
Coordenar as atividades dos membros participantes a fim de gerar trocas de informações sobre o tempo, água e clima sob a égide de normas internacionais;
Realizar investigações a nível nacional, internacional e mundial, quando solicitado por um país membro ou quando ocorre um evento meteorológico de monta local, regional ou mundial, causada por intempéries como furacões, ciclones, trombas d'água, chuvas torrenciais e outros eventos atmosféricos;
Fornecer a profissionais um nível de formação reconhecido internacionalmente a partir de fundos que banquem estudos de profissionais de ação relevante na área;
Facilitar o desenvolvimento de serviços que melhorem o bem-estar e a segurança da coletividade, das nações e do próprio planeta.
Na verdade é um mecanismo internacional que prevê que todas as nações-membros devem colaborar mutuamente de forma efetiva, fornecendo dados e material necessários para prever ou, se possível, antecipar algum evento ou cataclisma meteorológico, com apoio de satélites geo-estacionários inclusive.



PREVISÕES DO TEMPO EM MACAU



Dia 23 de Março de 2010, terça-feira
Céu muito nublado com abertas.
Vento fraco a bonancoso predominando de Sueste.
Neblina durante a manhã.
Temperatura máxima cerca de 26 °C.
A humidade relativa varia entre 70% a 98%.
Visibilidade fraca a moderada.
Mar encrespado.

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Dia 24 de Março de 2010, quarta-feira
Tempo húmido.
Céu muito nublado intervalado de abertas.
Vento fraco a moderado do quadrante Sul, tornando-se fraco de direcção variável para o fim do dia.
Neblina ou nevoeiro.
Períodos dispersos de chuva para o fim do dia.
Mar encrespado a de pequena vaga.
Temperatura mínima cerca de 21 °C e a máxima cerca de 26 °C.
A humidade relativa varia entre 80% a 99%.

Actualizado no dia 23 de Março de 2010 09:15 hora local, Serviços de Meterologia e Geofisico de macau..










segunda-feira, março 22

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22 DE MARÇO

A água é uma substância química onipresente que é composta de hidrogênio e oxigênio e é essencial para todas as formas conhecidas de vida.

No uso típico, a água se refere apenas à sua forma ou estado líquido, mas a substância também possui um estado sólido, o gelo, e um estado "gasoso", mais corretamente denominado de vapor de água ou vapor. A água cobre 71% da superfície da Terra. Na Terra, ela é encontrada principalmente nos oceanos e em outros corpos d'água grandes, 1,6% em aqüíferos e 0,001% na atmosfera como vapor, nuvens (formada de partículas de água sólidas e líquidas suspensas no ar) e precipitação. Os oceanos detêm 97% da água superficial, geleiras e calotas polares detêm 2,4%, e outros, como rios, lagos e lagoas detêm 0,6% da água do planeta. Uma pequena quantidade da água da Terra está contida dentro de organismos biológicos e de produtos manufaturados.
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Impacto na vida

A hidrosfera, o conjunto de locais onde a água fica na Terra, permite a existência de vida e influi no equilíbrio do ecossistema.Todas as formas conhecidas de vida precisam de água. Os humanos consomem "água de beber" (água potável, ou seja, água compatível com as características de nosso corpo).

No corpo humano a água é o principal constituinte (entre 70% a 75%) e sua quantidade depende de vários fatores estabelecidos durante a vida do indivíduo, entre eles a idade, o sexo, a massa muscular, o aumento ou perda de peso, o tecido adiposo, e até mesmo a gravidez ou lactação.

É componente essencial para o bom funcionamento geral do organismo, ajudando em algumas funções vitais, tais como o controle de temperatura do corpo, por exemplo.

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Impacto na sociedade humana

Religião e filosofia
A água é considerada como purificadora na maioria das religiões, incluindo o Hinduísmo, Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Xintoísmo e Wicca. O exemplo do batismo nas igrejas cristãs é praticado com água, simbolizando o nascimento de um novo ser, purificado com remissão dos pecados. Verifica-se que, nas mitologias politeístas, os deuses vinculados à água - Vishnu, Enki e Poseidon (Netuno), para citar alguns exemplos -, em regra, possuem mais seguidores, gozam de maior prestígio ou ocupam graduação mais elevada em relação às demais divindades representantes de outros fenômenos naturais.


A ablução hindu, tal como praticada no estado de Tamil Nadu.Seguindo um princípio semelhante, em outras religiões, incluindo o Judaísmo e o Islamismo, é ministrado aos mortos um banho de água purificada, simbolizando a passagem para a nova vida espiritual eterna. Ainda no Islão, os fiéis apenas podem praticar as cinco orações diárias após a lavagem do corpo com água limpa, no ritual de ablução denominado "wudu". No Xintoísmo e na Wicca, a água é usada em quase todos os rituais de limpeza dos praticantes. Na Nova Versão Internacional da Bíblia, o termo "água" é mencionado 442 vezes.

Na mitologia Celta, Sulis é a deusa das nascentes termais. No Hinduísmo, o rio Ganges é personificado como uma deusa, enquanto que Sarasvati é referida como a deusa dos Vedas. A água é também um dos "tatvas" (5 elementos básicos da natureza hindús, onde se incluem o fogo, a terra, o akasha e o ar). Em outras tradições, deuses e deusas são mencionados como patronos locais de nascentes, rios ou lagos, como no exemplo da mitologia grega e romana, onde Peneus era o deus do rio. Na religião Wicca a água é tida como um dos símbolos da Grande-Deusa, assim como o cálice e o caldeirão.

O antigo filósofo grego Empédocles, defendia que a água era um dos quatro elementos da natureza básicos, em conjunto com o fogo, terra e ar, sendo respeitada como a substância básica do Universo, denominada ylem.

Nas antigas tradições chinesas, a água era um dos cinco elementos, em conjunto com a terra, o fogo, a madeira e o metal.

Nas religiões neopagãs, como é o caso da Wicca, também existe a crença na existência de cinco elementos constituintes do Universo, sendo eles: o fogo, o ar, a água e a terra e o akasha(a manifestação da energia divina).

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.

Nesse período vários Estados foram convidados, como fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21.

A cada ano, uma agência diferente das Nações Unidas produz um kit para imprensa sobre o DMA que é distribuído nas redes de agências contatadas. Este kit tem como objetivos, além de focar a atenção nas necessidades, entre outras, de:

Tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável;
Aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável;
Aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não-governamentais e setor privado;
Participação e cooperação na organização nas celebrações do DMA.
Os temas dos DMA anteriores foram:

2009: Água e saúde
2008: Saneamento
2007: Lidando com a escassez de água
2006: Água e cultura
2005: Água para a vida
2004: Água e desastres
2003: Água para o futuro
2002: Água para o desenvolvimento
2001: Água e saúde
2000: Água para o século XXI
1999: Todos vivem rio abaixo
1998: Água subterrânea: o recurso invisível
1997: Águas do Mundo: há suficiente?
1996: Água para cidades sedentas
1995: Mulheres, playboy, sexo e Água
1994: Cuidar de nossos recursos hídricos é função de cada um.
A partir de 2001 ficou restrito a cada país a adoção da Agenda 21